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Tendências de comunicação para o segundo semestre

Tempo de leitura: 7 minutos

O segundo semestre de 2023 chega com muitas novidades para a área de comunicação e marketing. 

Se você é um profissional do setor, é bom ficar de olho nas tendências desse mercado, que se atualiza a cada segundo e agrega tecnologias e inovações que prometem revolucionar a forma como nos comunicamos.

Selecionei algumas das tendências e novidades que estão fazendo sucesso e que serão ainda mais impulsionadas no segundo semestre de 2023.

 

Google Analytics 4.0

Sim, o Google Analytics 4 já está entre nós. A nova versão da plataforma foi divulgada e muito discutida; afinal, ele traz mudanças significativas não somente em seu layout, mas também na forma como as análises são feitas.

Hoje em dia, essa plataforma é essencial para conquistar visibilidade na internet, já que você consegue acompanhar os dados mais relevantes sobre o seu site. 

O Google Analytics tem sido uma ferramenta crucial para empresas que desejam orientar o comportamento do público e maximizar as vendas. 

A nova versão entrou em vigor em 1° de julho, prometendo insights mais precisos e completos e controle de privacidade na coleta de dados virtuais.

Além disso, o Google Analytics 4 permitirá que as empresas acompanhem melhor o retorno sobre o investimento (ROI) de suas estratégias de marketing e comunicação. 

 

IA na criação de conteúdo

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar também na comunicação. Muito discutida pelo setor, ela promete revolucionar a comunicação empresarial.

A IA está sendo usada para auxiliar no desenvolvimento de conteúdo em vários setores, incluindo artigos, roteiros, copys e chatbots, e no segundo semestre, ela deve ganhar ainda mais espaços nas estratégias de comunicação e marketing. 

Além disso, a IA também desempenha um papel na distribuição de conteúdo por meio de canais de mídia social e e-mail marketing.

A personalização de conteúdo para os leitores, baseada em parâmetros definidos, aumenta consideravelmente o engajamento e a taxa de conversão de campanhas. 

 

Metaverso

Embora ainda não esteja totalmente estabelecido, o conceito do Metaverso está em desenvolvimento e envolve a criação de um mundo virtual compartilhado onde as pessoas podem se reunir e interagir online. 

A expectativa é que no segundo semestre, o Metaverso ganha espaço nas comunicações empresariais do segundo semestre. 

Nesse caso, essa tecnologia pode permitir que as pessoas se reúnam em um ambiente virtual para colaborar e compartilhar ideias. 

Inclusive, muitas empresas já estão investindo nessa estratégia, priorizando a experiência do consumidor e explorando novas possibilidades de contato e interação.

 

Orientação por Voz

A tecnologia da voz está evoluindo rapidamente e espera-se que tenha um impacto significativo nas comunicações empresariais no segundo semestre e também nos próximos anos. 

A interação por voz está se tornando cada vez mais natural, com dispositivos de assistência pessoal, como a Amazon Echo e o Google Home, se tornando populares também na área de comunicação. 

Ao passo que essa tecnologia continua a se aprimorar dia após dia, ela oferece benefícios significativos para empresas que buscam melhorar a sua comunicação.

 

Cultura data-driven 

A cultura data-driven que tem ganhado destaque nos últimos anos, também se destaca no segundo semestre de 2023.

Isso acontece porque ela auxilia na tomada de decisões baseadas em informações concretas e fatos reais, em vez de suposições ou opiniões subjetivas. 

Os dados fornecem uma base sólida para avaliar a situação atual, identificar tendências, compreender o desempenho passado e prever resultados futuros.

Além disso, por meio de análises de dados, é possível identificar características demográficas, preferências, comportamentos de compra e necessidades dos consumidores, permitindo que as empresas personalizem suas estratégias de comunicação, marketing e produtos de acordo com as demandas específicas do público-alvo.

Sem contar que a análise de dados ajuda a identificar oportunidades de negócios e tendências emergentes. Ao analisar os dados internos e externos, as empresas podem identificar lacunas no mercado, segmentos de clientes em crescimento, novos canais de distribuição, etc, possibilitando que as empresas ajustem suas estratégias de acordo e estejam à frente da concorrência.

Por fim, a cultura data-driven permite uma avaliação mais precisa do desempenho das atividades de comunicação e marketing, ajudando a direcionar recursos para as áreas mais eficazes, identificar pontos fracos e realizar ajustes estratégicos para otimizar os resultados.

 

Conteúdo em vídeo

Com o aumento da produção de vídeos nas redes sociais, impulsionado pelo TikTok, a atenção das pessoas está voltada para consumir conteúdo em pequenos pedaços. 

Inclusive, os brasileiros se destacam no consumo de vídeo em relação à média global, segundo dados da Pesquisa Inside Video da Kantar IBOPE Media. A tendência é que no segundo semestre, o consumo de conteúdo em vídeo ganhe ainda mais destaque.

Isso acontece porque a mudança de comportamento cria uma demanda por conteúdo muito mais fácil de consumir e compartilhar, além de ser um conteúdo extremamente atraente.  

Esse cenário faz com que as empresas invistam cada vez mais na produção de conteúdo por meio de vídeo, para divulgar seus produtos ou mesmo para criar um relacionamento mais sólido.

 

Experiências híbridas

As experiências híbridas também estão entre as tendências de comunicação para o segundo semestre de 2023. 

Isso porque, elas combinam o mundo físico e digital de maneira integrada, proporcionando uma abordagem mais abrangente e envolvente para interagir com o público.

As experiências híbridas permitem que as empresas alcancem um público mais amplo, independentemente de sua localização geográfica. 

Ao combinar elementos físicos e digitais, as empresas podem oferecer opções de participação presencial e online, tornando suas comunicações mais flexíveis e acessíveis para diferentes grupos de pessoas.

Sem contar que é possível criar interações mais imersivas e envolventes. Ao combinar elementos virtuais, como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), com experiências físicas, as empresas podem proporcionar uma sensação de presença e interação que vai além das limitações do mundo físico, resultando em um maior engajamento por parte do público.

 

Assessoria de imprensa

Mesmo sendo um serviço consolidado no mercado de comunicação há muito tempo, a assessoria de imprensa continua sendo uma tendência no segundo semestre de 2023.

Isso acontece porque ela possui um papel na construção de reputação, credibilidade e confiança, amplificação da mensagem, influência nas opiniões e tomada de decisões, gestão de crises e integração com outras estratégias de comunicação. 

A capacidade de obter cobertura na mídia e trabalhar com os meios de comunicação continua sendo uma parte essencial das estratégias de comunicação das empresas.

Além disso, a  assessoria de imprensa pode ser integrada a outras estratégias de comunicação, como marketing digital e mídias sociais. 

Ao trabalhar em conjunto, essas estratégias se complementam, aumentando o alcance e a eficácia das mensagens da empresa.

Essas são algumas das principais tendências de comunicação para o segundo semestre, mas é importante ficarmos sempre de olho neste setor, pois, novidades são lançadas a todo momento. 

 

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