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Hoje em dia é praticamente impossível pensar em resultados sem falar de marketing empresarial. Mesmo que você ainda não conheça esse termo, provavelmente algum conceito já aplica dessa estratégia já aplica ou viu alguma marca aplicar.
O marketing empresarial consiste em um conjunto de ações focadas no crescimento do empreendimento. Essas ações podem ser online ou offline, e são utilizadas para conseguir novos clientes, se relacionar com os atuais e até a responder adequadamente às demandas do mercado.
4 P’s do marketing empresarial
Ao marketing empresarial estão atrelados quatro fundamentos básicos, que servem para conhecer melhor o mercado e definir as estratégias: produto, preço, praça e promoção. Ao pensar nesses elementos, é possível traçar as melhores estratégias para divulgar a sua marca.
O produto, como você já deve imaginar, está relacionado aos diferenciais do que a sua empresa tem a oferecer. Nenhum produto é igual ao outro, e o seu pode ser diferente por apresentar mais cores, funcionalidades (ou ser mais específico), etc. Ressaltar isso nas campanhas é o primeiro passo para atrair a atenção do público.
A definição de preço pode ser feita de várias maneiras, mas sempre é válido manter o bom senso. Apesar de um produto caro estar associado à qualidade, lembre-se de que ele será exigido como tal. Além disso, os itens mais baratos podem ser vendidos mais facilmente. Mapear a concorrência e analisar o mercado é a melhor forma de precificar adequadamente.
Onde você irá vender os seus produtos? Esse questionamento faz parte do elemento “praça”. Você pode ter um ponto de venda fixo ou um e-commerce. Nos dois casos, é fundamental saber atrair a atenção do cliente, pois a experiência dele na loja ou site pode definir a compra.
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Se você ainda for leigo no assunto, você pode pensar que a promoção está relacionada aos descontos, como por exemplo aqueles anúncios de “Pague 1, leve 2”. Mas, na verdade, no marketing empresarial, esse ponto está associado ao ato de promover, isto é, divulgar a sua marca e produtos.
A divulgação, como já dissemos no início, pode ser feita nos canais offline (televisão, outdoor e jornal) ou online. É importante que essa escolha esteja de acordo com o público que você pretende atingir.
B2B X B2C
Dentro do marketing empresarial existem dois jeitos básicos de direcionar as ações, de acordo com o público-alvo.
As ações B2B (Business to Business) são direcionadas para empresas. Ou seja, elas ocorrem quando o seu cliente é intermediário, e também tem os clientes dele. Esse tipo de público pode ser importador, distribuidor ou revendedor.
Já quando você vende ou oferece serviços para o cliente final as ações são B2C (Business to Consumer). Na prática, essas estratégias podem ser muito diferentes entre si, e determina o potencial das suas vendas.
Uma das principais diferenças se refere ao conhecimento. O cliente intermediário já conhece bem o produto e, por isso, está focado no que vai conseguir com a compra. Por outro lado, o cliente final pode precisar de mais informações, para entender quais são os seus diferenciais e por que vale a pena comprar o produto ou serviço que você vende.
A jornada de compra do B2C pode ser concluída com uma rápida busca na internet. Vamos imaginar que você venda camisetas. O seu comprador vai buscar quais são as opções disponíveis na rede e ler sobre os prazos de entrega e a qualidade do tecido. Depois da compra, ele pode ou não se tornar fiel à marca.
O consumidor B2B é diferente. Ele não busca apenas um produto, ele busca um parceiro para os seus negócios. Em virtude disso, é fundamental produzir uma estratégia mais elaborada, focada na criação de conteúdo, para mostrar a esse cliente que entende a “dor” dele e pode ajudá-lo.
Ações de endomarketing
Mas não pense você que o marketing empresarial se resume às ações focadas nos clientes! Apesar de muito importantes, essas estratégias fazem parte apenas de um lado dessa história, que também é contada por colaboradores.
Nesse sentido, é imprescindível que toda a equipe esteja a par dos objetivos da empresa, para que vista a camisa e entregue os melhores resultados. Além de uma comunicação interna aberta e construtiva, é importante demonstrar que você se preocupa com os profissionais da sua empresa. Afinal, eles também são porta-vozes da imagem que a companhia deseja passar, e uma equipe desarmoniosa pode prejudicar os negócios.
O marketing empresarial engloba todos esses conceitos, e está cada vez mais comum nas empresas de todo mundo. Ficou com alguma dúvida?
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