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Sua marca está recebendo o número de leads que a sua área de expansão necessita para bater as metas comerciais?
Não?
Nesse post eu quero mostrar para você 7 estratégias de marketing para franquias que buscam expandir suas marcas e aumentar seus leads usando a internet, veja no vídeo o que exatamente faz um consultor de marketing digital:
1. Públicos-Alvo
Toda franquia, em detrimento do modelo de negócios tem obrigatoriamente no mínimo 2 públicos-alvo:
- O Consumidor dos Produtos/Serviços
- Empreendedores/Investidores para a Franquia
Como se já não fosse complicado atender as exigências de somente um, toda franquia conta com o desafio de satisfazer ambos os públicos.
A segmentação de clientes é um processo crítico para alavancar receitas e reduzir custos, Luiz Carlos Almeida, Diretor de Vendas da Pepsico.
Depois de analisar diversos sites de franquia é fácil perceber que a grande maioria está orientada para os interesses do 1º Público: O consumidor final.
Essa prática é muito comum e com certeza não está errada, mas e a experiência do usuário do 2º Público: o Investidor?
Esse é o público que irá disseminar a marca, será seu parceiro de negócios, é ele quem irá garantir uma fonte de caixa infinito para sua marca através dos royalties e principalmente quem vai te ajudar a conquistar consumidores finais em todo o território nacional.
Para resolver essa questão é imprescindível que o seu web site seja o ponto de partida para o seu funil de vendas, orientando o seu possível lead a uma página ou até mesmo um subdomínio em que ele possa encontrar todas as informações relevantes da sua franquia.
2. Web Site
Justamente pelo fato de a grande maioria do tráfego do seu website ser proveniente de clientes finais e por ser difícil separar o joio do trigo que direcionar os seus possíveis franqueados para um subdomínio pode estrategicamente influenciar positivamente nos seus números.
Subdomínios são ramificações no seu domínio principal para diferentes seções em seu website.
Um subdomínio vai facilitar com que sua franquia seja encontrada na internet, contribuirá para um bom posicionamento orgânico, além de facilitar o entendimento do conteúdo visitado.
Segundo o próprio Google: “a experiência do usuário pode muitas vezes ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.”.
Na grande maioria das vezes uma única página de destino, com um bom design e um formulário de contato simples, com nome, e-mail e telefone, pode influenciar positivamente aumentando o número dos contatos.
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3. Credibilidade
Seria maravilhoso se todos que chegassem até o seu site entrassem em contato, ou melhor, ainda, tivessem o perfil ideal de franqueado que você precisa para bombar a sua marca não é mesmo?
Mas infelizmente no mundo dos negócios nada é assim tão simples.
Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que a confiança do consumidor no vendedor está diretamente relacionada à compra e medidas simples para demonstrar a seriedade da empresa já são suficientes para aumentar as conversões.
Uma forma simples de melhorar a qualidade dos seus leads além de ter números satisfatórios é mostrar a ele as informações imprescindíveis sobre a sua marca:
- História
- Posicionamento
- Dados de Mercado
- Vantagens
- Depoimentos de Franqueados
São alguns dos conteúdos que você pode utilizar para qualificar e passar a credibilidade necessária para que os seus leads se sentir a vontade para entrar em contato além de chegar mais bem informado para facilitar a vida do seu time comercial.
4. Redes Sociais
Muito se fala sobre hoje sobre como as redes sociais pode ajudar no relacionamento entre o cliente e a empresa.
Uma pesquisa realizada pela ComScore, consultoria especializada no universo digital, mostrou que os brasileiros estão no topo da pirâmide, quando o assunto é tempo dedicado para utilização de redes sociais, com uma média 60% maior em relação ao restante do Planeta. De acordo com os dados colhidos, atrás do Brasil estão: Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru.
Os números impressionam: em média, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais. O Facebook desponta absoluto na preferência dos usuários, como a maior rede social em número de visitantes únicos – um total de 58 milhões de pessoas, representando um alcance de 78% do total de usuários únicos do Brasil.
Agora imagine se você pudesse transformar: curtidas em clientes e mais do que isso clientes em franqueados, gostou da ideia?
A verdade é que com um bom posicionamento nas redes sociais, você pode.
Matérias na mídia adquiridas através de assessoria de imprensa, novidades sobre as lojas inauguradas, serviços e promoções exclusivas para quem acompanha sua marca são um ótimo ponto de partida.
As pessoas são movidas por provas de valor e quem não vai querer pegar carona no sucesso de uma marca confiável e que se importa de verdade com seus clientes?
5. Tráfego
O número de usuários acessando o seu site, estará diretamente ligado à quantidade de leads e que você e recebe e consequentemente quantos desses de fato irão se tornar clientes.
Se você perceber que não está atingindo todo o potencial de acessos que seu site poderia adquirir, uma estratégia de aquisição de tráfego será um ótimo ponto de partida.
Hoje existem somente 2 tipos de fontes para aquisição de tráfego:
- Orgânico (Resultados do Google e Links de Outros Sites)
- Links Patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads e etc.).
Aperfeiçoar constantemente o conteúdo do seu site para subir algumas posições nos resultados de busca do Google e compartilhar seus links com sites parceiros lhe renderá gratuitamente um aumento considerável nos acessos do seu site.
Segundo o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, a preferência dos consumidores brasileiros é pelo Google como buscador mais requisitado para as pesquisas na web. Esse índice chega a 97,98% contra 1,52% do Bing e 0,5% do Yahoo!
Muitas vezes o seu cliente acaba não encontrando facilmente aquilo que procurava e é nessa hora que uma campanha paga facilitando o acesso do seu público-alvo para as páginas sobre o seu modelo de negócios dentro nicho, se faz necessária.
6. E-mail Marketing
Agora sim está tudo indo bem, você está recebendo dezenas de leads por dia, mas nem todos acabam fechando negócio com você.
Raramente esse público estará 100% pronto para comprar de você, eles ainda não te conhecem, não tem o espírito da sua franquia no sague como você tem.
Mudar esse cenário será quase impossível se você não mantiver um contato próximo dessas pessoas.
Aproximadamente 50% dos Leads de uma empresa B2B são qualificados, mas ainda não estão no momento ideal de compra, é o que diz uma pesquisa do instituto Gleanster Research. E é para estimular o interesse desse contato que já realizou uma primeira interação e conduzi-lo de forma mais suave para a etapa seguinte do funil de vendas, que algumas empresas estão investindo em campanhas de Nutrição de Leads com o objetivo de impulsionar as vendas.
Uma ferramenta de disparos de e-mails pode ser muito útil nesse momento, se coloque no lugar dessas pessoas e tente pensar o que elas ainda precisam saber para comprar de você e simplesmente diga a elas o que elas de fato querem ou precisam saber.
7. Conteúdo
Mas antes de sair falando qualquer coisa, você deve conhecer seu público-alvo. Quanto mais específicos seu conteúdo puder ser: melhor.
Segundo uma pesquisa realizada esse ano pela rockcontent 70% das empresas que utilizam estratégias de conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais leads.
E é por isso que você deve pensar como um cliente seu pensaria: você se tornaria franqueado da empresa que está sempre perto de você te ensinando coisas novas ou daquela empresa que só mandou uma simples apresentação e ficou esperando que você entrasse em contato?
Pois é o seu cliente é exatamente como você, ele compra o que ele conhece o que ele acredita e confia, e é por isso que nunca é demais entregar valor ao seu cliente, quanto mais valor você entregar menos ele irá se importar com o seu preço.
Mantenha um Blog da sua empresa atualizado e com novos conteúdos para os seus possíveis franqueados, aproveite as mídias sociais e o e-mail marketing para distribuir seus conteúdos e aumentar ainda mais os acessos ao seu site.
Conclusão
Ter sucesso no Marketing Digital não é simples como a maioria dos empresários pensa, leva tempo e dedicação, mas acima de tudo, se trata de entregar para os clientes o valor que eles realmente procuram.
E se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como coloca-las em prática, inscreva-se para receber mais conteúdos como este ou entre em contato com o nosso time de Consultores de Marketing, com certeza eles terão uma estratégia personalizada para sua empresa e seu nicho de atuação.
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