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Atualmente, a publicidade, a propaganda e o marketing de qualquer marca, produto ou serviço precisa se adequar não só à dinâmica do mercado, mas aos meios de comunicação onde a voz institucional circula.
E esses meios são muitos: variados, segmentados, e, principalmente, repletos de particularidades que devem ser cuidadosamente analisadas e exploradas de acordo com os anseios de um público-alvo cada vez mais crítico, seletivo e engajado.
Depois do planejamento da identidade de marca, a comunicação corporativa precisa ser cuidadosamente elaborada por especialistas, independentemente se as ações para divulgação de empresas serão tomadas nas mídias online ou offline.
Por sorte, as ferramentas disponíveis para essa finalidade estão cada vez mais acessíveis e apuradas, principalmente para quem reconhece a importância da comunicação empresarial em um ambiente competitivo e acirrado como o mercado brasileiro. Vamos falar sobre três das mais poderosas delas.
Assessoria de imprensa
Uma boa assessoria de imprensa é indispensável por razões estratégicas que vão muito além da geração de mídia espontânea ou de uma possível gestão de crise.
Além melhorar consideravelmente a imagem de uma marca e estreitar suas relações com a imprensa (jornais, revistas, rádios, TV, portais online, entre outros), uma agência de assessoria de imprensa também é parte fundamental de ações de marketing que podem resultar em grandes cases de sucesso.
As ferramentas de assessoria de imprensa são extremamente dinâmicas e plurais, e criam um impacto polifônico junto as mídias e ao público.
Vale lembrar que uma notícia, nota, ou mesmo menção de uma marca em veículos de comunicação confiáveis e renomados transformam uma empresa em uma autoridade dentro e fora de seu nicho.
Marketing de Influência
A publicidade boca a boca de ontem, se transformou, sem a menor sombra de dúvidas, no marketing de influência.
Essa abordagem, relativamente nova e muito bem sedimentada nas mídias online, utiliza como meio de divulgação um indivíduo – ou influencer – capaz de interferir diretamente na decisão de compra, graças a sua notoriedade e reputação dentro de um determinado assunto, segmento cultural, campo intelectual, midiático ou mesmo no meio artístico e do entretenimento.
De acordo com dados apresentados pela Entrepreneur, a propaganda pura simples vem perdendo seu alcance, e consequentemente sua força junto ao público, já que atualmente 41% dos internautas contam com algum tipo de bloqueador de anúncios em seus computadores e dispositivos móveis.
Além disso, a maioria esmagadora dos consumidores analisados (92%) afirma que confiam mais nas recomendações de produtos feitas por pessoas e não pelas marcas. Segundo o ranking “Os Influenciadores de 2017 – Quem Brilha na Tela dos Brasileiros”, elaborado pelo Instituto Provoker a pedido do Google, os youtubers estrelam o escalão dos maiores influenciadores do público brasileiro entre 14 e 34 anos de idade, junto a atores, apresentadores e celeridades.
O primeiro no pódio dos influencers nacionais é Whindersson Nunes, youtuber que atingiu a notável marca de 23 milhões de inscritos em seu canal.
Até mesmo os micro-influencers (indivíduos que contam com 5 a 100 mil seguidores no Instagram) têm um importante papel quando o assunto é o marketing de influência moderno.
De acordo com o perfil traçado pela plataforma Squid, esses influenciadores menores (e monetariamente mais acessíveis) podem se tornar personagens efetivos para que marcas estabeleçam estratégias de marketing mais orgânicas, criando uma comunicação mais autêntica e abrangente com um público mais segmentado.
Google Adwords
Ferramenta indispensável para o desenvolvimento do marketing de conteúdo, o Google Adwords ainda é uma dos meios mais simples e acessíveis para quem precisa anunciar e divulgar produtos e serviços.
Isso porque seu bom desempenho nas ações de divulgação e marketing estão estritamente atreladas ao desejo do público. Afinal, quando alguém faz uma busca orgânica no Google está, naquele exato momento, procurando a solução para um problema, querendo sanar dúvidas sobre produtos e serviços.
E é exatamente neste ponto que a exibição estratégica de um link patrocinado e exibido pelos resultados de buscas do Google trará um maior fluxo de visitantes para um site, gerando não só um aumento no tráfego, como também impulsionará um aumento nas vendas e na receita de produtos e serviços.
Além de acelerar o retorno nos investimentos em publicidade direta, o Google Adwords é um recurso adaptável as mais diferentes faixas de orçamento para essas ações.
De acordo com sua própria descrição, os usuários podem fazer uma inscrição gratuita na plataforma e só ter custos com a mesma quando a publicidade for realmente efetiva, ou seja, quando os usuários interagem com o anúncio.
Porém, o Google Adwords, apesar de sua simplicidade como recurso, demanda uma boa carga de conhecimentos técnicos, tanto para sua operação cotidiana quanto para surtir bons resultados dentro de estratégias de marketing e propaganda.
Vale a pena aprender sobre suas funcionalidades sem abrir mão de especialistas que possam direcioná-lo de forma assertiva durante sua rotina operacional.