Quantcast

Vale a pena contratar um assessor de imprensa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sim, vale a pena! Esse profissional pode ajudar você a posicionar a sua marca no mercado, identificar oportunidades de divulgação gratuita (mídia espontânea), gerenciar e até conter eventuais crises.

Se você acompanha o noticiário, provavelmente, já deve ter visto algumas companhias passarem por mal bocados. Embora grande parte das crises sejam passageiras, elas podem abalar a confiança do consumidor e prejudicar os lucros.

Nesse sentido, ter alguém ao seu lado que pensa estrategicamente na comunicação faz toda a diferença. Saiba mais neste artigo por que vale a pena contratar um assessor de imprensa!

Entender a imprensa

Entender a imprensa é imprescindível para quem quer se destacar na mídia, garantir a notoriedade do mercado e a atenção do público. Nesse sentido, é importante contratar um profissional, capaz de identificar as oportunidades e servir de ponte com os meios de comunicação.

No caso de uma entrevista, por exemplo, se você ou outro representante da empresa não estiver preparado, não tem problema. A assessoria pode fazer o media training para que o encontro com a mídia seja satisfatório.

Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Escudo necessário

    Quando os jornalistas precisam de uma informação sobre determinada empresa, eles têm que entrar em contato com ela, principalmente, se isso envolver uma crise institucional.
    As companhias que contam com assessoria não, necessariamente, devem responder de imediato a um chamado desses. Na verdade, o mais estratégico nessa situação é fazer uma reunião com o(s) comunicador(es) responsáveis pela imagem da empresa, para decidir qual é o melhor posicionamento.

    Sabe aquela frase clássica “eu só falo na presença do meu advogado”? Podemos dizer que ela também se aplica à atuação dos assessores. Esses profissionais são como escudos em casos de crise de reputação — e podem fazer a diferença para reverter esse caso.

    Conhecimento de público

    Qual é o seu público-alvo? Para quem você está direcionando a sua imagem e os seus produtos ou serviços? Muitas vezes, a intenção está deslocada dos resultados. Ou seja, a sua empresa pode imaginar que está passando uma mensagem, quando na realidade outra bem diferente está sendo transmitida.

    O assessor de imprensa pode ajudar você a definir esses objetivos. Isso faz parte do plano de comunicação, primeiro passo capaz de traçar as estratégias.

    Ao combinar a intenção com a prática, os resultados podem ser ainda melhores do que você imagina. Afinal, quem não gostaria de ganhar destaque na mídia e reconhecimento do público?

    Mídia espontânea

    As empresas que aparecem em reportagens jornalísticas não precisam pagar por isso. O trabalho de inserção da marca é feita pelos assessores. Para isso, eles desenvolvem pautas de interesse público e fazem o follow up com os jornalistas.

    Para quem não sabe, o follow up consiste em persuadir os jornalistas a levar o release ou pauta adiante. Os jornais podem publicar o texto da assessoria na íntegra ou aproveitar a ideia para fazer uma entrevista.

    A mídia espontânea, isto é, essa inserção gratuita, consiste em uma das grandes vantagens do trabalho das assessorias. É, inclusive, o maior motivo pelo qual as empresas contratam esse tipo de serviço.

    Uma alternativa à mídia espontânea seria a publicidade em si. Além de ser paga, a propaganda pode ser facilmente identificada pelo público, que confia mais nas informações jornalísticas.

    Gerar conteúdo

    Outra função que muitos assessores assumem é a de produzir conteúdo para o site do cliente. Manter um blog com assuntos relevantes sobre o setor ajuda a aproximar o público da marca.

    Nesse espaço, você e a sua assessoria também podem combinar de postar fotos dos eventos que a empresa participar e criar conteúdos para tirar as dúvidas. Matérias bem estruturadas podem até ajudar usuários a encontrar o seu site na internet — e melhorar as vendas no médio prazo.

    Quer saber mais motivos para você contratar já uma assessoria?

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.