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Você está satisfeito com a comunicação dentro da sua empresa? Se não, o que gostaria de mudar? Provavelmente, você deve ter levantado um ou mais aspectos, certo? Afinal, sempre é possível melhorar o relacionamento entre os colaboradores e da empresa com o público.
A sorte é que hoje em dia existem excelentes recursos que você pode utilizar no ambiente de trabalho. Confira algumas dessas ferramentas e estratégias comunicacionais:
1- Intranet
A intranet funciona como uma espécie de portal de notícias apenas para os funcionários. Lá, todos podem ter acesso às novidades, como novos contratos ou clientes, treinamentos e eventos especiais. Isso facilita a rotina da empresa e substitui muito bem os murais, onde não é possível divulgar grandes conteúdos.
2- Manual do colaborador
Quer padronizar o trabalho de todos os seus colaboradores? Então, é importante que você tenha um arquivo especial, com todas as regras da empresa e práticas adotadas. Mesmo que no site do seu negócio haja uma página com a política interna, isso é muito superficial para o dia a dia. É comum os funcionários questionarem se há um dress code a seguir e se há trabalho nas emendas de feriados, por exemplo.
3- Videoconferência
Você não precisa mais adiar uma reunião importante, apenas porque alguém está em uma viagem de trabalho. Embora os encontros presenciais continuem sendo o jeito mais fácil de se comunicar, as videoconferências podem ajudar a cobrir os desencontros do dia a dia e, por isso, não podem ser desprezadas.
4- Slack
Assim como o GTalk, o Slack é um chat que permite a troca de mensagens. O mais interessante dessa plataforma é que ela permite separar canais de conversas com diferentes pessoas. Vamos supor que você tenha quatro clientes. É possível criar conversar apenas com os colaboradores envolvidos em cada tarefa.
Além disso, o Slack pode ser integrado a outras plataformas, como WordPress e Trello, para o fácil compartilhamento de arquivos. Vale a pena testar esse recurso para garantir a efetiva comunicação interna e externa da empresa.
5- Workplace
O Workplace é uma plataforma do Facebook desenvolvida especialmente para o mundo dos negócios. Com a mesma aparência da popular rede social, o Workplace permite compartilhar notícias, mensagens e imagens.
A ferramenta foi pensada para dar voz a todos os funcionários e funciona de maneira muito similar ao Facebook. O novo serviço conta com as mesmas funcionalidades da grande rede social, como mural, chat, grupos, que podem ser divididos de acordo com um tema ou projeto e até transmissões ao vivo. Aos poucos, as empresas estão descobrindo a ferramenta, que é totalmente gratuita e muito fácil de usar.
6- Fóruns
Apesar de parecerem antigos, os fóruns são ótimos canais para tirar dúvidas com outros funcionário. Mas, então, por que não utilizar simplesmente o chat? Nos bate-papos e e-mails, as informações trocadas podem ser facilmente perdidas. Além do mais, um profissional pode ter a mesma dúvida de outro. E é importante que haja um espaço destinado apenas para perguntas e respostas.
7- Caixa de sugestões
Quer saber o que os seus funcionários pensam da sua gestão e da empresa, receber ideias novas e críticas para melhorar? Em vez de apenas perguntar para a equipe, em uma reunião por exemplo, você pode propor uma caixa de sugestões.
A caixa pode ser de verdade, isto é, de papelão ou um alguma ferramenta on-line. O ideal é que a estratégia adotada garanta o sigilo de quem deu a opinião, se a pessoa quiser. Assim, muitos colaboradores se sentirão muito mais à vontade para falar da empresa, sem medo de causar algum desconforto ou até mesmo ser demitido.
Esteja aberto para o que a sua equipe tem a dizer e tenha a certeza de que você só terá a ganhar com isso. Compartilhe mais as novidades dos negócios com todos, para que os colaboradores vistam, realmente, a camisa da empresa.
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