Tempo de leitura: 4 minutos
Se você acredita que as assessorias de imprensa só são importantes para multinacionais e celebridades, volte duas casas. Na realidade, esse serviço pode ser ainda mais imprescindível para pequenos e médios negócios em diversas situações. E nós vamos explicar para você os porquês.
Mídia espontânea
Os assessores de imprensa podem gerar mídia espontânea nos mais variados veículos. Na prática, isso significa que esses profissionais são capazes de fazer a ponte entre uma instituição e os jornalistas, ajudando a divulgar o que a sua empresa tiver interesse.
“Eu tenho uma pequena companhia e, apesar de querer aumentar o alcance do público, não sei como a assessoria seria útil”, você pode estar pensando e com razão. O que talvez você não saiba é que, além de propagar eventos pontuais, como acidentes e encontros entre políticos, os jornalistas também produzem matérias frias.
Essas matérias são aquelas atemporais, que podem ser veiculadas em qualquer dia, mas que não deixam de ter importância. Vamos imaginar que você queira divulgar um produto novo no mercado. Esse tipo de assunto não é factível, ou seja, não é focado em algo que aconteceu. Mesmo assim, é uma pauta que tem espaço nos portais, jornais, revistas e telejornais.
Se você tem uma empresa de assessoria de imprensa ao seu lado, ela pode pensar em pautas estratégicas que têm chances de serem aceitas nos veículos. Além de produzi-las, os assessores também entram em contato e mantém um relacionamento de parceria com os jornalistas.
Fonte de informação
As pequenas e médias empresas têm a seu favor maior disponibilidade do que as grandes. E sabe como a sua assessoria pode aproveitar isso? Treinando um ou mais porta-vozes da sua empresa para conceder entrevistas aos veículos.
No dia a dia das redações e portais, os jornalistas vivem correndo atrás de fontes para as matérias, principalmente as frias. Um bom exemplo disso são as reportagens sobre a área de saúde, que sempre precisam de médicos e/ou especialistas para validarem as informações divulgadas ao público.
Dessa forma, quem conta com uma empresa de assessoria de imprensa sai na frente na divulgação, pois pode aparecer na mídia como uma fonte de informação. Não pense você que os entrevistados que aparecem nos jornais e portais são amigos dos jornalistas ou foram encontrados repentinamente. Salvo exceções, grande parte das companhias que se posicionam publicamente têm uma boa assessoria atuando nos bastidores.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
De olho nas oportunidades
Atualmente as pessoas não se informam apenas nos jornais tradicionais, não é mesmo? As mídias sociais ganharam uma imensa importância, e até mesmo quem não é profissional de comunicação é capaz de influenciar uma legião.
De olho nisso, muitas empresas de assessoria de imprensa já estão oferecendo o “marketing de influência” como serviço. Apesar do nome, esse marketing tem mais em comum com a assessoria de imprensa do que é possível deduzir.
Esse tipo de serviço consiste em divulgar sobretudo produtos para os influenciadores, que são as celebridades da internet. Como as pessoas costumam acreditar mais nas recomendações de outras pessoas – e não simplesmente na publicidade em si – o marketing de influência tem ganhado destaque.
Na prática, a assessoria de imprensa está para o jornalismo tradicional como o marketing de influência está para o universo digital. O meio pode ser diferente, mas o objetivo é o mesmo: atingir o máximo de pessoas possível.
Em meio a crise
Além de as assessorias serem fundamentais para divulgar produtos e eventos, elas também são indispensáveis em um momento de crise. Independentemente da situação negativa que a empresa vivencie, os assessores podem ajudar a companhia a se posicionar, diminuindo os comentários negativos e os efeitos nos negócios.
No entanto, os assessores podem ser acionados antes mesmo do momento de crise. Aliás, as soluções mais rápidas e eficazes ocorrem justamente quando a empresa já tem uma equipe de comunicação.
Quando a assessoria de imprensa atua em conjunto com a companhia, monitorando as aparições, é possível até antecipar uma crise. Hoje em dia, uma mensagem negativa de um cliente, que não seja devidamente respondida, pode gerar uma grande dor de cabeça. Por isso, todos esses detalhes precisam ser analisados a fim de evitar maiores desgastes.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o que a assessoria de imprensa pode fazer pelas sua empresa?
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.