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Código de Ética em Relações Públicas? A área cinzenta em se comunicar um ponto de vista

Tempo de leitura: 5 minutos

[Este artigo foi originalmente publicado em inglês no portal Sword and Script e pode ser lido aqui]

Os profissionais de Relações Públicas apresentam informações assertivas e verdadeiras? Uma pesquisa com 300 profissionais da área revelou que 95% dizem “frequentemente” ou “às vezes”

“Temos o prazer de anunciar que o SlideShare está juntando-se ao Scribd”

É assim que o LinkedIn, que possui o SlideShare no momento, escreveu em um e-mail para os usuários em uma noite de sábado.

A mensagem continuou, “Scribd começará a operar o negócio SlideShare em 24 de setembro de 2020”.

Não é um e-mail factualmente incorreto, mas também não é totalmente imediato. Por que isso iria acontecer?

É uma mensagem confusa e evasiva. Ao pesquisar sobre o que esta mensagem realmente se tratava, o fato era: o SlideShare estava sendo vendido.

O SlideShare possui 80 milhões de usuários compartilhando, como o nome sugere, slides, especialmente de apresentações ou pesquisas. O LinkedIn adquiriu o SlideShare em 2012. Quatro anos depois, o LinkedIn foi, por sua vez, adquirido pela Microsoft. De acordo com a TechCrunch, a Microsoft aproximou-se do Scribd para alienar o negócio da SlideShare.

Portanto, a mensagem “o SlideShare está somando-se ao Scribd não está errada, mas está omitindo informações relevantes e importantes para os usuários saberem. Uma omissão é um atributo do esquema clássico de identificação de propaganda desenvolvido por Hugh Rank.

Aqui está outra pergunta: essa mensagem é antiética?

Assertivo e verdadeiro?

É possível argumentar sobre a ética de muitas maneiras. Os comunicadores profissionais que trabalharam com mensagem semelhantes sabem que essas coisas passam por todos os tipos de revisão. Frequentemente, o resultado final reflete uma preferência executiva, mas o comunicador se torna o canal.

Isso foi investigado na 2020 JOTW Communications Survey esse ano. Juntamente com uma pergunta sobre a visão do Relações Públicas sobre o viés da mídia, foi perguntado o seguinte:

“Os profissionais de comunicação – incluindo Relações Públicas, Assuntos Públicos e Porta-Vozes – apresentam informações assertivas e verdadeiras?”

Aqui está como as respostas se acumulam:

Aqui está uma olhada nesse números graficamente:

Assim como a pergunta sobre o viés da mídia, poucos entrevistados disseram que a resposta era absoluta. A maioria estava no meio: frequentemente, mas não sempre, ou às vezes, mas não com frequência.

Ética de Relações Públicas para comunicar um ponto de vista

Tal como acontece com muitas perguntas desta pesquisa, foi oferecido um campo de comentários aberto e opcional, perguntando “por quê”? Setenta e um entrevistados escreveram em respostas.

Curiosamente, mesmo aqueles que citaram códigos de conduta e padrões éticos de associações de Relações Públicas deixaram a janela aberta por serem menos de 100% verdadeiros o tempo todo.

Abaixo está uma amostra representativa dessas respostas.

Comunicadores que são “sempre” assertivos e verdadeiros:

Comunicadores que são “frequentemente” assertivos e verdadeiros:

Comunicadores que são “às vezes” assertivos e verdadeiros:

Comunicadores que são “raramente” assertivos e verdadeiros:

A Consciência de uma Organização

Um dos deveres duradouros e talvez subestimados das Relações Públicas é ser a consciência da organização. Às vezes, não é um trabalho fácil ou agradável, mas a longo prazo, a organização fica melhor com isso. As pessoas querem fazer negócios que elas conhecem, gostam e confiam. Não é possível chegar a esse lugar em seu negócio falando com meias-verdades.

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