Quantcast

Empresário brasileiro está otimista para o último trimestre, aponta MGA Press

Tempo de leitura: 2 minutos

Para este final de ano, resolvemos fazer algo diferente: mapear como estão as expectativas dos empreendedores brasileiros com relação aos negócios. Para isso, elaboramos uma pesquisa e obtivemos mais de 140 respostas desses profissionais.

Apesar das adversidades que o setor enfrenta — sobretudo econômico, nos últimos meses — o clima de otimismo predomina. Dos entrevistados, 65,70% responderam que acreditam que o final do ano será positivo. O percentual de indivíduos que enxerga o oposto, isto é, que a época não renderá bons frutos é de 7,9%. A pesquisa da MGA Press abordou outros temas do ecossistema do empreendedorismo e tem 90% de confiança.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Perfil do empreendedor brasileiro

    De acordo com a pesquisa, atualmente, a maior parte dos profissionais que empreendem no Brasil tem entre 25 e 35 anos. Além disso, o cenário ainda é predominantemente masculinos. Eles totalizam 82% contra 18% que estão nesse desafio.

    Outro fator interessante que o estudo mostrou é que as microempresas (com até 9 funcionários) dominam com 55,4%. Quando o aspecto é o segmento do negócio, serviço e tecnologia são maioria, com 32,9% e 27,1%, respectivamente.

     

    Problemas a enfrentar

    Para 51,1% dos entrevistados, o maior problema para empreender no Brasil é a alta carga tributária. O segundo entrave, apontado por 17% dos empreendedores, está em encontrar mão de obra qualificada. Já obter crédito é visto como um empecilho para 12%.

    De fato, os gastos com impostos usualmente são citados por gestores, em palestras e eventos, como uma dificuldade para quem deseja investir na própria empresa. Nesse sentido, a pesquisa da MGA Press vem para concluir algo que já é bastante falado, inclusive pela mídia.

    Fontes de inspiração

    O nosso estudo também não poderia deixar de tratar das inspirações para os empreendedores. Afinal, quem os profissionais almejam ser? De qual área são? Como começaram? Entender a história por trás de um negócio é a melhor maneira de criar coragem para abrir um — e chegar mais perto do sucesso!

    O empreendedor e filantropo Elon Musk foi uma das influências mais citadas pelos participantes. Além dele, a pesquisa recebeu nomes como Abílio Diniz, Silvio Santos, Jorge Paulo Lemann e Steve Jobs.

    Mas, diante de tantos desafios e suor, será que vale a pena investir? A nossa pesquisa perguntou aos participantes se eles indicariam para as pessoas que investissem. Para 93,5% dos empreendedores, a resposta é sim.

    Apesar de todas as adversidades, pensar em um projeto, colocar a mão na massa e fazer toda uma equipe alcançar o mesmo objetivo, pode ser muito gratificante. Por esse motivo, esses profissionais podem até ter um dia ruim, mas não uma perspectiva negativa. Prova disso é que mais de 60% acredita que o ano terminará muito bem.

    Se depender da assessoria de imprensa digital da MGA Press, o sucesso pode estar mais próximo do que você imagina. Quer saber o que podemos fazer pela sua empresa? Agende uma conversa conosco! Teremos o maior prazer em conhecer você e os seus projetos!

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.