Tempo de leitura: 4 minutos
Em geral, a assessoria de imprensa é associada às celebridades e grandes empresas, não é? Porém a assessoria de imprensa para advogados também pode ser muito eficiente.
Vale lembrar que a advocacia é uma das áreas mais disputadas atualmente no Brasil. De acordo com o Consultor Jurídico, o país soma mais de um milhão desses profissionais em atuação. Diante disso, é tão importante se destacar!
Atração de clientes
Ao servir de ponte entre os advogados e a mídia, os assessores estão divulgando um serviço ao público, o que aumenta a popularidade do escritório.
Além de criar pautas para a mídia tradicional, a assessoria de imprensa também pode desenvolver conteúdos especiais para a internet, contribuindo com o rankeamento do site do escritório no Google. Acontece que quando mais citações relevantes uma página da web tem, seja em blogs ou jornais online, maiores são as chances de o site ficar entre os primeiros resultados do buscador. O resultado é um maior aumento de cliques no site e, consequentemente, maiores carteira de clientes.
Código de ética da OAB
Ao contrário do que muitos pensam, a OAB permite que os escritórios jurídicos façam publicidade. No entanto, algumas regras precisam ser respeitadas.
De acordo com o Código de Ética e Disciplina da instituição, “o advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”. Há ainda o provimento 94/2000 da OAB que reafirma o que diz o código da seguinte forma: é permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar.
Nesse sentido, a assessoria de imprensa para advogados pode ser feita, pois se propõe a divulgar os serviços jurídicos de maneira objetiva. Além disso, esse tipo de publicidade, ainda que tradicional, é o mais eficaz da atualidade, já que permite a inserção na mídia de maneira espontânea, e a um custo mais em conta.
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.
O que divulgar
Mas, então, o que divulgar para a imprensa que seja relevante e de interesse geral? E essa resposta pode ser mais simples do que você imagina.
Grande parte dos assuntos jurídicos, que norteiam o noticiário, necessita de um especialista para explicá-los. Nesse sentido, os advogados podem servir como fonte de informação. É possível, por exemplo, que o profissional comente alterações na legislação, decisões judiciais e até temáticas mais recorrentes, como contratos e outros documentos.
Como se não bastasse isso, que já garante bastante espaço na mídia, também vale a pena divulgar os próprios cases do escritório para o público. Você pode divulgar pesquisas exclusivas sobre assuntos jurídicos, recebimento de prêmios, palestras e demais eventos. A função do assessor de imprensa é identificar oportunidades e assuntos interessantes para transformá-los em pautas.
Divulgação
A divulgação das pautas e press releases também é um serviço do assessor de imprensa. Cabe a esse profissional de comunicação fazer o follow up com os jornalistas, para garantir que as matérias desejadas sejam publicadas.
Grandes jornais e portais como O Estadão e Infomoney costumam solicitar a opinião e orientação de advogados para validarem as matérias. Por isso, as possibilidades de ter o nome divulgado nesse tipo de mídia são grandes.
Case de sucesso
A MGA Press tem como experiência a assessoria de imprensa da advogada Dra Katia Antunes e já ajudou a profissional a emplacar diversas matérias na grande imprensa. Especialista em direito imobiliário, Antunes foi por várias vezes fonte de informação sobre o assunto.
Em setembro de 2017, por exemplo, a advogada saiu no Portal Infomoney e no Portal Exame para explicar as condições para alugar um imóvel residencial. No mês seguinte, ela deu dicas no portal da Gazeta do Povo sobre o aluguel de imóveis comerciais.
A parceria entre a MGA Press e a Dra Katia Antunes começou no meio do ano passado. Em seis meses de trabalho, o site do escritório dela saltou de 24 visualizações por dia para mais de 60 – atingindo o pico de 119 usuários em um só dia! Vale lembrar que quanto mais um site é acessado, maiores são os potenciais clientes.
Portanto, a assessoria de imprensa é um dos meios mais eficazes que os profissionais de advocacia têm para divulgar os serviços. Sem ferir o código de ética e com grande potencial de resultados, esse tipo de comunicação ajuda o escritório a ganhar notoriedade, reconhecimento e, claro, clientes.
Quer saber mais sobre o que a assessoria de imprensa pode fazer pelo seu escritório?
Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.