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Online x Offline: quais são as melhores mídias para um negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

Por muitos e muitos anos, as ações de marketing e de propaganda eram exclusivamente criadas, desenvolvidas e veiculadas nos veículos de comunicação impressos, rádio, TV, ou mesmo ações realizadas em pontos de vendas, lojas e eventos.

No entanto, internet transformou, drástica e definitivamente, os meios de comunicação. Sua rápida e expansão e popularização modificaram para sempre a veiculação de informações e seu alcance junto ao público. Não é à toa que, atualmente, as mídias são classificadas como online e offline.

Nestas duas macro categorias, existe uma série de particularidades, diferentes vantagens e inúmeros desafios quando pensamos em autoridade e força das marcas, principalmente quando o assunto são as estratégias de marketing, os esforços da assessoria de imprensa e também de a atuação da equipe de relações públicas.

Por isso, todos os profissionais atuantes em serviços de comunicação devem conhecer a fundo as especificidades de cada uma dessas mídias e saber adequá-las ao perfil e às necessidades de seus clientes.

Entre o digital e o tradicional, sempre existirão cases de sucesso

Para muito além das questões de investimento direcionados à assessoria em comunicação e marketing, um dos fatores primordiais para o sucesso de estratégia e ações é o pleno entendimento dos diferentes formatos de mídias online e offline e do seu funcionamento.

A escolha do veículo certo é essencial para a construção da autoridade e da manutenção da imagem de uma marca, independentemente de seu segmento. O segredo do sucesso para essa importante decisão está ligado não somente ao formato da mídia em questão, mas ao pleno entendimento de seu impacto junto ao perfil de seu cliente e, consequentemente, seu público alvo.

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    Isso só é possível quando se constrói um relacionamento sólido entre a assessoria de comunicação e marketing e seu assessorado. É preciso compreender o que cada cliente necessita e conhecer detalhadamente todas as suas características e especificidades. Depois desse aprendizado, fica muito mais fácil estabelecer quais serão as mídias adotadas para cada situação.

    Trabalhando com mídias online

    As ações realizadas em ambiente web trazem uma série de vantagens, que vão desde os custos reduzidos para a realização de ações até o uso de ferramentas de mensuração, que permitem o acompanhamento de dados e a verificação de seu alcance e assertividade.

    De acordo com o Digital AdSpend 2017, realizado pelo Interactive Adversiting Bureal (IAB) em parceria com a comSore, houve um crescimento de 26% nos investimentos em publicidade digital no Brasil. De acordo com os dados, o crescimento superou a expectativa de inicial de 12% projetado para o ano, alcançando a marca de R$ 10,4 bilhões. Vale ressaltar que esses investimentos maciços ocorreram mesmo diante a forte crise econômica vigente no país.

    Entre os formatos de mídia online mais procurados pelos investidores estão as Buscas, Classificados e Comparadores de Preço (48,% – R$5,7 bilhões), Display e Social (32,5% – R$ 3,8 bilhões) e Vídeos (19% – R$ 2,2 bilhões).

    Além disso, os veículos online proporcionam uma segmentação mais apurada e sofisticada, graças às ferramentas capazes de direcionar uma campanha e seu conteúdo a um target pré-selecionado de acordo com suas preferências.

    Trabalhando com mídias offline

    Um dos pontos mais fortes das mídias offline, como, por exemplo, jornais, revistas, rádios e TV é seu alto grau de confiabilidade junto ao público geral.

    De acordo com a mais recente Relatório Final de Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM – 2016), divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação da Social da Presidência da República, a TV ainda é, para 63% dos entrevistados no estudo, o principal meio de comunicação utilizado como fonte de informação.

    Mesmo com a galopante ascensão da internet, sua confiabilidade ainda não superou meios tradicionais. Enquanto 62% dos entrevistados confia poucas vezes nas notícias que circulam em sites, 28% confiam sempre nelas quando são veiculadas na TV, rádio e jornais impressos.

    E para além do alcance das ações publicitárias, a mídia espontânea ainda é um dos maiores geradores de autoridade da atualidade.  Um trabalho de assessoria de imprensa bem feito pode transformar um cliente em uma referência sobre determinado assunto que envolvam seus produtos ou serviços, principalmente quando ele é publicado em veículos de grande notoriedade e editoriais de nicho.

    Eliminando barreiras

    A divisão entre as mídias online e offline não as tornam necessariamente antagonistas. Muito pelo contrário: cada tipo de mídia pode ser visto como uma ferramenta em prol do sucesso e crescimento de parceiros profissionais. Uma estratégia de conciliação entre estes dois universos pode criar uma excelente plataforma multimídia em prol do sucesso e reconhecimento de marcas, serviços e produtos.

    Mas, para isso, é imprescindível conhecer, escutar e entender as necessidades de seu cliente, seus anseios (se autoridade ou incremento nas vendas) e adequá-las ao seu público da maneira mais objetiva e benéfica possível, dentro ou fora da internet.

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