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Quanto custa uma propaganda na TV?

Tempo de leitura: 4 minutos

Aparecer na televisão é o sonho de grande parte das empresas, independentemente do tamanho e do setor. Afinal, esse veículo tem um grande alcance de público. Como você deve imaginar, o investimento para fazer publicidade neste meio pode ser alto.

No entanto, não há um valor fixo para fazer propaganda na TV. No site de cada emissora, há uma tabela com os preços que variam de acordo com a atração e o alcance. Vejamos na prática como isso funciona:

Alcance

Para uma propaganda ser veiculada no intervalo de uma atração nacional, ou seja, para ser exibida em todos os cantos do país, é necessário desembolsar um investimento maior. Isso é completamente compreensível, uma vez que você irá alcançar mais potenciais consumidores.

Esse tipo de propaganda é válido para empresas que atuam em diversas localidades ou que tem produtos de interesse geral. Por outro lado, serviços e itens voltados para uma região específica não precisam de um anúncio tão custoso, basta um voltado para o mercado desejado.

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    Tempo

    Você já deve ter percebido que a maior parte dos comerciais que passa na televisão são curtos, né? Isso não é aleatório. Os vídeos são breves para captar a atenção do público e não cansá-lo.

    Esse motivo também explica o porquê as propagandas contam com uma história por trás, acompanhada de música e de uma mensagem de destaque. Todos os detalhes são pensados para chamar a atenção dos telespectadores e fazê-los conhecer a marca, determinado produto ou serviço e/ou alguma promoção.

    Em geral, as propagandas têm duração de 30 segundos. Esse tempo não é determinado pela empresa, mas pela emissora que disponibiliza o espaço.

    Emissora

    Grande parte das emissoras possui espaço para publicidade, como a Globo, a Record e o SBT. O mais interessante é que como elas possuem uma grade variada de programas, a propaganda pode ser pensada de acordo com o público daquela faixa de horário.

    Nos programas de culinária, por exemplo, uma empresa que vende panelas ou ferramentas para cozinha pode ter mais atenção desse público. Ao contrário de um intervalo de futebol ou novela.

    De acordo com o site da TV Gazeta, o preço para anunciar entre às 19h00 e às 20h00, no intervalo do Jornal da Gazeta, pode chegar a R$ 24.317. Para fazer a escolha certa, a emissora conta com uma tabela com os valores e o público que mais assiste a determinado programa. Já na Rede Globo, um comercial de 30 segundos veiculado no meio do Jornal Nacional sai por mais de R$500.000.

    Audiência x TV

    Embora a internet tenha sido um divisor de águas para o mundo da comunicação, a televisão ainda segue ligada nas horas de descanso e lazer. Um estudo da Ancine apontou que o meio televisivo perdeu 20 pontos percentuais no setor audiovisual.

    Com filmes e seriados em diversas outras plataformas, a participação da TV caiu e, por isso, teve que se reinventar. Um bom exemplo disso são os novos reality shows, como o MasterChef, que tem feito até os mais antenados à internet a voltarem a acompanhar as emissores.

    Mesmo que o cenário atual esteja diferente, a importância desse meio, sobretudo para veicular propaganda, ainda é grande. Isso explica por que as empresas e marcas continuando enxergando na televisão um excelente investimento para atingir o público-alvo.

    Mídia espontânea

    Porém, não são apenas as propagandas que permitem que as empresas estejam em evidência. A assessoria de imprensa também é capaz de gerar mídia espontânea, ao fazer com que os clientes sejam retratados em pautas televisivas.

    Na prática, isso significa uma grande economia de investimento, pois a empresa deixa de pagar pelo anúncio que seria veiculado. Como já vimos, dependendo do programa, do horário e da emissora, esse montante pode ser considerável.

    O trabalho dos assessores de imprensa consiste exatamente em elaborar pautas que sejam de interesse geral, produzir releases e fazer a divulgação para os jornais. Quando um veículo se interessa pelo tema proposto, ele pode convidar a empresa para uma entrevista. Além de ser uma forma de se divulgar, a mídia espontânea tem uma ótima reputação com o público, já que ele enxerga a informação no contexto jornalístico e não uma mera divulgação.

    Quer saber como a MGA Press pode fazer a sua marca aparecer na TV? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

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