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Uma das grandes vantagens da assessoria de imprensa para franquias é o custo-benefício que ela pode trazer. Com a mídia espontânea que ela gera, é possível divulgar a sua marca em sites e negócios de forma gratuita. Além disso, ao atingir o público certo, por intermédio de assessores e jornalistas, uma assessoria de imprensa aumenta notavelmente a credibilidade e alcance da sua empresa.
Mas o que isso tem a ver com o tema deste artigo? Tem muito mais do que você possa imaginar. Para atingir o público certo, por exemplo, de modo a conseguir uma assessoria de imprensa a menores custos, é preciso ter um planejamento estratégico de marketing.
Segundo Karen Beamish e Ruth Ashford, do Chartered Institute of Marketing, “o planejamento estratégico de marketing comunica para o mercado interno e externo, bem como para os stakeholders, as intenções da organização, para onde ela está indo, para quem está levando seus produtos e serviços, e como ela propõe atingir uma posição competitiva no mercado”.
Em outras palavras, sem ter um planejamento de marketing digital bem orientado para a sua franquia, assim como para qualquer tipo de negócio, você apenas nadará em um oceano a ermo, sem direção e foco, o que certamente não o levará a ter bons resultados.
Além de tudo, um planejamento de marketing digital para franquias a ajuda a baixar os custos com assertividade, conhecendo os canais corretos para investir e o mais importante de tudo, trará a autoridade e credibilidade para a sua franquia, como mencionado anteriormente.
Segunda uma pesquisa da Smart Insights, 46% das marcas não possuem uma estratégia de marketing definida, enquanto 16% tem uma estratégia definida, mas ela não está integrada em suas ações de marketing. Isso demonstra que sem uma estratégia criada, não é possível ter resultados melhores, como o aumento do ROI e muito menos aprender com erros do passado.
As 7 dicas de planejamento de marketing digital para franquias
Portanto, antes de começar a construir o seu planejamento conosco, é preciso que você conheça as nossas nove dicas de planejamento de marketing digital para franquias. Fique atento nos próximos parágrafos deste artigo e descubra todas elas.
Dica 1: Defina os seus objetivos
Essa é a parte mais importante do seu planejamento, pois antes de começar qualquer coisa é preciso saber aonde se quer chegar. Peter Drucker afirma que “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. É um instrumento para raciocinar agora sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro”.
No negócio de franquias, principalmente, é preciso conhecer as necessidades da sua franquia para então delinear o melhor objetivo para ela. A partir daí basta traçar as metas para que cada objetivo seja cumprido. No entanto, tenha cuidado para não se perder na quantidade de objetivos para não se perder no caminho.
Os principais objetivos para franquias são:
- Construir autoridade e credibilidade em seu nicho;
- Conquistar mais clientes;
- Expandir a rede de franqueados;
- Construir a marca;
Dica 2: Identifique a sua persona
No marketing digital, o famoso público-alvo é substituído pela persona, que nada mais é do que a descrição mais detalhada, de forma semifictícia, de quem vai consumir os seus produtos ou serviços. Normalmente, elas ganham até nome para trazer proximidade e importância dentro de uma estratégia digital.
Isso vai te ajudar com estratégias de divulgação e promoção nas redes sociais, por exemplo, como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, que vamos falar mais a frente.
Dica 3: Diversifique os seus canais de comunicação
Você provavelmente já ouviu aquela expressão “nunca ponha os ovos todos em uma única cesta” ou algo parecido. Ela existe não é por acaso. Há um fundamento bastante prático e verdadeiro por trás disso.
Os canais de comunicação são aqueles meios pelos quais você irá divulgar as suas franquias para o mundo. Nesse sentido, não é preciso estar em todas as redes sociais, por exemplo, ou ter um blog e uma landing page se o seu negócio não se beneficiará disso.
Dica 4: Estabeleça os KPIs
Mais conhecido do termo em Inglês, os Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance são um dos fatores de maior importância a se considerar em seu planejamento de marketing digital para franquias.
Há uma grande máxima que explica esse ponto: “não é possível gerir sem medir”. Essa é a principal diferença e vantagem do mundo online em relação ao offline: a facilidade de se medir tudo. Ao medir, é possível descobrir se aqueles objetivos e metas traçados na dica 1, estão trazendo algum resultado, na prática.
As principais métricas para franquias e que estão alinhadas com aqueles objetivos mencionados anteriormente, são:
- Retorno sob Investimentos (ROI);
- Taxas de conversão;
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Curtidas e engajamento em redes sociais.
Dica 5: Faça a matriz FOFA
A matriz SWOT ou FOFA em bom português nada mais é do que analisar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Com ela é possível fazer uma análise profunda das suas franquias tanto internamente quanto externamente.
Consiste em descobrir o que você faz bem ou mal e quais são as oportunidades de mercado geradas pela concorrência e as possíveis ameaças trazidas também por elas.
Essa dica, portanto, apenas reforça o sentido da frase do Chartered Institute of Marketing, colocada no início desse texto: “o planejamento estratégico de marketing comunica para o mercado interno e externo, bem como para os stakeholders, as intenções da organização, para onde ela está indo, para quem está levando seus produtos e serviços, e como ela propõe atingir uma posição competitiva no mercado”.
Dica 6: Monte uma estratégia de produção de conteúdo
Conforme mencionado na dica 2, ter uma estratégia bem definida de produção de conteúdo irá aumentar significativamente o alcance da sua marca e consequentemente a sua autoridade e credibilidade, conforme exposto na dica 1.
Por intermédio da produção de conteúdo de qualidade que as suas franquias irão atingir a sua persona no momento certo e com grande relevância. Além disso, é uma ótima forma de estabelecer uma relação a longo prazo com os seus franqueados também, assim como os seus clientes.
Dica 7: Tenha uma assessoria de imprensa digital
Como dito na introdução desse artigo, a assessoria de imprensa digital permite que a sua marca seja reconhecida como uma autoridade em seu nicho, além de possuir um baixo custo se comparado às opções de mídia tradicionais.
Além do mais, ao contratar empresas de assessoria de imprensa, suas franquias terão uma mídia espontânea que facilmente obterão um grande alcance. Isso não apenas aumentará a divulgação dos seus produtos como o prestígio do seu negócio.
Por meio dessas dicas, foi possível perceber a importância de um planejamento de marketing digital para franquias. Sem ter os objetivos corretos e bem definidos, fica mais difícil atingir a persona certa e assim obter bons resultados para suas franquias.
De igual modo, a diversificação de canais, a definição dos KPIs corretos e uma análise profunda do seu mercado interno e externo, permitem que uma estratégia sólida de produção de conteúdo seja implementada.
A assessoria de imprensa então, vem apenas por complementar esse planejamento de modo a tornar o seu negócio de franquias muito mais reconhecido e rentável. Que tal conhecer mais os serviços de assessoria de imprensa para franquias da MGAPress?
Gostou das dicas? Então entre em contato com a MGA Press e saiba como podemos ajudá-lo a colocá-las em prática.