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Será que realmente você precisa saber o que é SEO? Sim, precisa, e nós da MGAPress vamos te explicar o porque nesse artigo. Mas antes, é necessário que pense numa coisa.
No mundo digital é comum ficarmos perdidos incialmente, sem saber o que fazer e em qual caminho seguir, principalmente com a constante pulverização dos chamados “gurus” do Marketing Digital.
Porém, apesar de todo esse mar de conteúdo que nos assola o tempo todo na Internet, é fato que: existe sim a possibilidade de sucesso no mercado virtual.
Ele nos abre hoje, portanto, infinitas possibilidade de captação de novos clientes, divulgação e interação com audiências fieis que podem ser tudo o que uma franquia precisa, por exemplo.
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Mas, se o objetivo for obter todos esses benefícios que o digital pode trazer aos negócios, é importante atrair pessoas interessadas no seu produto, o que no Marketing Digital chamamos de tráfego, guarde bem esse nome.
Guardou? Então vamos ao que interessa.
O que é SEO?
É a sigla do nome em Inglês: Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização de Sites nos mecanismos de busca. Mas o que viria a ser isso?
Segundo o site da Moz (conhecida ferramenta de monitoramento de palavras-chave), SEO é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade de tráfego de um site através de resultados de mecanismos de busca orgânicos (gratuitos).
Aí está a palavra que você memorizou lá em cima. O tráfego é nada mais nada menos do que o fluxo de pessoas que passam pelos sites diariamente.
Nesse contexto então, o SEO é extremamente vital e uma das razões pela qual é imprescindível ter um site, mas isso é assunto de um artigo futuro.
Reforçando o conceito sobre o que é SEO, assista o vídeo abaixo do Fábio Ricota, que é autoridade no assunto e continue a leitura em seguida.
Ele faz isso casando as palavras que digitadas no campo de busca com aquelas mencionadas no site e/ou blog de sua empresa, fazendo com que ele fique relevante ao público.
Isso tudo através de algoritmos próprios e potentes que servem ao Google como um chip implantado nas palavras de sua escolha.
Mas para entender de fato o que é SEO, é importante conhecer os elementos que o compõe e que passamos a comentar a seguir:
- Experiência do Usuário
- SEO Onpage
- Link Building
- White Hat
- Black Hat
Experiência do usuário
Márcio Olivério, professor da Universidade de São Paulo (UNIP), em entrevista ao site Usabilidoido, diz que “usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.”
Portanto, usabilidade na web está relacionada a interação das pessoas com a interface de um site, blog ou qualquer portal que venha a acessar na Internet.
Em linguagem mais popular, usabilidade quer dizer o quão confortável ou não a pessoa está com a navegação que faz.
Isso significa por exemplo, se um link está abrindo fácil ou não, se uma letra está grande o suficiente e pode ser lida ou não, se é visto com facilidade através de um dispositivo móvel como Smartphone e tablete e por aí vai.
SEO on page
Também conhecido como Otimização Interna, o SEO On Page é a técnica usada com o objetivo de melhorar os fatores de ranqueamento dentro de determinada página da Internet, ou seja, atua internamente. Por isso, na tradução do Inglês, entendemos como Otimização Interna.
Se quiser saber um pouco mais sobre isso, recomendamos que assista o vídeo abaixo. Ele é parte de um curso gratuito dado por Vicente Sampaio, uma das maiores autoridades Brasileiras na Internet quando o assunto é SEO.
Link Building
Como o nome já sugere, Link Building, em Português, significa Construção de Links.
Mas o que isso quer dizer? É a simples inserção de um link apontando na direção do seu site dentro de comentários ou sites de terceiros que tenha a ver com o seu negócio e público.
É uma técnica bastante usada no mercado web e bem útil se você quer que algum domínio seja considerado uma autoridade no assunto.
O link buiding, em outras definições por aí, também é chamado de SEO Offpage, ou seja, aquela otimização feito em fontes externas, fora de sua própria página. Exatamente o contrário do item acima, SEO On page.
Black Hat SEO
Para entender o que significa essa expressão, basta traduzirmos os termos do Inglês. Portanto Black = preto e hat = chapéu, juntando as duas palavras temos SEO do chapéu preto. Desse sentido figurado podemos deduzir o conceito.
Black Hat SEO nada mais é do que práticas passíveis de punição pelos mecanismos de busca.
Uma das práticas, por exemplo, é o chamado Keyword Stuffing, que é a repetição de palavras-chave dentro de um mesmo parágrafo e/ou artigo.
White Hat
É exatamente o oposto do Black Hat. São práticas eticamente aceitáveis pelos mecanismos de busca e que portanto não sofrem nenhum tipo de penalização. Você é totalmente livre e pode escolher usar e abusar dessas iniciativas.
Vantagens do trabalho com SEO
Por tudo que você já leu até aqui, deve ter percebido como a otimização de sites no buscadores é uma ótima forma de divulgar uma franquia por exemplo, ou seja, se posicionar como autoridade no Google.
No entanto, esse não são os únicos benefícios que um negócio pode ter sabendo o que é SEO. Vamos conhecer então as principais razões pelas quais você deve começar a fazer SEO.
- Aumenta a quantidade de visitantes nos sites e/ou blog e consequentemente eleva suas taxas de conversão.
- Tem a possibilidade de atrair mais links que apontem o seu site, uma vez que ele aparece no Google.
- Atrai visibilidade e credibilidade perante outras franquias locais, por exemplo.
- Tem um ótimo custo benefício pois se bem trabalhado traz resultados orgânicos a sua empresa, ou seja, sem custo algum, e bem mais natural.
- Oferece ainda a possibilidade de você impulsionar ainda mais o alcance dos anúncios pagos, mas com custo de investimento bem mais baixo do que com táticas pagas do Marketing Tradicional.
- Mesmo anunciando, você só paga de acordo com a performance. Isso significa que você só vai pagar por aqueles anúncios que deram certo e lhe geraram retorno em vendas.
- Por último, mas não menos importante, é uma ótima fonte de receita pois pode atrair vendas frequentes e qualificadas.
Achou interessante esse benefícios? Saiba mais em nosso artigo recente que trouxe 7 Estratégias de Marketing para Franquias.
Resumindo
Agora que você já sabe o que é SEO e todas as variáveis que ele contêm, como Link Building, otimização interna e externa, White hat, Black hat, usabilidade e experiência do usuário, fica bem mais evidente o potencial de seu uso no ramo de franquias.
Portanto, conhecendo tudo isso e seus benefícios, acredito que agora você já esteja mais consciente o quanto o mercado digital tem de valor ao seu negócio.
E nós, da MGAPress teremos o prazer de te ajudar com isso. Temos profissionais altamente gabaritados que vão te trazer os melhores resultados. E o que é melhor, sem nenhuma técnica absurda de Black hat.
Conheça nossos serviços em Marketing Digital e saiba o que podemos fazer pela sua franquia.
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