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A divulgação efetiva de uma franquia é essencial para atrair clientes, aumentar a visibilidade da marca e impulsionar o sucesso do negócio.
Com a expansão da internet e dos canais digitais, as estratégias de marketing e assessoria de imprensa desempenham um papel crucial na promoção e na consolidação de uma marca no mercado.
Mas diante de tantas possibilidades, é normal que você, empresário, fique em dúvida sobre qual caminho seguir, não é mesmo?
Para te ajudar a definir as melhores estratégias para divulgar a sua franquia, selecionei algumas das ações mais efetivas e que geram resultados para os clientes da MGA Assessoria.
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Crescimento das franquias de médio porte no Brasil
Mas antes de apresentar as estratégias mais eficazes para o seu negócio, é importante falarmos um pouco sobre a expansão deste modelo de negócio no Brasil.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias apresentou um crescimento consistente nos últimos anos, impulsionado, especialmente, pelo aumento do empreendedorismo e pela busca por modelos de negócios já estabelecidos.
De acordo com o relatório da ABF, o mercado de franquias brasileiro superou os R$211 bi e cresceu 14,3% em 2022. Além disso, esse mesmo levantamento aponta que a quantidade de unidades cresceu em 7,8%, o que totaliza cerca de 184 mil operações.
Em 2022, os segmentos de hotelaria, turismo, alimentação, saúde, beleza e bem-estar ganharam destaque, apresentando crescimento significativo. A expectativa é que em 2023, o crescimento fique entre 9,5% a 12%.
Melhores estratégias para divulgar sua franquia
Ao longo da minha atuação em assessoria de imprensa e também em marketing, acredito que há algumas estratégias que jamais podem ficar de fora de um plano de ação para divulgar uma franquia.
Desenvolva uma forte identidade de marca
Ao iniciar qualquer campanha de divulgação de uma franquia, a estratégia número 1 é desenvolver uma identidade de marca sólida.
Nesse sentido, o ideal é criar um logotipo atraente, um slogan impactante e memorável, além de oferecer uma proposta de valor clara para o mercado e também para o seu público.
Esse cuidado é importante, pois uma identidade de marca consistente ajudará a criar uma imagem impactante e atraente para sua franquia, tanto em canais online quanto no offline.
Crie um website otimizado
Não tem para onde fugir: sua franquia precisa marcar presença no online, principalmente, com a criação de um site. Porém, mais que isso: ele precisa ser otimizado para que possa ter um bom desempenho de ranqueamento nos mecanismos de busca.
Isso significa que não basta criar um site, é preciso desenvolver estratégias de SEO para que os mecanismos de busca, como Google, por exemplo, possa encontrá-lo e apresentá-lo ao usuário quando ele fizer pesquisas online relacionadas ao seu produto.
Por isso, é importante contratar profissionais que utilizem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para estruturar o seu site.
Utilize as redes sociais
Claro que o uso das redes sociais é essencial para divulgar a sua franquia; afinal, esse canal tornou-se uma verdadeira vitrine para a comercialização de produtos e serviços, divulgação da sua marca e também para o relacionamento com os clientes.
Nesse sentido, você precisa identificar as plataformas relevantes para o seu público-alvo, compartilhar conteúdo interessante, envolvente e relevante para sua audiência.
Não deixe também de interagir com os seguidores, responder a comentários e mensagens. Promova eventos ou promoções especiais para potencializar a divulgação da sua franquia.
Vale lembrar que as redes sociais permitem que você alcance um público amplo e crie uma comunidade em torno da sua marca.
Participe de eventos locais
Além da divulgação online, não subestime o poder dos eventos locais para promover sua franquia. Por isso, sempre que possível, participe de feiras, exposições, conferências e outros eventos relevantes para o seu setor.
Nesses locais, converse diretamente com os participantes, compartilhe sua experiência e crie conexões valiosas. Isso porque, esses eventos oferecem a oportunidade de interagir com o público local e gerar reconhecimento para a sua marca.
Faça parcerias estratégicas
Identifique outras empresas ou organizações que possam complementar sua franquia e estabeleça parcerias estratégicas.
Isso pode envolver desde ações conjuntas de marketing até programas de indicação mútua. Ao se associar a empresas respeitáveis e com valores semelhantes, você pode expandir sua rede de clientes e alcançar um público mais amplo.
Tenha assessoria de imprensa
O universo digital é essencial para a divulgar a sua franquia, mas contar com uma assessoria de imprensa abre portas para que sua marca chegue também na mídia, um canal que dissemina rapidamente a sua empresa.
Isso porque, ela é uma verdadeira parceira na divulgação como, por exemplo, no fluxo de informações do franqueado e franqueador.
Mas para você entender como a assessoria de imprensa pode auxiliar na divulgação da sua franquia, elenquei nos tópicos seguintes tudo que ela pode trazer de benefício.
Importância da assessoria de imprensa da divulgação da franquia
Uma assessoria de imprensa atuante é capaz de aumentar a visibilidade da franquia, promovendo a marca junto ao público-alvo.
Ao utilizar estratégias de comunicação bem planejadas, como o envio de comunicados de imprensa, a realização de eventos para a imprensa e a identificação de oportunidades de cobertura midiática, a assessoria de imprensa possibilita que a sua franquia seja mencionada em veículos de comunicação relevantes, criando reconhecimento e fortalecendo a presença da marca.
Outra vantagem da assessoria de imprensa é que, ao divulgar a sua marca na mídia, as pessoas tendem a confiar em notícias e informações veiculadas pela imprensa, o que pode influenciar positivamente a percepção da marca, construindo uma imagem positiva da sua empresa.
Ao aparecer em veículos de comunicação, a mensagem da franquia é exposta para um público que pode não ter conhecimento prévio sobre ela, aumentando, assim, as chances de atrair novos clientes, expandir a base de consumidores e fortalecer a presença da marca em diferentes regiões.
Por fim, a assessoria de imprensa também acompanha a cobertura midiática relacionada à franquia, monitorando as menções na imprensa, acompanhando o feedback do público e realizando análises de resultados.
Com isso, é possível fazer ajustes nas estratégias de comunicação, identificando oportunidades de melhoria e mensurando o impacto das ações de divulgação.
Ações de divulgação da franquia
A assessoria de imprensa utiliza vários instrumentos para ampliar a divulgação da sua franquia como, por exemplo, relacionamentos sólidos com jornalistas, editores e influenciadores relevantes no setor.
Esses contatos ajudam a franquia a obter cobertura editorial em veículos de comunicação, como jornais, revistas, programas de TV, sites especializados, rádio, etc, o que aumenta a visibilidade da franquia e gera confiança na marca.
A assessoria de imprensa também desenvolve uma comunicação estratégica de divulgar, criando mensagens e histórias que destacam os diferenciais da franquia por meio de comunicados de imprensa convincentes, notas editoriais, artigos de opinião e outros materiais que são distribuídos para a imprensa.
Ao moldar a narrativa em torno da franquia, a assessoria de imprensa ajuda a transmitir a proposta de valor única da marca para o público.
Em caso de crises ou situações delicadas, a assessoria de imprensa desempenha um papel importante na gestão da imagem da franquia ao desenvolver estratégias de comunicação adequadas para lidar com problemas e minimizar qualquer impacto negativo na reputação da marca.
Cases de sucesso de franquias
Hoje, a assessoria de imprensa é tão importante como os canais digitais na divulgação de franquias. Não é à toa que marcas de diferentes portes e segmentos não abrem mão desse serviço.
A rede de fast-food McDonald é um exemplo de franquia que conta com o auxílio de assessoria de imprensa para a divulgação dos seus produtos.
Nesse sentido, sua equipe está sempre a postos para fornecer informações sobre novos produtos, promoções e iniciativas de responsabilidade social, mantendo-se como uma marca relevante na mídia.
A Cacau Show também não abre mão desse serviço para aumentar sua visibilidade. Nesse sentido, a sua assessoria de imprensa promove suas campanhas sazonais, como a Páscoa e o Natal, por meio de eventos de imprensa, lançamentos de produtos e parcerias estratégicas.
Outro exemplo é a Sóbrancelhas, uma franquia de estética especializada em design de sobrancelhas.
Com o apoio de uma assessoria de imprensa, eles conseguiram divulgar suas técnicas exclusivas e seus serviços diferenciados ao participar de programas de TV, matérias em revistas de beleza e influenciadores digitais.
Com isso, a franquia ganhou destaque no mercado de estética e expandiu sua presença em diferentes regiões.
Esses são exemplos de franquias que alcançaram sucesso ao contar com uma assessoria de imprensa.
Se você quer ampliar a visibilidade da sua marca, contar com uma assessoria de imprensa pode ser determinante para o sucesso da divulgação da sua empresa junto ao mercado.
Quer saber como desenvolver uma estratégia sólida e eficaz? Fale conosco!