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Todo mundo que quer se destacar no mercado já deve saber que conhecer o público é fundamental para atingir os objetivos. Além de analisar os dados, como idade, sexo e formação, é importante ir além…e enxergar o lado humano de quem compra o seu produto ou serviço.
Ao descobrir “quem é o humano” por trás de cada venda ou contratação você terá em mãos um insight humano, como bem definiu o Google. Entenda melhor esse conceito, o que ele pode fazer pela sua empresa e como utilizá-lo!
Insight humano
Na prática, o insight humano representa a persona no dia a dia e quais ações devem ser feitas para atingi-la. Já a persona é o público-alvo humanizado e não apenas números sem relação com a realidade.
Quer entender isso de maneira mais clara? O público pode ser mostrado desta forma: homens de 30 anos, sem filhos, com ensino superior. Por outro lado, a estruturação da persona é diferente e imagina quais são os perfis de compradores. Exemplo: Pedro tem 30 anos, não tem filho, é formado em Economia e encontra dificuldades em fazer compras pela internet.
Além de ter mais informações sobre o cliente, a persona também descobre a dor dele. Ou seja, é possível imaginar quais são as necessidades desse tipo de público e como o produto ou serviço iria ajudar ele.
Como desenvolver o insight humano
Depois de coletar as informações e criar personas, você terá dados mais do que suficientes para desenvolver os seus insights. Para isso, o primeiro passo deve ser segmentar a sua audiência.
Vamos supor que três personas do seu negócio sejam de pessoas que morem sozinhas e você esteja vendendo um produto de limpeza. Obviamente, diversos tipos de público consomem isso, pois todas as residências precisam estar em ordem. Nesse sentido, provavelmente, você poderá montar diversos agrupamentos incluindo homens, mulheres, solteiros, casados e por aí vai.
O tema do seu grupo irá depender do seu objetivo. Caso queira criar campanhas para determinados profissionais, estilos de vida ou seja o que for, você terá que analisar quais pessoas atendem a esse requisito. Por exemplo: há pessoas que moram sozinhas que têm curso superior, técnico e terminaram o ensino médio. O que mais elas têm em comum além de não viverem com mais ninguém? Esse é o tipo de questionamento que a sua marca pode fazer!
Observe o público
O que motiva o seu público? Além de comprar um produto ou serviço de qualidade com bom custo-benefício, o que faz os olhos dos clientes brilharem? Voltando ao exemplo do produto de limpeza…muito provavelmente, o cheiro é um grande atrativo, certo?
Essas emoções precisam ser imaginadas, pensadas e até investigadas. Para isso, é muito importante fazer pesquisas de opinião. Não tenha medo de perguntar para os seus clientes o que eles desejam e qual imagem da empresa elas têm.
Feito isso, é hora de saber qual é a tensão do cliente. Se o cliente não tivesse algum problema, ele não iria fazer a compra. Até mesmo quando as aquisições são feitas por desejo, elas acontecem dentro de um contexto e por uma motivação. Por que uma pessoa compra o seu produto e não o da outra marca? Será que é por que o preço é mais atrativo, o atendimento melhor ou o site mais fácil de navegar?
Também é importante pensar no momento da compra. Observe em qual mês ou época do ano o seu cliente faz as compras. Será que a empresa pode fazer algo nesse sentido? Busque as tensões e os problemas que podem vir a acontecer. Ou seja: antecipe-se!
Teste
“Ok, já sei quem é meu público e o que ele deseja…como saber se a minha ideia de comunicação e atendimento funciona?” Simples: testando. Pode ser que você tenha mesmo encontrado uma tensão e tenha uma solução perfeita para isso. Mas o seu público é humano e, portanto, não tão previsível.
Até mesmo as reações que eles têm na mudança dos produtos e da comunicação serve de parâmetro. O que “não fazer” também é um insight.
Depois de tudo isso, já teve algumas ideias de como garantir mais sucesso aos negócios? Para saber mais sobre estratégias de comunicação e assessoria de imprensa digital, converse conosco. A gente sabe muito bem como se comunicar com o seu público!