Tempo de leitura: 3 minutos
O que os consumidores costumam valorizar mais? Uma empresa falando bem de si mesma ou um veículo de reputação falando bem sobre a mesma empresa? Essa é uma resposta fácil.
Mas, o que um negócio precisa fazer para garantir mídia espontânea positiva em jornais, revistas, rádios, etc? O caminho mais comum é a contratação de uma assessoria de imprensa.
Entenda o que esse tipo de parceria pode fazer pelo seu negócio:
1-Tornar a marca conhecida
Há duas formas de tornar uma marca conhecida: pela publicidade ou pela notícia. A publicidade custa caro e está inserida no conceito “eu falando bem de mim mesmo”. Já a notícia é espontânea e, quando positiva, tem valor incalculável.
A empresa de assessoria de imprensa é a parceira que irá fazer a ponte entre seus clientes e os veículos de comunicação. E mais do que isso: é ela que irá detectar dentro do seu negócio o que tem potencial para virar notícia e qual é a melhor maneira de convencer o jornalista de que vale a pena publicar aquele assunto.
2-Fortalecer sua reputação
Uma empresa pode ser calculada pelo seu valor de mercado. Mas, jamais pela sua reputação. Esse é um conceito impossível de precificar e, justamente por isso, tão valioso.
A Odebretch pode até continuar operando após a Lava-Jato, mas, a sua reputação ficará para sempre manchada.
A construção de um colchão de reputação passa, necessariamente, pela imprensa. São os veículos de mídia que levam para a sociedade as notícias sobre empresas e negócios.
A empresa de assessoria de imprensa ajuda seus clientes a levantar pautas positivas que são parte fundamental para a construção de uma imagem positiva perante o público.
3- Disseminar conhecimento sobre seu negócio/mercado
Seu negócio é de difícil entendimento para o público geral? Nada melhor para isso do que estar na imprensa. O jornalista tem como essência a habilidade de explicar e traduzir para a sociedade qualquer assunto, mesmo os mais complexos.
Uma empresa de assessoria de imprensa ajuda o jornalista a entender e, mais do que isso, a se interessar a levar determinado tema para o conhecimento do público.
Para que a sociedade entenda e passe a falar sobre um tema, é importante contar com a função “catequizadora” da mídia. Além disso, a imprensa gera barulho (no bom e no mau sentido) e coloca em voga determinados assuntos que, sem ela, ficariam restritos ao universo empresarial.
4- Minimizar possíveis crises de imagem
Nenhum negócio está completamente livre de crises de imagem. Elas acontecem em função de algum acontecimento na companhia, problemas com produtos, comportamento de executivos e muitos outros fatores.
Sair bem na imprensa exige muito esforço, mas, por outro lado, escândalos são pautados diariamente. Para, ao menos, minimizar o impacto negativo dessas notícias, a empresa de assessoria de imprensa é fundamental.
A assessoria é responsável por fazer o relacionamento com os jornalistas de forma profissional em um momento extremamente sensível para o negócio.
Além disso, é papel do assessor trabalhar para que a imprensa receba o máximo de retorno possível para todos os seus questionamentos e, também, para unificar as mensagens disseminadas. Nem sempre é possível passar de modo intocável por uma crise, mas, é possível, ao menos, reduzir os danos.
5- Garantir visibilidade de forma espontânea
A contratação de uma empresa de assessoria de imprensa é um investimento que vale a pena, sobretudo, se considerarmos o preço das exposições conquistadas na mídia: nulo.
O trabalho da assessoria é gerar visibilidade espontânea para o negócio por meio do levantamento de pautas interessantes que conquistem os jornalistas.
Levantamento de informações e pesquisas sobre determinados mercados, novas tendências, balanços do negócio. Essas são apenas algumas possibilidades de temas que a assessoria de imprensa pode sugerir para colocar seus clientes em pontos de destaque dos principais meios de comunicação do país.