Tempo de leitura: 8 minutos
Este artigo foi originalmente publicado em inglês no portal Sword and Script e pode ser lido aqui.
Organize melhor seus anúncios e contatos de mídia, torne as “notícias” fáceis de encontrar e siga a etiqueta empresarial; dicas de profissionais em Relações Públicas
Há cerca de um ano, Frank Strong começou a escrever um resumo mensal de notícias sobre tecnologia em Relações Públicas. A ideia surgiu de uma pesquisa com profissionais de comunicação, na qual ele ficou impressionado com a pouca cobertura de tecnologia para a comunidade de RP.
Ele conta que foi uma experiência reveladora. É muito trabalhoso reunir todas as informações – a maioria das coisas boas não está sendo apresentada – e os fornecedores não facilitam. A maioria faz um bom trabalho de organização de recursos e funções para seus produtos, mas quando se trata de curar informações para repórteres e blogueiros, fica confuso e complicado.
Parte disso é consequência natural da idade. Conforme as empresas envelhecem, elas acumulam anúncios, transações e história. Strong tem feito anotações sobre todas as coisas que torna isso mais difícil que o necessário. É uma boa lista de verificação para qualquer organização – não apenas para fornecedores de tecnologia para Relações Públicas – e sua revisão periódica pode tornar mais fácil para que terceiros cubram sua empresa.
1) Faça com que as “notícias” sejam fáceis de encontrar
Muitos sites misturam notícias, conteúdo e marketing. Nenhum repórter ou blogueiro deseja percorrer todo o conteúdo que foi colocado junto para encontrar “as notícias”. Uma abordagem melhor é hospedar uma redação online dedicada apenas para notícias, e mantê-la separada de todos os outros conteúdos.
É bom mostrar a cobertura de terceiros em sua redação – o que você faz com nossa cobertura é tão importante quanto ganhá-la em primeiro lugar – mas faça-o em uma guia separada. Não confunda a cobertura com seus comunicados à imprensa.
Os recursos que geralmente acompanham uma redação online incluem comunicados à imprensa, anúncios, declarações, cartas aos investidores, perguntas frequentes da empresa, um breve histórico, rodadas de financiamento (se for uma startup), logotipos, fotos e headshots. Pode haver um lugar para incluir as mídias sociais. Aqui está um exemplo de uma maneira interessante de incluir elementos sociais no Instagram (ou outros sites) seletivamente.
Considerações adicionais:
- Publique versões em HTML de seus comunicados à imprensa – não apenas PDF’s;
- Crie um Feed RSS separado para sua redação que traga apenas notícias;
- Ofereça aos repórteres uma maneira de se inscrever em listas de distribuição que enviam apenas notícias;
- Uma redação online também oferece uma plataforma para reagir rapidamente às comunicações em situações de crise.
2) Certifique-se de que seus contatos de mídia sejam fáceis de encontrar
É frustrante para os escritores procurar alguém para responder a uma pergunta. Facilite a localização de seus contatos de mídia. Uma prática recomendada é a utilização de um e-mail de distribuição que vai para uma equipe de Relações Públicas, incluindo contatos de agência (por exemplo, [email protected]). Dessa maneira, você cria redundância e garante que não irá perder nada.
Um benefício secundário de um e-mail de distribuição de mídia é que você pode colocá-lo em seus comunicados à imprensa. Assim, você sempre terá informações de contato atualizadas, mesmo se seus contatos de RP mudarem no futuro.
3. Coloque datas e assinaturas em blogs
Muitas empresas usam seus blogs para complementar ou suplementar anúncios. Se bem feito, essa pode ser uma boa abordagem como parte de uma estratégia geral de conteúdo. Você pode contar uma boa história sobre um cliente que vai comprar um novo produto, por exemplo.
Isso também pode ser útil para relatórios, mas apenas se você puder discernir quem escreveu, e quando. Isso fornece contexto e pode levar a entrevistas adicionais. Coloque assinaturas e datas em suas postagens e conteúdos de blog. Certifique-se de que haja um serviço de assinatura separado para o seu blog que seja diferente daquele usado em notícias.
4. Substitua o jargão por uma linguagem simples
A utilização de jargões e superlativos em uso atualmente são entorpecentes. Esta é uma reclamação de longa data entre os repórteres, então não é nova, mas vale a pena repetir. O jargão não faz você parecer inteligente, diferente ou melhor. Tradicionalmente, seu público simplesmente não sabe o que diabos você está dizendo e perde o interesse. Hoje, também está fazendo com que todas as empresas de tecnologia pareçam iguais… um mar de mesmice.
Se falar em linguagem simples, você irá se destacar e provavelmente terá mais cobertura. Pegue qualquer comunicado à imprensa, elimine o jargão, as declarações de posicionamento, advérbios e adjetivos, e você estará muito mais perto de ter algo que ressoe.
5. Diga algo que importa com citações executivas
Executivos que dizem que estão “entusiasmados” ou “muito satisfeitos”, ou ainda “nós somos os melhores” em um anúncio não estão agregando nenhum valor. Estas são apenas palavras vazias com as quais ninguém pode se identificar fora da empresa. Você acha que a mídia se preocupa com a sua satisfação? E quanto aos seus clientes… você acha que eles se importam se você estiver muito animado? Uma empresa existe para agradar os clientes, não o contrário. É difícil manter um executivo ciente dessas coisas – mas uma possível abordagem é ter uma conversa real de 15 minutos sobre o que aquele anúncio significa e trabalhar com isso em uma citação. Recue – com tato – em sua liderança para fornecer respostas, análises, contexto e perspectiva.
6. Use multimídia em seus anúncios
É maravilhoso ver os entusiastas de tecnologia em Relações Públicas defendendo as virtudes do uso de imagens, gráficos e multimídia em comunicados à imprensa – e então não seguindo seus próprios conselhos. Uma imagem realmente vale mais que mil palavras. Press releases não ajudam mais com o SEO, mas há uma pilha de estudos que mostram que press releases com multimídia são vistos mais, por mais tempo e facilitam a cobertura de mídia.
7. Responda às perguntas
Se você receber um questionamento, precisará responder em tempo hábil. Se você não responder, duas coisas irão acontecer: a peça será abandonada (mas apenas se pudesse ser uma boa notícia) ou o escritor apenas preencherá as lacunas com outras fontes.
Outras considerações:
- escritores em publicações menores frequentemente passam a escrever para publicações grandes posteriormente;
- locais pequenos tendem a ser trampolins para outros maiores;
- qualquer link na web pode se tornar viral a qualquer momento;
- não responder não significa que algo não será escrito – você apenas perde a chance de moldá-lo.
8. Atenha-se à etiqueta empresarial
Você não pode errar em ser profissional nas trocas, no e-mail, no telefone ou nas redes sociais. A melhor abordagem costuma ser a “business casual” – que é algo coloquial, mas não muito rígida. Aqui estão algumas coisas que geralmente não funcionam bem:
- Ser muito familiar (“ei, amigo!”);
- Ser excessivamente amigável (“se você quiser apenas bater um papo”);
- Esbanjar elogios (“eu amo o que você faz!”);
- Insistência desdenhosa (“Eu sei que você escreve sobre maçãs, mas por que você não pode ver que minha ferramenta sobre hidrantes é claramente adequada?”)
9. Não envie embargos e exclusividades não solicitadas
Muitas empresas tentam usar embargos e exclusividades como um estratagema de escassez, urgência e informações privilegiadas para bombear anúncios medíocres. Todo repórter enxerga isso. Guarde essas abordagens para quando você tiver um anúncio verdadeiramente notável. E lembre-se de que colocar a palavra “embargado” em um documento não obriga ninguém a obedecê-lo. Você primeiramente precisa obter o aceite do repórter.
10. Quando você conseguir cobertura de mídia, entre em contato
Sempre que alguém menciona um empregador ou um cliente em uma postagem ou artigo, tente ser diligente e entre em contato com o escritor, especialmente em relação às menções passivas, que você tem a sorte de receber. Ele provavelmente irá agradecer sem pedir mais nada, além de repassar as informações de contato para, então, você adicionar à sua lista com uma nota que irá te lembrar como você o encontrou. Na maioria das vezes, isso pode levar a uma cobertura adicional ao longo do tempo.
Nada garante a cobertura de mídia – e é por isso que é chamada de earned media. Mas designar alguém para fazer tudo que você precisa e tornar sua empresa mais fácil de cobrir certamente aumentará suas chances de sucesso.
Quais dicas você daria?