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Smartphones têm impactado diretamente nos negócios, apontam pesquisas

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba como melhorar o site mobile da sua empresa

O Brasil está cada vez mais conectado — e pelo celular! De acordo com estudo do Insper, 75% dos brasileiros pesquisam preços pelo smartphone. Além disso, 46% dos consumidores fazem negócios por meio desses aparelhos móveis.

Em função disso, ignorar essa realidade é perder grandes oportunidades. Atualmente, o público tem se mostrado mais atento aos dispositivos móveis do que às telas do computador. Basta lembrar que os smartphones podem ser acessados em qualquer lugar, podendo ser vistos no transporte público, nos carros, em restaurantes e em todo tipo de localidade.

Tempo de carregamento

Os sites são diferentes no computador e no smartphone. Durante muitos anos, a navegabilidade no celular deixou de ser pensada como prioridade, já que o público mobile era pequeno. Porém, conforme os consumidores passaram a utilizar mais o smartphone, essa estratégia precisou ser repensada.

De acordo com pesquisa do Google, em 75% dos sites brasileiros os usuários precisam esperar cerca de 20 segundos para que as páginas carreguem. Embora esse valor pareça pequeno, ele pode ser uma eternidade quando pensamos que estamos na era da agilidade.

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    O Google alerta ainda as empresas a tomarem as devidas medidas para evitar esse desconforto ao usuário. Se o consumidor tiver uma experiência negativa no celular, as chances de comprar da empresa em questão cai 62%.

    Com essa ferramenta, você pode comparar o tempo de carregamento do seu site e dos concorrentes. O ideal é que o tempo máximo seja de cinco segundos, em uma conexão 3G. Mais do que isso, você estará permitindo que o seu usuário saia da sua página, sem nem saber o que a sua empresa tem a oferecer.

    Ao reduzir o tempo de carregando do site mobile em um ou dois segundos, você poderá gerar um aumento significativo na sua receita. Segundo o Google, essa diferença pode chegar a até 20%. Já pensou lucrar isso apenas fazendo melhorias na página do seu negócio? Não só você estaria ganhando, como o seu público e a reputação da sua empresa.

    SEO mobile

    Além de otimizar o tempo de carregamento do seu site no celular, é importante pensar em estratégias específicas de SEO para esse meio. Tudo o que for feitos nas páginas precisa ser testado no smartphones, pois a resolução dos celulares é diferente.

    Vale lembrar também que o jeito de usar um dispositivo móvel é diferente de utilizar um computador. Os celulares tendem a ser usados mais próximos do rosto, em comparação dos desktops. Portanto, o tamanho da tipografia é diferente, assim como a formatação das imagens utilizadas.

    Por falar em imagens, tome cuidado com o recorte delas. Muitas vezes, a foto que se encaixa em um site pode ficar quebrada (ou desfigurada) no celular. Isso pode fazer com que o usuário tenha uma sensação negativa ao navegar pelo smartphone, como se o site não fosse profissional.

    Outro detalhe importante que ajuda no SEO e na navegabilidade é o espaço em branco. As páginas não precisam ser lotadas de texto, sem intervalos. Com exceção dos e-books, os usuários não desejam ler muito no celular. Por isso, preze por um design mais clean e forneça alguns espaços em branco para uma leitura mais agradável.

    Geolocalização

    Uma grande vantagem que os smartphones trouxeram para o mundo dos negócios é a geolocalização. Ao saber onde os usuários estão, é possível desenvolver anúncios para o momento certo de abordá-los. Alguém que sempre frequenta a academia, por exemplo, provavelmente poderá se interessar por um restaurante saudável que esteja próximo.

    O GPS Waze, que auxilia milhares de motoristas no Brasil, é um dos destaques quando o assunto é geolocalização. Em parceria com a Hyundai, a plataforma mapeou diversas ladeiras pelo país.

    Assim que os motoristas chegavam a elas, o GPS exibia um anúncio com os dizeres “precisa de mais força para subir?”. Caso o usuário gostasse da ideia, o Waze o levava para a concessionária mais próxima para conhecer o HB20. A estratégia rendeu 1.800 visita nas lojas da montadora.

    Conclusão

    O uso de smartphones já é uma realidade em grande parte do país — e que merece atenção especial. Para quem deseja aumentar os negócios on-line nos próximos anos, é imprescindível investir no marketing digital mobile.

    Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe os posts do nosso blog. Se preferir, entre em contato conosco e veja como a MGA Press pode fazer a sua empresa crescer ainda mais!

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