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Setor de serviços: 6 dicas para fazer bons negócios na Black Friday?

Tempo de leitura: 8 minutos

Faltam poucos dias para a Black Friday e, para faturar alto, as empresas já começaram as estratégias para aproveitar essa, que é uma das datas mais importantes para os mais diversos setores do varejo e também o segmento de serviços.

Aliás, nos últimos anos, esse setor também tem adotado a data como uma estratégia para fomentar as vendas e fechar novos negócios. 

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus em todo o país e o retorno das atividades econômicas de uma forma mais sólida, a expectativa é que a edição de 2021 da Black Friday quebre recordes e apresente um alto faturamento. 

Quer saber como se destacar na Black Friday e potencializar as suas vendas? Então, vem com a gente e encontre as 6 melhores dicas de como se destacar e vender nesta data promocional. Confira!

Origem da Black Friday?

Mas antes de começarmos a falar sobre as estratégias mais eficientes para bombar na Black Friday, você sabe qual a origem desta data promocional e como ela ganhou força, sendo considerada uma das datas mais importantes para o varejo e setor de serviços?

Tradicionalmente, depois da passagem do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, o comércio do país marcava o início de vendas para o Natal e festas de fim de ano com promoções e descontos. 

Dessa forma, com a adoção dessa campanha de vendas, a próxima sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças tornou-se uma verdadeira febre entre os lojistas, a partir de 1950.

Porém, ela tornou-se realmente popular somente nos anos 80, influenciando o comércio de outros países do mundo. 

No Brasil, a Black Friday começou a ser promovida somente em 2010 e, desde então, vem ganhando mais força, alcançando números espetaculares.

Expectativas para a Black Friday 2021

Segundo um levantamento feito pela Conversion, agência especializada na ferramenta de SEO (Search Engine Optimization), a intenção de compra do consumidor brasileiro durante a edição da Black Friday de 2021 deve chegar a 87,75%, ou seja, 14,7% a mais do que em 2020.

Além disso, o relatório Neotrust/Compre&Confie revelou também que a Black Friday foi responsável por 7,6 milhões de compras nos e-commerces brasileiros em 2020, o que representa um aumento de 31% em relação ao ano de 2019, mesmo em ano de pandemia.

Outro estudo, desta vez, feito pelo UOL revelou ainda que 47% das pessoas pretendem comprar por meios digitais durante a edição de 2021. 

Setor de serviços adere à campanha promocional.

Com o sucesso das vendas do varejo na campanha da Black Friday, nos últimos anos, o setor de serviços também tem aderido à data promocional, oferecendo descontos exclusivos na data e benefícios, para fomentar as vendas e fechar bons negócios. 

Dessa forma, se você tem um uma franquia, startup, clínica ou empresa ligada ao setor de saúde, construção, etc, saiba que essa data pode ser uma boa oportunidade para aproveitar a animação dos consumidores que querem garantir boas compras e ótimos negócios. 

Como se destacar durante a Black Friday: 6 dicas

Não tem como fugir: se você quer se destacar durante a data promocional, seja uma empresa de varejo ou serviço, saiba que é preciso seguir algumas estratégias para não ficar para trás e ganhar a atenção do seu consumidor. 

Quer saber quais são essas estratégias? Então, dá uma olhadinha em 6 dicas infalíveis para vender e fechar os melhores negócios na Black Friday!

1 – Foco no consumidor

A estratégia número 1 é focar no consumidor e colocá-lo sempre no centro das suas ações.

Hoje em dia, com a oferta dos mais variados produtos e serviços, a sua marca precisa ser certeira e fisgar o coração do seu consumidor. 

Por isso, desenvolva estratégias que vão ao encontro dos interesses, necessidades e preferências dos seus consumidores. Antes do evento, faça pesquisas nas redes sociais para descobrir o que seu cliente quer ver em promoção na Black Friday.  

 

Ofereça diferenciais em relação aos seus concorrentes e vantagens, como parcelamentos, brindes, anuência de mensalidades, testes grátis, descontos significativos em produtos e por aí vai. 

2 – Atendimento

E seguindo a mesma política de foco no consumidor, o atendimento eficiente, gentil e ágil é primordial ao longo do ano, mas especialmente, durante a Black Friday.

 

Afinal, sua equipe de atendimento é a linha de frente com o seu cliente para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, resolver problemas e tudo que seu consumidor precisa antes ou depois da data promocional

 

Lembre-se que o atendimento é um setor que tem uma alta responsabilidade na retenção do cliente. 

3 – Oferta agressiva

Não adianta oferecer descontos de 5% na Black Friday, pois, o objetivo dessa campanha promocional é oferecer ofertas agressivas. 

Antes de começar a Black Friday, os consumidores já estão de olho naquela compra que deseja fazer, estudam marcas e pesquisam com bastante antecedência para, assim, fechar aquele negócio com uma boa vantagem financeira. 

Dessa forma, é importante sua empresa se programar, analisar o orçamento e a margem de desconto que pode oferecer durante a data promocional. A regra é apertar o caixa e oferecer uma promoção vantajosa para atrair os seus clientes. 

Se você tem uma escola de inglês, por exemplo, uma boa dica é antecipar-se ao mês de janeiro, uma época em que as buscas aumentam para disponibilizar preços vantajosos ou um desconto considerável da matrícula.

Outra dica tanto para o setor de varejo como de  serviços é trabalhar com a estratégia de escassez, ou seja, uma promoção que só acontecerá naquela data, provocando o interesse do seu cliente e estimulando-o a fechar o negócio. 

4 – Ofereça vantagens maiores para sua base de clientes

Você sabia que é muito mais barato vender para seu cliente do que para um consumidor que ainda não faz negócio com a sua marca? Isso mesmo!

Segundo o famoso consultor de marketing norte-americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. 

Então, além de investir para atrair novos clientes, se relacionar e fazer negócios com pessoas que já estão na sua base custam muito menos. 

Por isso, o ideal é desenvolver estratégias direcionadas para esse público com ofertas ainda mais vantajosas ou benefícios como, por exemplo, oferecer novas funcionalidades de um software gratuitamente durante um período experimental. 

Você pode ainda abrir o acesso para alguns recursos do seu software que o cliente ainda não contratou, fazer análises especializadas, diagnósticos exclusivos e por aí vai. 

Oferecer condições e descontos vantajosos para as pessoas que já são suas clientes podem gerar boas vendas e também oportunidades futuras de negócios. 

5 – Invista em anúncios

Durante a Black Friday, a concorrência para ganhar a atenção do seu consumidor é alta. Por isso, invista em anúncios pagos nas redes sociais, como Facebook, Instagram e no Google não somente na Black Friday, mas em um período anterior ao evento promocional. 

O objetivo é ampliar a visibilidade da sua marca e mostrar ao seu cliente que sua empresa participará da campanha de promoção com ótimos descontos e ofertas vantajosas. 

6 – Assessoria de Imprensa

Para fazer sucesso nesta data, saiba que você precisa ser conhecido pelo seu público não somente nas redes sociais, mas de um modo geral. 

E a melhor forma para garantir uma boa visibilidade para vender ao longo do ano, mas também durante a Black Friday é contar com uma assessoria de imprensa, que ajude a sua marca a aparecer nos principais veículos de comunicação do país. 

Se você não entende o porquê esse profissional é tão importante, mesmo na era das redes sociais e sites, saiba que hoje em dia, a reputação e a credibilidade são essenciais para que as pessoas comprem de uma marca. 

Uma empresa que aparece na televisão ou em sites de notícias gera uma confiança maior no seu público, além de despertar interesse de consumidores que ainda não conhecem a sua empresa. 

Uma assessoria de imprensa não trabalha apenas durante o evento, mas de forma contínua para que sua marca esteja sempre em evidência nos veículos de imprensa e também digitais. 

Esses profissionais são responsáveis por desenvolver um plano de comunicação, releases e divulgação, relacionamento com jornalistas, conseguir entrevistas, auxiliar em eventos e muito mais. 

Vale lembrar que a assessoria de imprensa é um serviço que garante bons resultados e a visibilidade que a sua marca precisa em médio e longo prazo de uma forma sólida, consistente e prolongada.  

Portanto, esse tipo de comunicação é ideal para as empresas que adotam estratégias consistentes para manter a imagem da empresa sempre em alta, especialmente, em uma data promocional tão importante como essa. 

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