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Hoje em dia, saber qual é a importância da comunicação nas empresas parece ser um tema comum, sem nada instigante que lhe chame atenção.
Porém, apesar de ser um termo bem antigo, datado da idade pré-histórica, e amplamente difundido desde então, poucas empresas a utilizam como deveriam.
Sendo assim, vamos dar logo o nome ao boi, como se diz no popular. De acordo com o Dicionário Oxford de Marketing, Comunicação é o elemento mais importante do mix de Marketing.
Ainda em conformidade com eles, a comunicação de Marketing é o componente mais importante do orçamento geral de Marketing.
Em tempo, a revista Isto é Dinheiro, realizou um importante e extenso estudo sobre o tema para a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.
Nele constataram que 79% das organizações quer responderam a pesquisa, investem até 15% de seu faturamento total em comunicação.
Isso prova o quão importante e sério é esse assunto para toda e qualquer companhia, independente de seu ramo de atuação.
É com esse e outros dados e exemplos práticos, que esse artigo vai demonstrar para você qual é a importância da comunicação nas empresas. Aperte o botão de rolar do mouse e vem com a gente.
Os Tipos de Comunicação
Em todo curso de graduação ou mestrado de comunicação das universidades mais sérias do Brasil e do mundo, trazem esse título em seus programas de estudo. Só por isso já se vê o quão relevante ele é.
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Comunicação Externa
Como o próprio nome sugere, esse é aquele formato referente a relação da empresa com o público em geral, que não tem nenhum vínculo empregatício com a mesma.
É aqui que estão os veículos de mídia da Publicidade e Propaganda. Desde os mais tradicionais como Televisão, Outdoor, Jornais e Revistas e Rádio; até os mais atuais como a Internet, aplicativos mobile, websites e etc.
Também se considera a comunicação interpessoal, materiais promocionais de marca, relatórios de performance abertos, malas diretas, catálogos de produtos, e até o trabalho de assessoria de imprensa.
Comunicação Interna
Igualmente auto explicativo, se refere a comunicação dentro das empresas, mais especificamente aquela feita entre departamentos e colaboradores.
Assim como a externa, ela igualmente envolve relações públicas e Jornalistas quando falamos em Media training.
Por isso, o serviço profissional nessa área, deve ser multidisciplinar, englobando várias profissões e partes de uma corporação. Exatamente como sugere a Cartilha de Princípios Éticos da ABRACOM – Associação Brasileira de Comunicação.
Enquanto formato, inclui relatórios de desempenho pessoal, entrevistas, Intranet, Jornais e Revistas de circulação interna da empresa, murais de notas e comunicados, apresentações para acionistas e investidores e por aí vai.
Comunicação Digital
Esse é sem dúvida o modelo mais atual e igualmente necessário às empresas, seja de qual setor de mercado ela for.
No ano de 2014, foi realizada uma pesquisa pelo IBGE, no Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014.
Esse estudo revelou que 36, 8 milhões de casas estão conectadas a Internet. Já quando falamos em conexão via Smartphones, esse percentual sobe para 80,4% da população.
Isso nos mostra o tamanho da relevância do digital em nossas vidas hoje em dia.
Nesse sentido, os formatos mais comuns de relacionamento com a audiência são as mídias sociais, e-mail, hospedeiros de vídeos como o Youtube, os sites, landing pages, portais de notícias, fóruns de discussão, sites de bate-papo, aplicativos, e muitos outros.
O mundo virtual portanto, trouxe para o Mix de Marketing ou Comunicação 360, uma infinita gama de possibilidades. E é justamente desse mar de opções que se beneficiam start ups, por exemplo.
A Importância da Comunicação nas Empresas
Agora que você já relembrou o que é e quais são os tipos de comunicação possíveis, chegou a hora de saber de uma vez por todas qual é a importância da comunicação nas empresas.
Para isso, nada melhor do que utilizar exemplos práticos e reais que comprovam tudo o que falamos até aqui. Especialmente em relação os números e dados expostos.
O Boticário – Casais
Em Maio de 2015 o Boticário, empresa renomada do ramo de franquias, lançou no intervalo do Fantástico, o comercial “Casais”.
Com trilha sonora de Lulu Santos e sua “Toda Forma de Amor“, o filme evidencia o prazer de trocar presentes entre casais, independente da opção sexual dos envolvidos. Relembre como foi abaixo:
A repercussão não foi nada boa. Memes se espalharam via Whatsapp, a marca sofreu constantes ataques em suas redes sociais e o País inteiro ficou repercutindo os fatos.
Tanto foi o tumulto que a propaganda foi vítima de denúncia no Conar, órgão regulador da Publicidade no Brasil.
E por que foi um caso de sucesso? Porque a marca se manteve firme e soube contornar muito a situação. O exemplo então vem pela sua gestão de crise e posicionamento de marca.
O órgão regulador, na ocasião, não encontrou nada que abonasse a empresa e decidiu arquivar o caso.
A volta por cima do Boticário foi a partir dessa nota divulgada a imprensa e pelas redes sociais:
“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”
Colégios Marista – Caixa de Memórias
Esse é uma exemplo clássico do uso do Storyteling na comunicação empresarial. Nessa série de vídeos, os ex-alunos da escola são convidados a reviver suas memórias de infância visitando o espaço novamente, ano depois.
Veja abaixo um dos filmes da sequencia:
Makro
Apesar de ser mais antigo, esse é um tremendo caso de sucesso do ramo atacadista, onde um problema foi resolvido através de assessoria de imprensa e relações públicas.
Um ótimo exemplo prático que enfatiza a importância da comunicação nas empresas.
Em 2007, época de crise no varejo, o Makro sofreu com boatos constantes de que estaria fechando suas portas depois de longos anos de existência.
O desafio então, foi contornar a falácia por meio de uma ótima assessoria de imprensa e relações públicas.
A FSB foi a agência contratada na época para contornar a situação. E a estratégia adotada? Enfatizar o seu pensamento de longo prazo. Era preciso dizer a todos que o Makro preparava um investimento de R$20 milhões para 2008 (nenhuma marca investiria tanto se fosse fechar as portas).
Além disso, havia um grande plano de expansão geográfica da rede por todo o Brasil. O que deveria ser feito de forma impactante.
No final das contas, depois de muita imersão no cliente e bastante Media Training, o Makro conseguiu reverter sua imagem negativa.
Resumindo
Com esse texto exclusivo, acreditamos que tenha ficado claro para você qual a importância da comunicação nas empresas e o quão relevante é para a imagem e credibilidade de uma marca.
Através de estatísticas e casos reais, foi ressaltada a participação do Jornalismo nesse contexto e como um bom relacionamento com a mídia faz a diferença. E isso independe de ramo de atuação da organização.
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