Tempo de leitura: 5 minutos
Assim como outras datas comemorativas religiosas, a Páscoa é uma ocasião para tirar uma folguinha, ficar com a família, mas também impulsiona as vendas do comércio. Então, pode ser uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu público e divulgar a sua marca.
Nesta data, os jornais e revistas estão mais receptivos a receberem pautas de assessorias que ofereçam ao público dicas de presentes ou programação especial na data comemorativa. Isso explica por que próximo à Páscoa, Dia das Mães e Natal, por exemplo, a mídia mostra mais reportagens “frias” sobre compras e comportamento.
Então você deve estar se perguntando: e como eu posso agir nesse período? Devo intensificar ou focar em algumas ações específicas? A resposta é sim. Se você deseja estar próximo do seu cliente, você precisa falar a língua dele, e mostrar sempre que possível que está atualizado com o que acontece.
Você pode ter uma pauta muito boa sobre “dicas do que fazer no inverno”, mas ela não terá o mesmo efeito positivo se for divulgada em qualquer data. A pauta e o tempo (time, como é usualmente chamado em comunicação) necessitam andar juntos.
Release
Agora que você já sabe que pode aproveitar essa data comemorativa para se comunicar, vamos pensar no tipo de conteúdo que é possível produzir. Uma das grandes estratégias da assessoria de imprensa, sem dúvida, é o release. É nele que o assessor pode divulgar uma ideia de pauta e até instruir o jornalista para produzir uma boa reportagem.
Sabe o que isso significa? Que mais que “vender o peixe”, o release deve conter dados relevantes, que atraiam a atenção do jornalista e sejam úteis para os consumidores. Se a sua empresa vende pacotes de viagens, por exemplo, você pode mostrar quais destinos são os preferidos nessa época e quais oferecem um ótimo custo-benefício.
O seu release não precisa necessariamente tratar da religião ou do chocolate – assuntos que são símbolo da Páscoa. A pauta pode falar sobre os horários diferenciados que a sua loja vai funcionar durante o feriado ou alguma ação especial patrocinada pela marca.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
Follow-up
Mesmo que o seu release seja o assunto mais desejado pelo jornalista, você não pode deixar de fazer um contato telefônico (follow-up) para saber se a pauta foi recebida. Durante essa ligação, é importante também ressaltar que você tem porta-vozes, caso seja necessário fazer uma entrevista, além de dados ainda mais específicos para divulgar.
Muitos assessores de imprensa fazem o follow-up apenas para cobrar a divulgação do release, e isso não torna o relacionamento com os jornalistas tão eficaz. Mas, quando feito com atenção, esse contato pode ser decisivo para posicionar a marca do cliente na mídia. Vale notar ainda que atualmente isso também vem sendo feito pelo WhatsApp, e dependendo da relação entre o assessor e o jornalista pode ser a melhor opção.
Press kit
Como já dissemos anteriormente, o trabalho em conjunto entre jornalistas e assessores produz melhores resultados, ou melhor, melhores reportagens. Então, que tal presentear esses profissionais que sempre estão ao seu lado?
Usado principalmente em coletivas de imprensa, para divulgar informações, o press kit também pode ser formado por um pequeno brinde especial e dado em qualquer época do ano. Para a Páscoa, vale a pena investir em uma caixinha com alguns bombons e a logomarca da empresa.
Além de representar uma verdadeira delícia para quem receber, esse tipo de press kit também serve para estreitar laços, pois está diretamente ligado aos sentimentos. Ao receber, certamente os jornalistas irão entender essa forma de carinho como uma aproximação.
Outro ponto importante a ser destacado é que a ideia de brinde está relacionada ainda à lembrança. Quem recebe um press kit não apenas o faz de bom grado, como passa a fixar a assessoria mais facilmente. Mas não pense que só porque você deu um presente o jornalista tem a obrigação de publicar uma matéria sua. Essa é uma ação de relacionamento e não uma troca de pauta.
E-mail marketing
Se por um lado é importante reforçar os laços com a imprensa, por outro, você não pode descuidar também dos seus clientes diretos, né? Os seus consumidores, mais do que ninguém, merecem ser lembrados durante as datas comemorativas, e na Páscoa não é diferente.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do e-mail marketing. Nesse canal, você pode divulgar uma espécie de cartão com promoções ou programação especial para a Páscoa, se houver. Caso a empresa nada tenha a ver com a data comemorativa, ao menos você pode se aproximar do público com uma mensagem de “Boa Páscoa” e/ou “Nossas atividades voltarão no dia xx”.
Mesmo que singelo, o e-mail marketing é capaz de atingir um grande público e fazer a diferença na sua comunicação. Porém, é importante que esse e-mail seja produzido por uma equipe especializada para que as chances de ele ser aberto e lido sejam maiores.
Os resultados com essa estratégia podem ser surpreendentes! De acordo com o Hubspot, cerca de 50% das pessoas lêem a maior parte dos e-mails que recebem. Como se já não bastasse esse dado positivo, estudo do Convince and Convert sobre o mercado americano – mas que pode servir de base para o brasileiro – apontou que o e-mail marketing pode aumentar em 138% as vendas. Esses dados foram divulgados no Uol E-commerce.
E você, está esperando o que para investir nas datas comemorativas, como a Páscoa?
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.