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Você realmente sabe como fazer um plano de Marketing? Todo empreendedor de verdade sabe o que é Marketing e sua importância dentro de um plano de negócios bem estruturado e estratégico.
No blog que vos fala, você também pode entender o que é Marketing Digital (a evolução do tradicional) e o que faz um profissional dessa área.
Afinal de contas, de nada adianta estruturar uma empresa se você não souber divulga-la corretamente e atrair clientes. É como Peter Drucker disse uma vez:
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
No entanto, será que você sabe como fazer um plano de marketing? Acompanhe as próximas linhas desse texto que nós vamos te dar o passo a passo para você criar o seu.
Mas antes, é necessário uma contextualização.
Qual é o conceito de Plano de Marketing?
“Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing.” David Packard
O plano de Marketing nada mais é do que um guia estratégico para futuras inciativas de divulgação de uma empresa. Trata-se assim de um documento escrito que auxilia o empresário a estabelecer, dirigir e coordenar todas as atividades e programas de Marketing.
Em algumas literaturas, das mais antigas até aquelas mais atuais, você provavelmente vai ler recomendações quanto a validade dele.
Mas não se preocupe com isso, pois o que vale aqui é a qualidade e relevância do seu documento.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
O que deve ser levado em consideração ao se pensar como fazer uma plano de Marketing é o quão relevante ele ainda á para o seu público e a quanto tempo ele foi escrito.
Se o seu público e o mundo não evoluiu desde então, não há porque ficar alterando seu conteúdo.
Os Pré-requisitos fundamentais
Para entender como fazer um plano de Marketing, é preciso anteriormente estar atento em preencher seus pré-requisitos básicos:
- Uma ideia ou o próprio produto/serviço escolhido
- Ter consciência de quem é o público que se quer atingir
- Saber quem são os concorrentes e o que estão fazendo
- Possuir um plano de negócios ou canvas detalhado (um ajuda o outro)
Alguns especialista e acadêmicos provavelmente questionariam esse ponto relatado aqui. Porém, tendo cada item desse em mente, ficará muito mais rápido e fluido o processo de elaboração de seu planejamento de Marketing.
Agora sim, você está preparado para continuar a leitura do texto e chegar ao momento que você estava esperando desde o título.
Como fazer um plano de Marketing na Prática
Cada um tem uma abordagem e enfoque, mas, em sua grande maioria o bom plano de Marketing deve ser estruturado da seguinte forma e ordem:
Sumário Executivo
Essa constitui parte crucial para fazer um plano de Marketing.
Sabe aquele ditado que diz que algo é “para Inglês ver”? Pois essa parte é exatamente isso, em sentido não tão pejorativo.
Ele é um resumo das principais metas e recomendações do documento para que ele possa ser mostrado depois a todos os seus colaboradores e parceiros de negócio.
Objetivos e metas
Os objetivos devem ser voltados a ação. Coisas do tipo “Vamos entregar serviços de consultoria no Brasil para as 50 melhores companhias do setor de entretenimento.”
Já as metas, segundo publicação de Neil Patel em Setembro de 2016 em sua coluna na Época Negócios, devem ser específicas e não se ater a ações inúteis que não vão significar nada para o seu negócio no futuro.
Para isso, recomenda-se seguir a matriz S.M.A.R.T ou matriz inteligente, em Português (entenda na imagem acima). Dessa maneira, se pode pautar metas mais atingíveis e palpáveis.
Análise de Mercado
Aqui entra a matriz SWOT que mencionamos no começo desse artigo. É ela quem vai guiar a sua pesquisa por dentro do ambiente externo e interno de sua organização.
Saber o que os concorrentes estão fazendo, como estão fazendo, suas forças e fraquezas é fundamental para avistar oportunidades de negócio e estabelecer o seu próprio rumo.
Descrição do público alvo
Assim como o item anterior, também mencionamos esse mais cedo. Não tem como prosseguir com qualquer planejamento se desconhece-se a face para qual está se falando.
Como você já sabe, no Marketing Digital, esse elemento é denominado persona ou avatar e contêm mais detalhes como hábitos de leitura, gostos pessoais, e muito mais. Sua tendência é ser mais assertivo.
Posicionamento de mercado
Como você quer ser visto pelas pessoas? Isso é o que tem de ser respondido para que o posicionamento de uma nova marca no mercado seja feito. Se fosse um indivíduo ela seria alegre, extrovertida, simpática e contagiante ou seria mais reservada, séria, formal, etc.?
Podemos pegar como exemplo clássico as chinelas Havaianas que começaram com um posicionamento ruim: boa, bonita e barata, atendendo a classes mais pobres. O resultado foi aquele fiasco que conhecemos. Pense no que ela hoje representa e verá o poder que esse quesito tem.
Estratégia de Marketing
Ele basicamente vai contar como atingir aquele objetivo colocado lá no começo do planejamento.
Philip Kotler, em seu renomado livro Administração de Marketing, ressalta o papel do gerente de produto e sua interação com os times de venda e de finanças na elaboração de um estratégia baseada em prospecção de resultados. Assim, garante que grande parte dos esforços vão funcionar.
Cronograma de ação
Baseado em todo o plano até aqui, chegou a fatídica hora de dar nome aos bois, ou seja, atribuir a cada tarefa uma pessoa responsável e o prazo de execução. São as respostas aos seguintes questionamentos: o que fará? Quem o fará? Quando será feito? E, finalmente Quanto custará?
Os 4 Ps
Você provavelmente já ouviu muito por aí a respeito disso. Mas a verdade é que os famosos 4 Ps do Marketing continuam válidos e a pleno vapor: produto, preço, praça e promoção.
Quer ver na prática?
Produto = Sorvete na Pedra
Preço = R$ X por bola de sorvete
Praça = Zona leste de São Paulo
Promoção = Maior rede de sorvete na pedra do Brasil
Por que um plano de marketing é importante?
Todo e qualquer negócio precisa de duas coisas: planejamento e estratégia. Sem isso, fica muito difícil seguir em frente. É como o cego em tiroteio, do ditado popular. Atira no que não vê e acerta o que vê. Não existe um norte. Não há um caminho claro e palpável a seguir.
Nesse sentido, o plano de negócios se torna vital para o sucesso. Igualmente saber como fazer um plano de Marketing.
O modelo apresentado aqui, não é único e imperativo. Hoje em dia, existem diversas variações e pontos de vista.
Logo, independente da abordagem e nomenclaturas diferenciadas que se veja por aí, essa e inclusive sua ordem, é a mais fidedigna e completa possível para uma gestão de Marketing de resultados.
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