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Health Tech: 8 dicas para montar uma estratégia de comunicação de sucesso

Health Tech: 8 dicas para montar uma estratégia de comunicação de sucesso

Health Tech: 8 dicas para montar uma estratégia de comunicação de sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

As Health Techs são conhecidas por oferecer ao paciente uma experiência completa e à distância através dos avanços tecnológicos. As chamadas startups de saúde já vinham conquistando o mundo todo antes mesmo da pandemia da Covid-19. Agora, para que elas acompanhem a velocidade da tecnologia, é preciso focar em uma boa estratégia de comunicação para que o negócio traga bons resultados para os envolvidos.

Nos últimos anos, a tecnologia vem tomando proporções incalculáveis em todo o mundo, conquistando diversos mercados, principalmente o da saúde. Com a chegada da pandemia da Covid-19, o setor precisou correr para se reinventar e se inspirou nas Health Techs, empresas que têm como objetivo oferecer soluções e melhorias no atendimento dos pacientes e médicos através de inovações tecnológicas.

Após o decreto de estado de calamidade pública no Brasil em meados de março de 2020, o Ministério da Saúde atendeu a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e publicou a portaria Nº 467, regulamentando temporariamente o atendimento médico à distância usando recursos da telemedicina. Esses serviços ainda não possuem regulamentação específica para operar no país, porém, com a nova regra, empresas deste ramo tiveram a possibilidade de desenvolver novos serviços com a ajuda da tecnologia. A medida permite que haja teleconsultas, prescrição de exames, atestados e medicamentos, orientações e monitoramento, tudo à distância. 

Com o auxílio de tecnologias como robótica, nanotecnologia, reconhecimento de imagem e voz, AI e Big Data, realidade virtual e aumentada, monitoramento de sensores, e outras, as Health Techs tentam sanar os problemas característicos do setor da saúde, como os altos preços, filas e demora no atendimento, falta de profissionais e de informação, entre outros.

Health Techs no Brasil

No ano passado, o Distrito Healthtech Report 2020 descobriu mais de 540 Health Techs no Brasil, sendo que 50% nasceram há pouco tempo, em média cinco anos, e estão dando os primeiros passos buscando estratégias de comunicação assertivas.

Um exemplo destas empresas é a Cuco Health, que auxilia o paciente a seguir seu plano de cuidado melhorando a adesão ao tratamento, monitorando aspectos da patologia e possibilitando que os profissionais de saúde acompanhem a evolução.

Para quem está pensando em investir em uma Health Tech, é importante seguir algumas dicas fundamentais na hora de montar uma estratégia de comunicação de sucesso. Quer saber como? Confira a seguir 8 dessas dicas!

O cliente deve estar no centro

Colocar o cliente, no caso das Health Techs, o paciente, no centro das estratégias de negócio, é fundamental, já que as ideias de sucesso nascem da identificação de necessidades e desejos do cliente.

Nos últimos anos, tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas, estão se distanciando das opções tradicionais de saúde, muito por conta dos altos preços. O segmento de planos de saúde, por exemplo, vem oferecendo mudanças que atendem a requisitos específicos como a atenção básica e ambulatorial, por exemplo.

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é peça chave no sucesso da comunicação corporativa. É o assessor que vai gerenciar e controlar as informações da empresa e traçar estratégias para o controle e/ou divulgação na imprensa. 

Sendo assim, contratar um serviço de assessoria de imprensa ajuda a empresa a colocar o cliente no centro, além de mostrar o posicionamento dela. O serviço ainda apoia que a empresa esteja em evidência, que tenha credibilidade e passe confiança. 

Se tratando de uma área tão delicada como a saúde e as Health Techs, a assessoria de imprensa tem o papel de evidenciar o cuidado com o ser humano e passar a confiança necessária aos clientes. Além disso, esse trabalho permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.

Na MGAPress, prestamos serviços de assessoria de imprensa para  EUROIMMUN, líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial. Emplacamos pautas em veículos como Jornal Nacional, Folha e Valor Econômico. Com nossas estratégias, conseguimos dobrar o número de acessos à plataforma da empresa. Se você tem interesse em serviços de assessoria de imprensa para saúde, entre em contato conosco!

Prevenção

A prevenção precisa estar no centro das Health Techs. Com o uso de big data e da inteligência artificial, é possível mapear as probabilidades do paciente desenvolver doenças e recomendar medidas para que ele as evite.

Vida Saudável

Empresas e especialistas do setor devem orientar o paciente sobre como ter uma vida mais saudável, e não focar apenas no diagnótico. É isso que as pessoas querem encontrar nesse tipo de serviço.

Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial na saúde tem mostrado resultados bastante positivos para o setor. Através da tecnologia, é possível prevenir futuras doenças, além de analisar um grande volume de informações.

Gestão de dados

Para hospitais, clínicas e laboratórios, uma das grandes dificuldades da rotina de saúde é a gestão dos dados. O que a Health Tech precisa ter são as plataformas de gerenciamento das informações dos pacientes que possibilitam aumentar a eficácia e eficiência dos atendimentos.

Relacionamento com os pacientes

A boa comunicação com os pacientes de um hospital, clínica ou laboratório é fundamental para a melhoria do atendimento. Com isso, o paciente se sente cuidado e a relação entre ele e a instituição melhora 100%. É possível utilizar meios como SMS, aplicativos e chatbots, principalmente em casos de cirurgias, tratamentos para doenças crônicas e terapias.

Regulamentação

Outro ponto que merece atenção é a regulamentação, que ainda precisa ser atualizada para considerar as inovações tecnológicas e, em alguns casos, limita a ampliação dos serviços. As Health Techs só podem trabalhar com médicos e psicólogos formados, que possuam CRM e CRP ativos. 

Gostou de descobrir as 8 dicas para uma estratégia de comunicação de sucesso para uma Health Tech?

Então, se quiser ficar por dentro das novidades e conteúdos sobre Health Tech e estratégia de comunicação, acompanhe sempre o blog da MGAPress! E se você procura uma assessoria de imprensa, entre em contato conosco!

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