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Quem está empreendendo e muitas vezes não tem um vasto conhecimento no mercado digital, saber quanto custa um site acaba se tornando pergunta recorrente.
No entanto, responder a ela pode parecer fácil, mas na verdade engloba tantos detalhes e vertentes que tornam a resposta mais subjetiva do que você poderia imaginar.
O que considerar
Como dissemos na introdução desse texto, existem inúmeros pré-requisitos que você tem que ter em mente antes de receber o orçamento. Por hora, vamos considerar os 4 mais importantes:
- Domínio
- Hospedagem
- Tipos de site
- Plataformas de criação
Domínio
Um domínio é o nome da sua marca enquanto endereço digital. Ele está presente na url da barra de navegação acrescido a uma extensão.
As comuns são .com.br, dos sites focados apenas no mercado nacional; .com dos sites que pretendem atingir um público Internacional ou simplesmente .br.
Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil possui quase 4 milhões de domínios registrados.
Quando se trata de compras de domínios .com.br, um portal reconhecido do mercado é o registro.br. Lá, você paga R$ 40,00 pelo seu endereço na web.
Agora quando falamos de sites .com e outras terminações, a Americana GoDaddy se tornou referencia por seus baixos preços. Lá é possível comprar domínios a partir de R$ 6,99.
Se você deseja criar um site, acesse: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-site-passo-a-passo
Hospedagem
Assim como um hotel ou pousada está para nós, a hospedagem é para sites. É portanto a base de dados contendo vários domínios onde você também paga tarifas anuais ou mensais que mantém o seu site lá.
Os preços de hospedagem variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 dependendo das condições oferecidas pela empresa.
É importante lembrar que na grande maioria dos portais você pode comprar um pacote de domínio junto com hospedagem o que por vezes sai até barato.
Veja abaixo a tabela comparativa de preços disposta em um ranking com os melhores serviços de domínio e hospedagem do mundo.
Siga esse link se quiser saber sobre o assunto.
Tipos de site
Depois de escolher seu domínio e serviço de hospedagem, é preciso que você saiba que tipo de site o seu negócio precisa. E esse, é um fator decisivo para de fato saber quanto custa um site.
Institucional
Dentre todos os modelos, esse é o clássico. Um site institucional ou empresarial é o manual do seu negócio.
Contêm informações da sua empresa como histórico, sua missão, visão, valores, serviços e/ou produtos e por fim: página de contato.
Essa é a estrutura básica de todo e qualquer site desse tipo e por isso mesmo não demanda tanto trabalho, sendo considerado barato consequentemente.
E-commerce ou Loja Virtual
Esse modelo de site é voltado única e exclusivamente a venda de produtos, o que pode ser uma boa pedida nas franquias do ramo Pet, por exemplo. Lembrando sempre que a contratação de uma consultoria de ecommerce faz toda a diferença 🙂
Nele você deve incluir todo tipo de informação útil a seu consumidor e que antecede a compra como benefícios do produto, carta de produtos, especificações, tempo de entre e obviamente os preços.
Por isso tudo é que lojas virtuais são visivelmente caras em relação a um site de empresa.
Ele demanda muita propriedade intelectual, ou seja, mão de obra qualificada.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
Hotsites
São sites temporários, desenvolvidos com um objetivo específico como chamada de um evento, promoção ou concurso virtual. É também alternativa relativamente barata e rápida de ser feita.
Plataforma de Criação
Plataforma é o local onde o site será elaborado, uma espécie de provedor assim como existe aqueles de e-mail e Internet.
As opções usadas e difundidas hoje são: WordPress, Wix, Jomla, Blogspot, Web 2.0.
Do ponto do administrador da página, o WordPress e o Blogspot tem interfaces bem semelhantes, porém o seu uso é bem diferente.
Em ambos, tanto no WordPress quanto no Blogspot, você tem duas opções de criação:
- Utilizar templates prontos, baseado nas sugestões da própria plataforma, customizando cores e pequenos detalhes.
- Começar do zero, montando um site inteiramente customizado as necessidade do seu negócio.
No primeiro caso, você não paga nada e é por isso a escolha de muitos. Porém, além de ficar com aparência amadora, é muito padronizado e não traz a sua personalidade em nenhum momento.
No segundo caso, você o coloca do jeito que quiser mas terá de lidar com as das desvantagens da plataforma: precisa de programador. Apenas esse profissional colocará os códigos certos nos lugares certos.
Além do programador, você provavelmente vai precisar de um Web Designer que coloque o layout com a cara da sua franquia.
Dessa forma, a curto prazo, é uma solução bem onerosa, mas a longo prazo é a que vai te trazer resultados. Isso sem falar que ela vai conversar diretamente com seu público.
Por outro lado, um site em Wix é gratuito e a plataforma não demanda programação alguma.
Além do mais, apesar de também oferecer templates prontos e customizáveis, a variedade e nível de personalização é muito maior.
A grande desvantagem nesse site é que o Google não os coloca em seu resultado de pesquisa.
Um ou outro pode até parecer, mas os trabalhos com SEO são quase impossíveis de serem feitos e não te garantem boas posições nas pesquisas.
Freelancer X Agência
Em um olhar frio e imediato, pensando a curto prazo, contratar um freelancer que faça esse trabalho sairá muito barato.
Ele não tem todos os custos embutidos que a agência tem e além de tudo sabe fazer o layout, programar e tudo o que um site precisa.
Por outro lado, ele não tem equipe especializada e dedicada lhe atenda.
Além do mais, não tem o comprometimento com a entrega que a agência terá.
Um outro dado é que os profissionais autônomos podem lhe dar dor de cabeça quanto ao pagamento.
Eles normalmente não emitem nota fiscal o que pode te gerar dores de cabeça junto a receita federal.
Fora isso, agências contam com departamentos diferentes, com equipes dedicadas a cada etapa do processo de criação.
Nesse sentido, o profissional liberal pode ser um problema, pois por querer fazer tudo acaba não fazendo nada bem e te entregará um serviço de qualidade abaixo do esperado e que por vezes você mesmo criando um site através de templates pode conseguir algo melhor que ele.
Nós, da MGAPress, além de criar um site profissional, oferecemos todo um apoio no seu Marketing Digital.
Mas afinal, quanto custa um site?
Considerando todos os fatores que abordamos nesse artigo, um freelancer irá te cobrar de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00, dependendo de nível de “senioridade” profissional experiência no ramo, é claro.
Do outro lado, segundo tabela de precificação de serviços da Adegraf – Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal , um site pode te custar em média até R$ 6.500,00 variando entres agências.
Mas, como você também viu no final desse texto, apenas um agência capacitada e atenta as necessidade do cliente, podem te oferecer as melhores opções de negócio.
Conheça os nossos serviços e entre em contato que formularemos um orçamento ao alcance do seu negócio.
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