Assessoria de imprensa faz Link Building? Entenda esse assunto

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Depende. A assessoria de imprensa e o Link Building têm muito em comum. Mas nem todas as agências oferecem esse novo serviço. Enquanto a assessoria trabalha para a exposição na mídia, a outra estratégia, além da exposição, visa o posicionamento no Google.

Nos de hoje, não basta ser bem falado na imprensa e ter cases interessantes. É importante que o seu público te encontre nos buscadores. Já pensou se uma pessoa digita “loja de bolsas” e encontra o seu negócio, sem que você pague a mais por isso? Neste artigos vamos explicar como isso funciona.

O que importa é a mídia espontânea

Tanto a assessoria de imprensa quanto o Link Building são focados na mídia espontânea. Para quem não sabe, isso significa que o objetivo não é pagar por um espaço, como na publicidade, mas aparecer por ter um conteúdo relevante.

Quer só um exemplo de como isso acontece? Quando um assessor divulga uma pauta de interesse para o público e o jornalista a divulgar — ou, o que é melhor — faz uma matéria a partir disso, incluindo entrevista — isso é espontânea. Porém, quando um publicitário negocia um espaço no jornal, é mídia paga.

Óbvio que não existe uma estratégia de economia melhor que outra, pois elas são complementares. Mas é nítido que a mídia espontânea é vista como mais confiável pelo público, por ser mais informativa. Além do mais, ela oferece um maior custo-benefício ao empreendedor, que nesse caso só paga a mão de obra e não a veiculação em si.

Contato com a mídia

Como visto, outro fator em comum entre os assessores e os link builders é o contato com a mídia. Aliás, é por esse motivo que algumas agências de assessoria estão começando a investir no outro serviço.

A diferença é que, geralmente, os assessores negociam as pautas com veículos tradicionais, incluindo jornais impressos, revistas, televisão e site. Por sua vez, o Link Building só serve para a internet, pois é focado na divulgação de links.

Por causa dessa semelhança na forma de trabalho, um assessor está apto a atuar como link builder. Afinal, ele já possui habilidades de relacionamento, criatividade para pensar em pautas e boa escrita.

Porém, a estratégia de Link Building exige algumas outras capacidades, como:

  • Identificar páginas com alto PageRank;
  • Escolher palavras-âncora relevantes;
  • Saber o que é DoFollow e NoFollow,
  • Utilizar ferramentas de monitoramento dos links.

Trabalho com marketing

No caso do Link Building, é imprescindível que os profissionais atuem diretamente com o marketing do cliente. Como a publicação de links envolve outros fatores além do conteúdo — relacionados com o próprio site — o Link Building traz os melhores resultados quando a página de destino é bem otimizada.

Portanto, uma assessoria pode, sim, fazer Link Building. No entanto, ela deve estar por dentro de assuntos relacionados com o marketing e trabalhar com essa equipe.

Assim como a assessoria de imprensa não é simplesmente publicar releases, o Link Building não é apenas postar conteúdos com links para qualquer página. Existe um estudo e estratégias por trás disso. No caso da divulgação de links, isso passa pela escolha das palavras-âncoras, URL de destino, hospedagem em sites bem rankeados, etc.

Sabia que a MGA Press é uma assessoria que faz Link Building? Oferecemos esse serviço desde o ano passado e já ajudamos diversos clientes a ficarem melhor posicionados no Google. O resultado disso tudo? Mais visibilidade, autoridade e negócios fechados para eles!

Entre em contato conosco para saber mais sobre a assessoria de imprensa e Link Building que desenvolvemos. O seu negócio merece essa estratégia!

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