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Afinal, como divulgar a minha empresa?

Afinal, como divulgar a minha empresa?

Tempo de leitura: 12 minutos

Saber como se posicionar na mídia digital hoje é algo absolutamente imprescindível para qualquer empresa que tem o desejo sincero de crescer. Isso é um fato mais do que incontestável nos dias atuais, mas ainda vemos muitos empreendedores iniciantes e até mesmo empresários experientes resistindo ao avançar do tempo, infelizmente.

Se há alguns anos a internet tinha nenhuma ou pouquíssima importância nos rumos de um negócio, essa realidade não existe mais. Todo pequeno empreendimento ou grande empresa precisa estar nas novas redes para se fazer conhecido, desejado e consumido, mas como fazer com que isso ocorra?

Se você constantemente tem a dúvida “como divulgar minha empresa?”, nós vamos a seguir te dar dicas sobre como se posicionar na mídia digital, tão onipresente em qualquer mercado da atualidade. Vem conferir e aprender mais, para fazer a sua empresa crescer!

Antes de entender como se posicionar na mídia digital, que tal compreender o que isso é?

Você provavelmente já ouviu muitas vezes nos últimos tempos o termo “mídia digital”, mas talvez não faça a menor ideia do que ele quer dizer. Se for o caso, é normal, especialmente se considerarmos que trata-se de um conceito relativamente novo, que é muito alardeado, mas pouco conceituado na maior parte das vezes.

Quer uma definição clara e direta? Lá vai: uma mídia social nada mais é do que um espaço virtual onde usuários da internet interagem entre si. Alguns exemplos de mídias sociais são os blogs, é claro, mas as mais conhecidas e utilizadas atualmente são as redes sociais, como o Twitter, o Facebook, o Instagram e por aí vai.

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    O tempo todo surgem novas redes, e na mesma velocidade que elas aparecem também morrem. São poucas as que se consolidam e se mantém no mercado. Citando outras tão famosas quanto as primeiras apontadas podemos falar de Pinterest, Tumblr, Flickr e YouTube!

    Fóruns e grupos de troca de mensagens instantâneas certamente também devem entrar aqui nessa soma. São locais, como você pode imaginar, onde as pessoas dialogam, trocam informações e também opiniões.

    É claro que a função dessas mídias sociais vai muito além da interação e convivência entre distintos grupos e indivíduos, mas acaba servindo obviamente para que marcas se solidifiquem no meio cibernético.

    Uma pessoa ou uma empresa que sabe como se posicionar na internet e em suas diversas redes acaba conquistando mais clientes, tendo mais mercado e consequentemente lucrando muito mais e se colocando muito a frente da concorrência.

    Esse é, portanto, um conhecimento que qualquer empreendedor ou empresário precisa ter, porque do contrário vai ficar para trás e vai ver os seus produtos e serviços se tornando cada vez menos relevantes dentro do cenário mercadológico de seu nicho de atuação, seja ele qual for!

    Sendo assim, é chegada a hora de passar algumas boas dicas para que você consiga se destacar da concorrência fazendo um bom uso das mídias digitais! A seguir nós listamos 7! Dê uma olhada:

    1 – Defina claramente os seus objetivos

    Você vai dizer que quer entender como divulgar o seu negócio porque quer ver a sua empresa tendo mais clientes, quer ver seu negócio ganhando mais dinheiro e sendo mais próspero.

    É o tipo de questão que as pessoas costumam responder como se fosse extremamente óbvia e até mesmo boba de ser feita, mas o fato é que quando se trata de mídias e redes sociais é importante entender que não podemos nos limitar ao que está escancarado, ao que está debaixo do nosso nariz e ao que parece simplório demais.

    O que você precisa responder não é que quer ter um empreendimento mais lucrativo, mas sim o que vai fazer dentro dessas mídias para conseguir, entende? Você vai tentar ter mais tráfego no seu site? Vai tentar fazer com que a sua marca seja mais reconhecida?

    Ou seu desejo é pela conquista de mais seguidores e de mais conversões? Você tem uma meta de crescimento de vendas definida? Veja, são pontos que precisam ser levantados e determinados de forma franca e muito clara.

    Tendo isso em mente, sempre estabeleça seus objetivos e dê a eles prazos para que se realizem. Se adiante e faça um calendário com tudo que sua marca vai fazer nessas mídias por um determinado período de tempo. Desenvolva postagens com antecedência e pense em temas o tempo todo, e planeje essas ações de acordo com o que você deseja alcançar nesses meios, é claro.

    2 – Estabeleça com precisão quem é o seu público alvo

    Toda marca e empresa possui um público alvo ao qual se destina mais claramente. Obviamente a ideia é sempre vender para todos que quiserem, mas uma parcela da população costuma querer mais os seus produtos e os seus serviços

    Você precisa, portanto, descobrir quem é esse público alvo e uma vez que você tiver essa resposta tem o dever de conhecê-lo a fundo! Faça pesquisas, levante dados e estatísticas e não se conforme com as respostas fáceis, como “obviamente quem vai querer comprar meu sabão em pó são as donas de casa”.

    As vezes nossos produtos e serviços têm um potencial bem maior do que a gente imagina, ou tem um alcance bem menor do que a gente espera e isso não é um problema, necessariamente. O que costuma tornar essas situações problemáticas é não trabalharmos com a realidade, mas com a achismos e tentarmos sempre deturpá-la ao nosso bel prazer.

    Compreendeu qual o seu público alvo possível? Agora precisa saber o que ele quer, o que gosta e o que precisa, quais são as suas expectativas, medos e anseios. Uma vez que tiver isso feito terá muito mais facilidade para fazer com que seus produtos e serviços se expandam nas mídias e, consequentemente, no mercado.

    3 – Conheça bem a sua concorrência

    Parece óbvio, mas antes mesmo de pensar sobre como divulgar a sua empresa, você precisa ver como empresas semelhantes a sua fazem isso, como elas atuam nesse meio e se comportam no mercado.

    De que forma o seu concorrente conversa com o público nas redes? Que tipo de posts faz? Qual a frequência que isso acontece? Será que você pode aproveitar alguma coisa para a sua própria empresa, ou será que os seus públicos e objetivos são de alguma forma distintos?

    Fazer-se essas perguntas é fundamental, justamente para te servir de guia e de inspiração. Agora, jamais caia na bobagem de se comparar aos seus concorrentes, especialmente àqueles que estão há mais tempo no mercado, porque a tendência é que você acabe se deprimindo e se menosprezando. Use-os como um meio de aprendizado, como exemplos a serem seguidos ou a serem evitados, principalmente!

    4 – Escolha quais mídias digitais se adequam mais aos seus propósitos

    Hoje em dia o que não falta é opção de mídia digital para se mostrar a sua empresa e para torná-la cada vez mais conhecida e consumida. Agora, a grande sacada não é necessariamente se fazer presente em todas elas, mas saber escolher quais se enquadram melhor às suas necessidades.

    Não entendeu? A gente explica! Hoje em dia contamos com muitas opções de redes digitais e sociais, então o empreendedor e empresário pode escolher implantar a sua marca naquelas que vão trazer mais retorno, ao invés de ter um perfil em todas e sequer utilizá-los adequadamente.

    É necessário considerar algumas questões: onde está o seu público? Que conteúdos ele consome em cada uma dessas plataformas? A partir das respostas que forem surgindo você poderá definir com clareza em quais dessas plataformas você vai estar e que material vai desenvolver para cada uma delas.

    Aliás, vale dizer que não adianta replicar conteúdo de uma em todas as outras, porque como elas são totalmente diferentes também vão funcionar melhor com conteúdos completamente distintos.

    5 – Defina quais as mensagens que você quer passar

    Para compreender plenamente como se posicionar na mídia digital é muito necessário que você estabeleça as mensagens que deseja passar para o seu público alvo dentro desse tipo de plataforma.

    Fazer essa escolha não é nada simples, mas é muito necessário, até porque você precisa entender o que quer que o seu público sinta quando pensar na sua marca, o que deseja que ele compreenda dos seus produtos e serviços e como você quer que ele leia a sua empresa.

    É óbvio que o estabelecimento da mensagem depende muito de qual público alvo você tem. É necessário conhecê-lo, como já comentamos previamente, e em alguns momentos você vai precisar ser direto nos seus questionamentos;

    Isso quer dizer que você pode, sim, perguntar aos seus consumidores e consumidores em potencial quais as suas dificuldades, interesses, medos e mais sobre seus estilos de vida. Essa intimidade que vai sendo estabelecida vai tornar as suas mensagens mais precisas e mais eficazes diantes da sua audiência.

    6 – Compreenda que existem custos envolvidos

    De modo gerar estar presente nas mídias digitais não exige da sua empresa nenhum capital, mas se você quiser fazer campanhas específicas em algumas delas vai gastar algum dinheiro, sim, e é preciso ter essa compreensão.

    Algumas estratégias saem caro demais e estão fora do seu orçamento, outras estão dentro, mas se mostram ineficazes diante dos seus propósitos, enfim, é necessário entender que aqui não há uma receita de bolo e que o que pode ser ideal para o seu negócio não vai ser viável para a concorrência, e vice e versa.

    Nesse sentido o que gera alívio é termos a ciência de que as opções de mídia são várias, então se você quiser colocar o seu negócio na internet você vai poder fazê-lo sem pagar nada ou pagando menos, mas para efetuar um marketing mais agressivo e mais amplo vai ser necessário investir, mas no seu tempo e a sua forma, óbvio.

    7 – Analise o retorno projetado e o que for de fato conquistado

    Uma vez que você colocar uma estratégia para funcionar vai perceber que nem sempre o que você esperou conquistar com ela vai de fato acontecer. Muitas vezes acontece, mas pede ajustes e outras não.

    O bom é que quando falamos de mídias digitais existe a vantagem grande de que podemos avaliar cada passo da ação e ver até onde ela foi bem, onde começou a decair e o que faltou ou sobrou para seu sucesso ou fracasso.

    Essa possibilidade de análise faz com que o empreendedor e empresário possa colocar tudo na ponta do lápis e ver se a opção escolhida valeu a pena, se era melhor outra ou não, modificando tudo ou enaltecendo o que se fez!

    Para saber como se posicionar na mídia digital você precisará sempre ter em mente que algumas ações vão dar certo, outras não e poderão ser corrigidas e algumas serão um total fracasso e caberá a você analisar, avaliar e fazer valer a pena o investimento realizado, de uma forma ou de outra!

    A importância de saber como se posicionar na mídia digital em exemplos práticos

    Você deve estar entendendo mais sobre como se posicionar na mídia digital com o seu negócio, mas talvez ainda não entenda muito bem o valor disso! Para ajudar vamos mostrar o exemplo da Conserta Smart, que é uma rede voltada para o conserto de dispositivos móveis.

    Hoje eles são a maior rede de assistência ténica do país, mas isso se deve a contratação de uma forte assessoria de imprensa e de ações de marketing digital muito bem organizadas nas mais diversas redes, e quem cuidou de tudo isso foi a MGAPress!

    A necessidade do negócio em questão era se posicionar com rapidez em um mercado relativamente novo no país, e a MGAPress conseguiu que os principais veículos focados em tecnologia do Brasil falassem da empresa.

    Com isso a Conserta Smart apareceu na Globo, no SBT, na Band, em portais como UOL e Exame e em outros veículos famosos, como Techtudo e Canaltech. Os serviços prestados incluíram apoio de assessoria de imprensa, divulgação de Press Releases, relacionamento com diversos influenciadores e claro, treinamento para entrevistas.

    E, tudo isso, porque a MGAPress ajudou a Conserta Smart a entender como se posicionar nas mídias de nicho e no mercado e, a partir de aí, crescer! Se você quer seguir o mesmo caminho e contar com profissionais qualificados para te apoiarem nesse caminho, preencha o formulário no nosso site e peça um orçamento.

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