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Você sabia que muitas vezes os clientes são conquistados por quem erra menos?
Os erros de marketing podem comprometer a performance da sua empresa. Em um mercado competitivo, onde todos já possuem as melhores práticas de gestão e marketing, pode ser um detalhe que tornará sua empresa mais lucrativa.
Como no futebol, principalmente em grandes clássicos, vence quem não deixa a desejar em detalhes que podem até parecer menos importantes, analisando de um ponto de vista mais geral.
Todavia, esses detalhes somados geram um forte diferencial competitivo, que manda uma mensagem clara para todos os clientes sobre qual empresa é mais capaz e confiável. E acredite: confiança e qualidade são atributos que você não quer ver em seus concorrentes.
Assim, neste artigo, reunimos os erros de marketing que a maioria das empresas já cometeram. Confira cada dica e lição prática para se tornar um empreendedor ainda melhor!
Leia com atenção cada erro de marketing para corrigir sua comunicação empresarial. Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página.
Boa leitura!
Introdução – Guia prático do marketing de sucesso
Marketing de sucesso é o que vende. Simples assim.
Se você está lendo isso, com certeza já deve ter um plano de marketing matador. Mas como acontece todos os dias, não adianta ter a melhor estratégia do mercado se você cometer erros básicos ao executá-la.
Pense bem, quantas pessoas não tiveram as mesmas ideias que o Uber ou o AirBnb? Com certeza centenas de empreendedores criativos. Mas apenas essas empresas conseguiram ser as primeiras – e por isso, são líderes de mercado.
Em outras palavras, não adianta ser ótimo com números e planejamento se, na hora de executar, você não consegue manter a mesma qualidade.
A arte de executar um planejamento consiste em um único grande desafio: enfrentar a realidade (e vencer). O papel aceita tudo, mas quando vamos para o mercado, acontece o contrário: encontramos uma realidade resistente e seletiva.
Assim, muitas surpresas acontecem que fogem completamente do que imaginávamos. E isso é perfeitamente comum, o grande erro de marketing está em não visualizar isso, ajustar o plano e contornar os problemas.
20 erros de marketing comuns que todos já cometeram
Fique atento a esses erros de marketing para aperfeiçoar a sua empresa.
Todo mundo erra. Ninguém é perfeito. Principalmente no marketing digital que é puramente empírico, baseando-se em testes. É errando que se aprende. Então, confira os 20 erros de marketing mais comuns agora mesmo:
#1 – Insistir em posicionamentos ruins
Todos já sofreram de miopia de marketing. Ou seja, focar mais nos produtos do que nos públicos e suas necessidades.
A Kodak já perdeu um mercado inteiro por acreditar que o seu negócio era filme e revelação, ignorando a sua própria invenção: a fotografia digital. Se ela tivesse consciência de marketing, entenderia que seu negócio é sobre eternizar momentos (independente da forma).
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#2 – Parar de atualizar suas soluções e produtos
Esse é um erro comum. Acreditamos que porque algo deu certo, não é preciso avançar e melhorar. A questão é que mesmo que seus produtos e soluções sejam líderes, existem dezenas de concorrentes criando produtos ainda melhores para vencê-lo.
Você não pode perder essa corrida porque parou no tempo. O mercado não somente gosta de novidade, como ele busca por novidades.
#3 – Não possuir um site profissional que converte audiência em dinheiro
Você já sabe que quem não está na internet, ‘não existe’ praticamente. Mas o segundo passo de ter alguma presença digital é conseguir transformar a audiência online em dinheiro.
Para isso, você precisará de um site que gere leads (cadastros curtos do público). Para isso, você precisará de uma boa consultoria de marketing digital.
Veja outros erros de marketing. Esse artigo continuará sendo atualizado. Então, comente erros que você já cometeu para complementarmos essas dicas.
#4 – Não investir em uma assessoria de imprensa poderosa
#5 – Não adotar a mentalidade de start-up
O mindset de empresas de tecnologia: encontrar o caminho mais curto possível para atingir os seus objetivos, gerando velocidade, eficiência e economia. Não é simples conseguir uma cultura de start-up, você precisará fazer muitos testes.
E isso é perfeitamente comum já que as próprias empresas de tecnologia valem-se de muitos testes. Elas não têm nenhum tipo de pesar por mudanças, desde que sejam positivas, claro.
#6 – Não contar com os melhores profissionais de marketing digital
#7 – Possuir uma otimização de site fraca (SEO)
#8 – Achar que conhece seu cliente melhor que todos
#9 – Pensar apenas em venda, esquecendo do relacionamento
#10 – Não monitorar a concorrência
#11 – Ter medo de falhar
#12 – Não aprender a delegar funções
#13 – Possuir poucos canais de aquisição
#14 – Não coletar e analisar dados diariamente
#15 – Não diversificar as estratégias de marketing
#16 – Ser apenas um vendedor e não amigo do cliente
#17 – Ser muito lento para mudanças
#18 – Investir pouco ou nada em inovação
#19 – Focar no preço e não no valor
# 20 – Decepcionar os clientes não realizando suas expectativas
Conclusão
Pronto para evitar os erros de marketing mais comuns?
Como vimos, disputas muito acirradas são decididas nos detalhes. Então, tenha uma mentalidade de perfeccionismo. Essa mentalidade não é recomendada para empresas que ainda não têm o básico que é um plano de marketing, produto, equipe e forma de trabalho definidos.
Para quem está começando, a mentalidade deve ser a mesma da autora dessa frase:
“Feito é melhor que perfeito” – Sheryl Sandberg, Diretora de Operações do Facebook.
Continue aprendendo em nosso blog:
- 10 Características dos Empreendedores de Sucesso segundo Silvio Santos
- Media training na prática: como e porque você precisa fazer um
Ou seja, nos erros que já citamos, você deve ser detalhista, mas no que tange à inovação, à adaptação e a novidades você deve priorizar a agilidade. Hoje em dia, não há mais espaço para empresas lentas.
Esse também é um dos erros de marketing. O mercado e as pessoas mudam a cada dia. Se você quer chegar à liderança e se manter lá, deve acompanhar as mudanças, transformando o que tiver que ser mudado dentro da empresa.
Grandes corporações, por exemplo, quando descobrem um produto melhor do que anterior, não têm pena de matar o produto mais antigo para lançar o novo. Mesmo que ele seja líder de mercado.
Imagine o que seria da Apple se tivesse evitado lançar o iPhone porque mataria o iPod? Pense bem, se alguém deve matar os seus produtos e soluções por melhores, que seja você mesmo.
Gostou desse texto sobre erros de marketing que todos já cometeram? Então deixe o seu comentário com sugestões ou dúvidas.
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