5 novidades que impactaram o mercado digital em 2018

Tempo de leitura: 2 minutos

Então, é (quase) Natal…e o que você fez? Conseguiu obter melhores resultados por meio da internet? Brincadeiras à parte, hoje vamos falar sobre o que realmente importa: o que o ano de 2018 trouxe de bom para o mercado digital.

Obviamente, pequenas mudanças ocorreram, algumas áreas cresceram e novas ferramentas deram o que falar. Confira a nossa retrospectiva!

Google

Como sempre, o Google lançou uma série de novidades, incluindo um aplicativo para acompanhar as eleições brasileiras. Mas, o mais interessante para quem tem um negócio on-line foi uma ferramenta que analisa os sites, o Measure. Nem precisa baixar qualquer programa para utilizá-lo, basta inserir o link para que o Measure dê uma nota para alguns aspectos, como: SEO, performance, PWA (responsividade no mobile), acessibilidade e boas práticas.

Instagram

O Instagram também trouxe algumas novidades importantes este ano. Uma das mais comentadas foi a possibilidade de interagir com o story, reagindo de diversas formas. Ao clicar na imagem, o usuário tem à disposição as carinhas mais populares e pode clicar na que acha mais adequada.

Além disso, a rede social disponibilizou um recurso para comprar diretamente por lá. Ou seja, agora as lojas virtuais que têm conta no Instagram podem criar uma “vitrine” com produtos e preços para os seus consumidores. Levando em consideração que muitas pessoas são influenciadas pelo Instagram — sobretudo pelas belas imagens — fica fácil entender o porquê o recurso é fantástico!

IA no marketing

A inteligência artificial está dominando todos os setores e agora chegou ao de comunicação. Aqui na MGA Press nós temos a Lucy, uma robô que responde as primeiras perguntas dos nosso possíveis clientes. Nós somos a primeira assessoria de imprensa a ter um chatbot, otimizando o processo.

Links

A quantidade — e, principalmente, qualidade — dos links associados aos sites continuam sendo um dos fatores de rankeamento mais importantes. Nesse sentido, o serviço de link building se mantém como um dos mais importantes do marketing. Aliás…ele está cada vez mais popular, não é mesmo?

Local SEO

As buscas locais também ganharam importância neste ano. Quer só uma prova disso? Pesquise pizza + o nome do seu bairro. Provavelmente, você verá elencado alguns endereços próximos de onde está. Isso ocorre quando a empresa se cadastra no Google Meu Negócio, colocando algumas informações, como endereço e telefone. Os clientes podem dar notas para as empresas, o que faz com que as avaliações sirvam de parâmetro para comprar ou não em determinado lugar.

Deixe Seu Comentário

Comentários