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Q&A está longe de ser uma palavra de conhecimento comum, e por isso mesmo muitas pessoas até hoje não sabem exatamente o que significa.
Essa sigla vem do Inglês Questions & Answers, que em bom Português nada mais é do que Perguntas e Respostas.
Essa expressão é um jargão comum no ramo do Jornalismo e Relações Públicas. O que na prática, é o clássico bate e bola entre o entrevistador e o entrevistado. Nele um pergunta e o outro responde de pronto e em sequencia.
Mas aí você pode se perguntar: em que isso é útil? Por que preciso saber disso? Aonde e como posso usar?
São essa e outras perguntas que vamos responder nesse artigo exclusivo.
Para que serve o Q&A?
Os empregos do termo variam muito em finalidade e função, dependendo da área, profissão ou propósito em que vai ser utilizado.
Mas no geral, ele serve como um guia de relacionamento entre você e seu público.
Com ele em mão você vai saber o que perguntar e o que responder em casos de necessidade, como numa entrevista coletiva, conforme vamos passar a exemplificar agora.
Em que é usado: a prática do Q&A
No mundo virtual, por exemplo, essa sigla é usada com o objetivo de designar sites e aplicativos em que um usuário pode fazer qualquer pergunta ao outro que ele ou ela irá responder. Veja esse exemplo dado pelo portal Tecmundo.
Por outro lado, no ramo da assessoria de imprensa, onde é mais comumente usado, ele guiará o porta voz ou cliente ao responder perguntas em uma coletiva, por exemplo.
Uma outra aplicação bem comum, quando não há a chance de se realizar entrevistas presencialmente, é feita através de publicação das perguntas e respostas em um artigo online ou impresso.
Isso foi empregado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, quando entrevistou Robinson Shiba, o fundador do China in Box, uma das maiores franquias de comida Oriental do Brasil.
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Tais questões, no caso, são previamente levantadas pelo assessor responsável baseado no que os jornalistas normalmente perguntam em ocasiões com assunto similar.
Ele será útil a sua franquia? Sim, pois assim como qualquer negócio, você pode optar por se utilizar da mídia como fonte de divulgação (o que aliás recomendamos que veja leia 3 dicas).
Sendo assim, vai precisar de um Q&A que te guie sobre como se portar diante dos Jornalistas.
Além dos exemplos já citados, também é possível criar uma página em seu próprio site com algumas perguntas e respostas mais frequentes (FAQ ou Frequente Asked Questions, em Inglês).
Antes de seguirmos a parte final do texto, te convido a ver esse rápido vídeo abaixo gravado durante a Feira Internacional de Franchising de Lisboa, ocorrida em 2016.
Os Benefícios de um Q&A
Provavelmente, nesse momento, você já deve ter captado algumas das principais vantagens dessa atividade. Mesmo assim, listamos abaixo algumas das mais impactantes.
- Estar preparado para lidar com a mídia e/ou prospecto
- Abre um canal de relacionamento e divulgação de seu produto ou serviço
- Se bem realizado, pode te colocar como autoridade no seu nicho de atuação. Afinal, questões bem rebatidas podem te elevar a um outro nível de conhecimento.
- Quando incluído em seu site, como mencionamos antes, ele melhora a busca pelos seus serviços ou produtos
- Podem atrair compradores
Lições aprendidas
Esperamos que, através desse artigo, você tenha entendido o quanto um Q&A bem estruturado é importante.
Pois, além de te trazer benefícios incontestáveis gerando credibilidade e alcance a sua marca; ele também te permite uma gama de aplicações e funcionalidades que podem alavancar ainda mais suas vendas.
Nesse sentido, apenas assessorias de imprensa sérias e comprometidas com a sua franquia, estão capacitadas a criar o melhor Q&A que você pode ter.
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