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É provável que o termo “assessoria de imprensa” seja um velho conhecido seu, mas talvez você não saiba exatamente o que ele significa.
Mas fique tranquilo, você não é o único! Esse conceito é relativamente novo e muitos não entendem completamente para que serve uma assessoria de imprensa, inclusive.
Além disso, existe um forte debate sobre objetivo final desse tipo de assessoria: vendas ou para o branding de uma organização, independentemente de seus nicho e de seu fim.
Você está na dúvida sobre para que serve uma assessoria de imprensa e gostaria de se informar mais a respeito, entendendo se ela é mais funcional para vendas ou para branding? Não tem problema, confira então a seguir o que nós temos a te contar!
Afinal, para que serve assessoria de imprensa?
Talvez o que faça com que muita gente se questione para que serve uma assessoria de imprensa é o fato de que continuamente aparecem novos nomes para denominar essa função.
Você provavelmente já viu ou até já pensou que assessoria de imprensa era o mesmo que search engine, que publicidade, que marketing digital e até que relações públicas, não é mesmo?
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Se isso aconteceu, não se culpe, porque é absolutamente normal que isso aconteça. O mercado lança novas funções e as compara sem muita cautela, e com isso quem não é do meio naturalmente se confunde e se atrapalha.
Definamos então de forma clara e concisa o que é uma assessoria de imprensa! Quem cumpre esse trabalho cria uma ponte entre as organizações e os meios de comunicação, com a ideia de torná-lo mais conhecido de seu público alvo.
Desse modo, a instituição em questão vai aparecer em jornais, em revistas, em programas de televisão e, considerando os tempos atuais, até mesmo em blogs ou canais do YouTube!
Em termos mais específicos, podemos dizer que a assessoria de imprensa gerencia o fluxo de informações que a mídia passa a ter sobre aquela empresa ou organização.
Como funciona uma assessoria de imprensa na prática?
Ok, provavelmente você já tem uma noção agora de para que serve uma assessoria de imprensa, mas ainda precisa compreender se ela é mais voltada para vendas ou para branding.
Para que isso aconteça, vale a pena desenvolver uma compreensão maior sobre como esse serviço funciona. Digamos que você é dono de uma empresa, que está lançando um produto único no mercado.
Obviamente você deseja que todos o conheçam, que todos tenham ciência da originalidade, funcionalidade e da validade da sua criação, até porque, como as pessoas poderão consumi-la se não a conhecerem?
Dentro dessa situação, caberá a assessoria de imprensa desenvolver um press release desse seu produto, que servirá para explicar como ele é, o que ele oferece de bom e quais são os seus diferenciais dentro desse nicho de mercado.
A partir do momento que esse press release estiver pronto, é hora dele ser enviado para os mais diversos meios de comunicação, que, como comentamos anteriormente, podem ser desde jornais e revistas, até blogs e canais do YouTube.
Quando ocorrer o recebimento desse press release, caberá aos responsáveis por esse meio de comunicação julgar se esse tema é interessante ou não para o seu público, e se eles decidirem que sim poderão criar conteúdo em cima do seu novo lançamento, o que fará com que seu produto acabe sendo conhecido por mais gente, tendo assim mais possibilidade de aceitação e de venda.
Talvez agora você esteja se perguntando se de fato caberá somente ao meio de comunicação definir se vai criar conteúdo que tenha o seu produto como pauta, e a verdade é que sim.
A assessoria de imprensa jamais paga por matérias que forem publicadas, até porque não é essa a sua função. A ideia é que o press release e todo material que ela desenvolver em torno da sua empresa sejam suficientemente bons para que os meios de mídia se interessem em falar sobre seu negócio.
Sendo assim, podemos dizer que a assessoria de imprensa é voltada para vendas?
Bom, a essa altura do campeonato você já deve estar pensando que a resposta para a pergunta “para que serve uma assessoria de imprensa?” é certamente “vendas”, não é mesmo?
De certo modo podemos dizer que sim, que a assessoria de imprensa tem a função de ajudar uma empresa a vender mais de seus produtos e serviços, independentemente de quais eles possam ser.
Agora, isso não quer dizer necessariamente que essa seja a sua única função. Até porque, se fosse esse o caso, uma organização poderia contratar uma assessoria de imprensa apenas quando fosse lançar algum novo produto ou novo serviço no mercado.
É claro que algumas empresas se comportam exatamente dessa forma, mas a questão é que isso acaba sendo um desperdício, porque a assessoria pode servir também para melhorar o branding do seu negócio!
Não sabe o que é branding? A gente explica: trata-se, basicamente, de fazer a gestão da sua marca diante do mercado. Com um branding bem feito, os seus produtos e serviços vão ser muito mais procurados, cobiçados e consumidos do que o das suas concorrentes, e que empresário não deseja isso?
O branding, aliás, não serve apenas para gerar desejo em torno do que o seu negócio oferece, mas também para aumentar o seu valor no mercado. Ainda que o seu produto ou serviço assemelhe-se demais ao da sua concorrência, a tendência é que o público aceite pagar mais pelo que você oferta se o branding da sua marca for bem desenvolvido.
Vemos isso o tempo todo com marcas de variados nichos. Em termos de tecnologia, a Apple fez com que seus produtos valessem muito mais graças a um branding muito bem executado, e o mesmo podemos dizer da Nike, em termos de roupas e calçados esportivos, e da Gillette, para barbeadores descartáveis, para citar apenas alguns exemplos bastante icônicos.
Então cuidar do branding de um negócio é algo que os assessores de imprensa devem fazer?
De forma alguma! Ainda assim, é absolutamente natural que ocorra esse tipo de confusão, mas é importantíssimo dizer que o branding de uma marca não é algo que cabe a assessoria de imprensa fazer.
Quem gerencia o branding de um negócio, seja ele qual for, é um profissional preparado para exercer as funções de marketing para as organizações, e um assessor de imprensa não faz isso, até porque normalmente é formado em outra área de interesse, que é o Jornalismo.
O que a assessoria de imprensa faz é basicamente gerenciar a sua marca dentro do mercado, a partir das diretrizes de branding que forem definidas, mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que a partir do momento que o nome da empresa for escolhido, o seu logotipo for definido, o seu slogan for lançado e a sua identidade visual for atribuída, vai ser a hora de determinar os seus valores e ambições, e o próximo passo, claro, é ir para o mercado.
É aí que respondemos mais uma vez a questão sobre para que serve uma assessoria de imprensa, porque sim, “branding” faz parte dessa resposta, uma vez que esses profissionais não são diretamente responsáveis por essa parte do negócio, mas auxiliam para que ela ocorra da melhor forma possível dentro do cenário mercadológico.
Cabe ao assessor de imprensa fazer comunicados em nome da empresa para os mais diversos meios de comunicação, só para começar, mas é ele também que faz com que o seu negócio (e consequentemente seus produtos e serviços) estejam presentes nessas mesmas mídias.
Além disso, vai ser ele quem vai ajudar a administrar momentos de crise, que podem abalar a imagem da sua organização, vai ser ele também que vai auxiliar na divulgação das ações sociais que a empresa estiver desenvolvendo e, claro, vai estar lá para apoiar eventos relacionados a sua instituição.
Então dá para dizer que a assessoria de imprensa serve tanto ao branding quanto às vendas de um negócio?
Exatamente! Essa é, provavelmente, a definição mais acertada. Não dá para dizer que a assessoria de imprensa serve apenas para fazer com que os produtos e serviços de um negócio sejam mais conhecidos e, consequentemente, vendam mais, assim como não podemos cravar que ela se destina apenas a auxiliar o trabalho de branding de uma marca.
A assessoria de imprensa consegue ajudar em todos esses propósitos, fazendo com que uma organização se torne mais reconhecida pelo público e ao mesmo tempo mais desejada por ele, o que fará com que seus produtos e serviços sejam mais consumidos e dará a chance da empresa lucrar e crescer mais a cada dia.
Dá para dizer, inclusive, que sem a assessoria de imprensa seria muito difícil para um negócio se destacar hoje em dia no mercado, sendo mais aceito dentro da mídia e mais acessado pelos consumidores.
Atualmente, a concorrência em todos os nichos é muito grande e mesmo quando você tem em mãos um produto incrível, que tem tudo de revolucionário e de único, é difícil conseguir se mostrar para o seu consumidor em potencial e provar o seu valor, a sua importância.
Além disso, por mais que você tenha um branding muito bem desenvolvido, é preciso também fazer com que o mercado o entenda e o reconheça, e nesse caso o assessor também se mostra igualmente fundamental.
Sendo assim, vale a pena sempre contar com uma equipe de assessoria de imprensa para o seu negócio prosperar e se tornar cada vez mais reconhecido e desejado dentro do mercado!
A importância da assessoria de imprensa em exemplos práticos
Agora que você já sabe para que serve uma assessoria de imprensa, deve estar se perguntando como uma empresa pode se beneficiar dela na prática, no dia a dia, para decidir se vale a pena ou não investir nesse serviço, certo?
Bem, vamos apresentar para você um case de sucesso: A Lava & Leva Lavanderia! Essa franquia de lavanderias é comandada pelo Fernando Martins, e nos últimos anos vem conquistando cada vez mais espaço no mercado.
Hoje o negócio já conta com mais de 300 unidades em todos os cantos do Brasil e oferece um serviço de altíssima qualidade para os seus clientes, se diferenciando das concorrentes porque permite que o pagamento ocorra mensalmente, através de um plano que variará de acordo com o consumidor em questão.
O Fernando procurou a MGA Press em Setembro de 2015, quando a Lava & Leva Lavanderia ainda contava com apenas 60 lojas no país, e o seu desejo era de crescimento, que ele entendia que poderia ocorrer através dos serviços de uma assessoria de imprensa especializada.
Sua ideia era tornar a marca mais conhecida no mercado e posicioná-la diante do público alvo, e a MGA Press foi além, diversificando as maneiras através das quais a empresa se comunicava e construindo uma presença marcante na esfera digital.
Com isso, a Lava & Leva Lavanderia protagonizou matérias no Pequenas Empresas Grandes Negócios, também marcou presença no UOL Empreendedorismo e saiu em textos na Exame e no Globo! Com isso o número de franquias pulou de 60 para 300 em menos de um ano e seis meses, e obviamente a lucratividade da organização só fez aumentar!
Os serviços que a MGA Press prestou a Lava & Leva Lavanderia incluíram um exímio planejamento de comunicação, uma excelente divulgação de Press Releases, o preparo dos responsáveis pela empresa para entrevistas, a gestão decisiva de links patrocinados, o uso de E-mail Marketing e claro, Link Building.
Com isso, uma franquia cheia de potencial no mercado de lavagem de roupas alcançou o seu esplendor e pode enfim se consolidar no mercado nacional como uma das maiores empresas do ramo. Seu crescimento hoje só tende a aumentar e cada vez mais pessoas apostam sem medo de errar na Lava & Leva Lavanderia!
Agora você já sabe para que serve uma assessoria de imprensa, entendendo o seu valor e a sua importância, não é mesmo? Então não dê mais mole e faça que nem a Lava & Leva Lavanderia: Contrate os serviços da MGA Press!
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