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Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar clientes está cada vez mais difícil, ainda mais para as pequenas e médias empresas. Mas, esse desafio pode ser superado, se o gestor ou empreendedor tiver visão de futuro e estratégia. Confira algumas dicas de como atingir um público maior 🙂
1- Conhecer o público
Pode parecer óbvio, mas nem todas as empresas conseguem enxergar quem está consumindo o seu serviço ou produto. Muitos até entendem que vendem para as mulheres, por exemplo — como uma loja de lingerie — porém, não conhecem o comportamento dessas consumidoras. Vender para mulheres de 20 anos é bem diferente de vender para quem tem mais de 50.
Portanto, há diversas informações que precisam ser identificadas para conhecer melhor o público. Além do sexo e da idade, é importante mapear de quais produtos ou serviços os clientes gostam mais, qual é a profissão, a classe social, o estado civil, etc. Todas essas características são essenciais para formular um plano de comunicação e ser mais assertivo no atendimento.
2- Gere engajamento
Para se destacar, não tem jeito: é preciso aparecer para o jogo. Uma das formas de fazer isso é por meio de ações de engajamento. Diferentemente do que muitos ainda pensam, nem é preciso um investimento imenso para fazer com que os clientes interajam com a marca.
Quer um exemplo simples? Sabe quando abre uma loja e ela faz uma festa de inauguração, com distribuição de pipoca e bexigas para as crianças? Ok, talvez o evento que você conheça seja um pouco diferente…mas o que vale é a ideia. Esse tipo de ocasião ajuda a atrair a atenção de quem passa e levar novos clientes à loja.
No entanto, esses eventos não podem ser restritos apenas às inaugurações. As empresas também podem participar de feiras, oferecer degustações e comemorações especiais — como no Dia das Mães e das Crianças.
3- Esteja na internet
Não ter um site nos dias de hoje é, praticamente, não querer fazer negócios. De acordo com dados do IBGE, no Brasil, há 116 milhões de pessoas conectadas, o que corresponde à metade da população. E a tendência é que esse número não pare de crescer.
Dessa forma, os negócios digitais têm tido a mesma importância dos presenciais. Ou seja, uma loja digital possui as mesmas chances de uma física de dar certo. As estratégias de atração podem ser diferentes, mas as oportunidades não.
Mas, não basta fazer um site e divulgar os produtos que oferece. Para se destacar na internet — já tem muitos negócios na rede — é preciso adotar algumas técnicas para que o endereço ganhe destaque.
Técnicas
Quando as pessoas utilizam os buscadores, como o Google, elas enxergam os sites de três formas: em anúncios pagos, como pesquisa orgânica e pelo Google Meu Negócio.
Os anúncios pagos são aqueles que aparecem na lateral e no topo da página. Experimente procurar “tênis” e observe. Viu só como eles aparecem? Obviamente, muitas pessoas clicam nessas campanhas, sobretudo se já tiverem em uma fase avançada de compra, isto é, se já souberem o que desejam e estiverem dispostas a comprar.
Por outro lado, a busca orgânica consiste em toda aquela listagem de sites que os buscadores retornam. Muitas vezes, diversos endereços correspondem à pesquisa. Retomando ao exemplo anterior, é óbvio que muitos sites vendem ou têm conteúdo associado a sapato.
Em função disso, muitos sites nem chegam a ser vistos, pois os usuários não passam da primeira página. Estar, portanto, no ranking pode ser decisivo para os negócios e, nesse sentido, o SEO é fundamental. O SEO é um conjunto de técnicas, que inclui o Link Building, capaz de otimizar os sites e ajudá-los a ter destaque na busca.
Por fim, o Google Meu Negócio, no buscador do Google, é uma ferramenta que ajuda a identificar as lojas mais próximas do usuários que faz a pesquisa. Vamos supor que você busque por “pizza”, as pizzarias mais próximas irão aparecer. Esse mapeamento não é automático, sendo que a empresa é que precisa se cadastrar no Google.
Conclusão
Apesar de a concorrência no mundo dos negócios estar bem maior do anos atrás, as oportunidades também são maiores. A internet propiciou um novo campo a ser descoberto e que promete muitos resultados pela frente. Além disso, ter um atendimento humanizado, pensado nas necessidades do público e visando a sua interação ajuda a atrair mais clientes.
Quer saber como estruturar a comunicação de acordo com o novo mercado? Entre em contato com a MGA Press e agende uma conversa conosco!