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O que significa mídia espontânea e como obtê-la

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar de mídia espontânea, né? E, certamente, adorou o uso do termo “espontâneo”, e o associou à divulgação sem a sua interferência ou até sem gastos. Bem, digamos que você está no caminho certo.

Resumidamente, é possível dizer que a mídia espontânea é o oposto da mídia paga. É quando um produto ou empresa é citado de maneira positiva em uma reportagem, por exemplo, sem ter investido um único centavo nessa exposição. Entenda melhor como funciona isso na prática e utilize esse tipo de divulgação a seu favor!

O que é mídia espontânea

Agora que você já sabe o que é mídia espontânea deve estar se perguntando por que um veículo iria mostrar a sua marca ou empresa, sem você ter que pagar por isso. E a resposta é simples: porque ela é interessante para determinado público.

Quando um jornal faz uma matéria sobre o novo projeto de uma companhia, isso é mídia espontânea. Quando publica uma entrevista com o CEO da instituição, também.

 

 

Além de economizar recursos financeiros, é importante destacar ainda que esse tipo de divulgação da marca garante mais credibilidade do que a mídia paga. Isso ocorre porque o público difere o que é publicidade do que é jornalismo.

O primeiro é visto essencialmente como algo para divulgação, enquanto o segundo é sinônimo de informação e, portanto, dos fatos reais.

“Ué, então, se os jornais só podem publicar o que ocorre em uma companhia, como eles vão divulgar algo que ocorre na minha empresa?”, você deve estar se perguntando. Para isso, é preciso construir credibilidade e ter uma assessoria de imprensa de confiança ao seu lado.

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    Qual é a função da assessoria de imprensa

    A assessoria de imprensa é a ponte entre a sua empresa e os veículos de comunicação. Ela é capaz de enxergar pautas e assuntos interessantes na sua empresa para o público, ajudando assim os jornalistas a fazerem as reportagens – e, gerando, a mídia espontânea.

    A assessoria também é responsável por mapear o mercado, descobrir possíveis formadores de opinião, estudar como a empresa está sendo divulgada na mídia e fazer o gerenciamento de crise. Mesmo que o assessor emplaque várias pautas positivas sobre a companhia, se algo negativo ocorrer, como uma crise financeira por exemplo, os jornais também farão essa divulgação. E é dever do assessor auxiliar nesse momento.

    É função da assessoria de imprensa ainda prestar o media training, que consiste em treinar um ou mais funcionários da empresa para serem porta-vozes em uma eventual entrevista. Ninguém precisa ser expertise para falar em público, pois os assessores podem auxiliar e acompanhar nas entrevistas.

    Aumento da receita

    Além de todas essas vantagens, a mídia espontânea hoje em dia pode ser pensada em conjunto com ações de marketing digital. Na prática, isso equivale a divulgar pautas interessantes desenvolvidas  com técnicas de SEO para melhor o posicionamento no Google.

    O principal buscador do mundo possui algoritmos específicos e formas de “ler” todos os conteúdos, atribuindo maior credibilidade às algumas páginas, e fazendo com que elas fiquem entre os primeiros resultados. Como consequência, a marca ou empresa é mais vista pelos usuários e isso gera mais receita.

    A MGA Press há anos já pensa nessa estratégias voltadas para a presença digital. Para a Lava e Leva Lavanderia, a assessoria desenvolveu pautas sobre essa franquia e as matérias foram emplacadas no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de Uol Empreendedorismo, O Globo, Estadão, Exame, etc.

    Matéria da Lava e Leva Lavanderias no UOL

    Juntamente com uma campanha de links patrocinados, a MGA Press foi a grande responsável por gerar mais 3.655 leads. A parceria, que começou em 2015, foi essencial também para que a Lava e Leva Lavanderia saltasse de 60 unidades para 300 franquias em apenas 18 meses.

    Economia com a mídia espontânea

    Ao mesmo tempo em que ajuda a empresa a crescer, a mídia espontânea, gerada pela assessoria de imprensa, é um excelente custo-benefício. Para se ter uma ideia, o Banco do Brasil, em 2015, lucrou 18 vezes mais do que investiu.

    Ao apoiar projetos culturais, a instituição se viu como protagonista de uma série de reportagens que a citava. De acordo com uma consultoria contratada pelo banco, o retorno em matérias jornalísticas chegou a R$900 milhões, sendo que os patrocínios foram de R$49,3 milhões.

    A empresa como protagonista da credibilidade

    De nada adianta contar com a melhor assessoria do mercado, se a empresa não mantiver um perfil coerente. Vale lembrar que atualmente o consumidor tem à disposição diversas redes sociais para compartilhar as opiniões, e por isso é importante sempre prestar um bom serviço. Dessa forma, o público enxergará a marca de forma positiva.

    Todas as empresas que desejam se destacar atualmente não podem negar o poder da internet e do público, que tem cada vez mais voz ativa. Em virtude disso, é fundamental prestar atenção em todas as ações da companhia, desde a concepção de um produto até o seu consumo pelos clientes.

    Conheça cases de mídia espontânea

    Em 2013, quando milhares de pessoas cantavam e dançavam o hit de funk “Passinho do volante – Lek”, a Mercedes-Benz enxergou uma oportunidade. Em seu canal do Youtube, a marca lançou o modelo Classe A com a música popular. Como o carro saiu de fábrica custando R$100 mil, o público estranhou a escolha do funk.

    Enquanto os seguidores discutiam nas redes sociais se a música era apropriada ou não, os jornais publicaram a polêmica. Somente no Estadão, foram mais de 135 mil visualizações em menos de 24 horas. Ou seja, a empresa criou um viral que automaticamente ganhou mídia espontânea.

    Outra campanha que fez sucesso foi a Dove Retratos da Real BelezaO vídeo, que é um dos mais assistidos nos últimos a nos, conta com a participação de algumas mulheres que relatam o que não gostam no próprio corpo, e foi traduzido para diversos idiomas.

    Além de agradar muito ao público, a propaganda também rendeu à Dove o prêmio Grand Prix de Titanium, no maior festival de publicidade de Cannes. Em apenas uma semana, o Dove Retratos da Real Beleza já tinha 20 milhões de visualizações, se tornando alvo de reportagens nacionais e internacionais.

    Em virtude disso, é importante que a sua equipe de marketing e assessoria estejam em sintonia. Assim, as ações de divulgação poderão ser usadas como mídia espontânea, e servirão para diversas matérias positivas na imprensa. Para entender melhor esse assunto, conheça o trabalho da MGA Press.

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