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Assessoria de Imprensa: uma estratégia eficaz em 2023

Tempo de leitura: 6 minutos

Mesmo em tempos de redes sociais e da facilidade de divulgação em massa por meio dos canais digitais, a assessoria de imprensa ainda figura como uma das estratégias mais eficazes para quem deseja consolidar a sua marca no mercado em 2023. 

O objetivo da assessoria de imprensa é fazer uma comunicação de marcas e empresas onde a divulgação seja feita de maneira espontânea pela mídia, sem que haja nenhum custo envolvido. 

Essencial para o marketing das empresas, essa estratégia é capaz de ampliar a visibilidade de uma marca, conquistando cada vez mais autoridade junto ao mercado de atuação.

Quer entender o porquê a assessoria de imprensa é uma estratégia em alta em 2023? Então, confira o nosso artigo!

O que é assessoria de imprensa?

Criada no século 20, a assessoria de imprensa é uma estratégia consolidada no mercado há muito tempo e usada por grandes marcas do mundo inteiro. 

Como o próprio nome sugere, ela assessora empresas a divulgar seus produtos, serviços e ações para a mídia, como sites, televisão, jornais impressos, etc. 

Nesse sentido, o trabalho dos assessores de imprensa envolve atrair clientes por meio da divulgação em canais de comunicação sem que haja custos para a empresa, como já mencionamos.

Dessa forma, ao passo que a empresa conquista lugar na mídia, ela passa a se tornar autoridade na sua área de atuação, ganhando cada vez mais visibilidade de forma natural. 

Sendo assim, cabe ao assessor de imprensa estabelecer um relacionamento sólida e contínuo entre a empresa e a imprensa. 

Quais as funções de uma assessoria de imprensa?

Se você possui uma equipe ou mesmo uma agência de marketing e pensa que uma assessoria de imprensa não é necessária, é bom destacarmos que ambos serviços possuem funções bem diferentes.

Um assessor de imprensa é responsável por estabelecer relações de confiança com os meios de comunicação, fazendo com que o seu cliente seja sempre requisitado para entrevistas ou matérias. 

Além disso,  cabe à assessoria de imprensa fazer o levantamento e também o planejamento de assuntos que podem virar notícia na imprensa.

Dessa forma, ele precisa pesquisar, entrevistar colaboradores internos para redigir o release que será divulgado para os meios de comunicação. 

A partir da divulgação das notícias da empresa, a assessoria de imprensa é a responsável também por fazer um clipping com tudo que “saiu” na mídia sobre o seu cliente, incluindo mídias locais, regionais, nacionais e estaduais.

Além disso, é importante também que a assessoria de imprensa monitore tudo que é divulgado dos concorrentes do seu cliente na mídia, fazendo também um clipping. 

Outra função da assessoria de imprensa é auxiliar o seu cliente a lidar com a imprensa, ensinando-o como falar, como se posicionar e até como lidar com possíveis críticas ou crises. O objetivo é sempre garantir a melhor imagem possível da empresa.

Somado a isso, a assessoria de imprensa deve elaborar outros materiais, como press release e press-kit, fazer o agendamento de entrevistas e também acompanhá-las, além de 

fazer follow-up com jornalistas, etc.

Quais as vantagens em contratar uma assessoria de imprensa?

Já listamos algumas das vantagens de ter uma assessoria de imprensa, mas é importante que você conheça cada uma delas de maneira detalhada. 

As empresas com assessoria de imprensa conseguem uma exposição maior e muito mais sólida na mídia. Isso acontece porque esses profissionais já possuem uma relação com os meios de comunicação, o que facilita a divulgação do seu cliente.

O resultado disso é um volume maior de matérias publicadas ou entrevistas concedidas na mídia. 

Uma das principais atribuições de uma assessoria de imprensa é auxiliar o seu cliente na gestão de crises, propondo as melhores soluções para resolvê-las de forma mais adequada, diminuindo ou até evitando qualquer dano à imagem da empresa.

As ações da assessoria de imprensa, sem dúvida, auxiliam na reputação da empresa, já que esses profissionais estão sempre em busca de estratégias para consolidar a imagem da marca, mantendo-a em evidência nos meios de comunicação.

O papel da assessoria de imprensa no marketing digital

Com as transformações digitais que vivemos na última década e com a ampliação do acesso à internet, a assessoria de imprensa também se transformou, e ganhou novos caminhos para um trabalho ainda mais eficiente. 

Nesse sentido, a atuação das assessorias também foram estendidas para os canais digitais, criando novas formas de divulgar seu cliente, mesmo que o relacionamento com os meios de comunicação ainda seja primordial para o seu trabalho. 

Com o auxílio de novos recursos, a assessoria de imprensa passou a conhecer de maneira detalhada o perfil do seu cliente, entendendo as necessidades do consumidor de forma profunda, obtendo insights para assuntos que geram repercussão na mídia. 

Além disso, a assessoria de imprensa também incorporou novos outros mecanismos como, por exemplo, o marketing de influência, que desenvolve estratégias focadas em pessoas que possuem uma influência sobre os potenciais clientes de uma marca.

Nessa estratégia são usadas canais como Instagram, YouTube, TikTok,  Snapchat, Twitter, Facebook e LinkedIn. 

O link building também é uma metodologia do Marketing Digital e, hoje, muito usada pela assessoria de imprensa. Ele consiste na elaboração e desenvolvimento de técnicas que contribuem para o aumento orgânico do site do seu cliente.

Conclusão

A assessoria de imprensa é uma estratégia essencial para as empresas que desejam consolidar e ampliar a visibilidade da sua marca no mercado. 

Por isso, mesmo com as inúmeras vantagens do Marketing Digital, ela ainda continua sendo um serviço indispensável em 2023. 

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