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Independente do setor, todas as empresas desejam que os clientes cheguem até elas, não é mesmo? Antigamente, as companhias eram mais distantes dos consumidores, e precisavam anunciar nos jornais ou, o que ainda mais comum, entregar panfletos de porta em porta.
Essa estratégia não deixou de ser usada, mas não está mais isolada. As empresas que realmente desejam melhorar os resultados têm utilizado duas ou mais táticas para aumentar o fluxo de clientes.
Cartões de visitas
Para quem costuma frequentar eventos e feiras, é indispensável andar com um cartão de visitas no bolso. Isso ajudará os possíveis clientes a retornarem caso tenham interesse em fechar uma parceria.
Materiais gráficos
Os panfletos continuam sendo importantes, principalmente para mostrar a oferta de produtos. Por ser algo mais palpável, esse tipo de material pode ser usado para que os clientes conheçam o que de fato a empresa produz, ajudando-os na escolha.
Ações especiais
Para quem já tem clientes mais frequentes, é possível fazer ações pontuais para fidelizá-los. Sabe quando uma pizzaria anuncia uma promoção em que a cada 10 selos juntados ganha-se uma? A ideia funciona dessa forma. Além de outro produto, um brinde também pode ser oferecido para atrair a atenção dos consumidores e divulgar a marca para quem não a conhece.
Mídia espontânea
Já imaginou a sua marca ser divulgada em um veículo de grande imprensa ou portal bastante acessado? Isso não é privilégio apenas de empresas já reconhecidas. As empresas de assessoria de imprensa são capazes de elaborar pautas e negociar com os jornalistas para fazer a publicação. Além de isso ser bastante positivo para a imagem da empresa, é um investimento baixo, uma vez que essa aparição na imprensa não é paga.
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Influenciadores
Cada vez mais comuns, os influenciadores digitais são os “garotos-propaganda” da vez. Eles podem ser atores, cantores, apresentadores ou até mesmo personalidades que se destacaram na internet. Nesse caso, a assessoria da empresa faz a ponte, e envia o conteúdo que será publicado em nome da personalidade. Como o público confia mais em quem conhece e gosta, essa estratégia tem sido muito assertiva.
SEO
Ter um site é o mínimo para as empresas que desejam se destacar na internet. Com o grande número de páginas que existem na rede, é preciso apostar em algumas estratégias mais específicas para que o site apareça “mais facilmente”.
No Google, quando um usuário faz uma pesquisa, os resultados não são aleatórios, nem a ordem em que aparecem. Os principais sites utilizam de SEO (Search Engine Optimization), que consiste em adequar as páginas para as buscas. Outra estratégia diretamente relacionada a isso é aumentar a relevância dos sites, a partir de links estranhos.
Em virtude disso, o Link Building é uma eficaz forma de melhorar o posicionamento do site da empresa, aumentando o tráfego de clientes para a empresa. E aumento dos acessos está diretamente ligado a um maior número de negócios fechados.
Anúncios pagos online
É possível ainda veicular anúncios online no Google e no Facebook, para determinados públicos. Essa estratégia pode trazer bons resultados, desde que a publicidade seja bem elaborada. No entanto, ela exige mais cuidados, pois tem um custo maior.
As empresas focadas em marketing digital costumam trabalhar com ferramentas, como Google Adwords, que ajudam a identificar as palavras-chaves e as oportunidades na internet. Existem diversos tipos de anúncios, sendo que cada um funciona melhor para um tipo de produto ou serviço.
E-mail marketing
Para quem deseja ter uma base de dados, vale a pena disponibilizar uma ferramenta de captura no site. Com essas informações, a empresa pode desenvolver propagandas direcionadas ao público, por meio do e-mail marketing. Dessa forma, é possível criar uma jornada de compra, desde o momento que o usuário conhece o produto até a tomada de decisão.
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