Ícone do site MGA Blog

Media training na prática: como e porque você precisa fazer um

Media training na prática: como e porque você precisa fazer um

Tempo de leitura: 4 minutos

Numa assessoria de imprensa, é de vital importância ter alguém treinado e capacitado com o objetivo de falar frente a imprensa. Independente de sua função, ele tem que ser capaz de responder perguntas 100% convicto.

Nessas horas não apenas o seu conhecimento sobre a organização na qual trabalha e suas atribuições contam. Ele também vai precisar de técnicas e habilidade para não ser pego de surpresa.

Essa tarefa é chamada de media training, também reconhecido como treinamento de imprensa. Ela faz parte das atribuições diárias do trabalho de uma assessoria.

Você sabe realizar esse serviço e o que está envolvido nele? É o que nós vamos te contar nesse artigo.

Media Training: contexto e definição

Antes de prosseguir na prática, vamos entrar um pouco mais a fundo em sua definição.

Segundo definição do Instituto Passadori, referencia em educação corporativa, media training é um grande instrumento de aprimoramento no relacionamento de mídia (rádio, jornal e TV) e com todos os públicos estratégicos.

Ou seja, ele consiste em um treinamento intensivo dirigido aos porta-vozes das empresas a fim de saberem se relacionar com a mídia no geral.

Em tempo, veja abaixo uma caricatura bem humorada que mostra o que pode ocorrer se você não souber se comunicar na imprensa.

É importante ressaltar aqui que o media training pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo.

    Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

    Sua duração varia conforme os objetivos preestabelecidos com as organizações. Ele pode durar desde um dia inteiro, até 3 dias.

    A Realização de um Media Training

    Resumidamente, o treinamento de imprensa se divide em uma parte teórica, onde serão apresentados os conceitos básicos e técnicas. E uma parte mais prática, onde serão simuladas diversas situações onde o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu.

    Dessa forma, seu conteúdo pode variar, mas no geral envolve os seguintes passos:

    1. Apresentação dos assessores e jornalistas responsáveis pelo treinamento
    2. Palestra conceitual básica sobre ás técnicas e conceitos básicos da assessoria, incluindo regras de conduta
    3. Dicas sobre comunicação e expressão corporal
    4. Workshops e simulações feitas por um Jornalista experiente
    5. Avaliação do participante e feedback

    Tipos de media training

    O que descrevemos acima é o roteiro clássico, mas, é relevante saiber que existem 3 outros formatos de treinamento. São eles:

    Agora que já conhecemos o que é media training e como ele funciona na prática, chegou a hora de exaltar seus benefícios.

    Vantagens

    De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um treinamento de imprensa sério e profissional, dentre outras coisas, tem como principais benefícios:

    Veja agora, no vídeo abaixo, uma matéria exibida pela TV Itararé de Campina Grande, exemplificando esses benefícios.

    Portanto, fica evidente que o media training é a ferramenta essencial a qualquer empresa que pretenda ou já se utilize dos serviços de assessoria de imprensa.

    Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores colaboradores, os grandes fornecedores e distribuidores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.

    E se você gostou desse artigo, saiba que nós da MGAPress temos o programa ideal para te assessorar nisso. Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

      Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.

        Summary
        Review Date
        Author Rating
        5
        Sair da versão mobile