Tempo de leitura: 4 minutos
Numa assessoria de imprensa, é de vital importância ter alguém treinado e capacitado com o objetivo de falar frente a imprensa. Independente de sua função, ele tem que ser capaz de responder perguntas 100% convicto.
Nessas horas não apenas o seu conhecimento sobre a organização na qual trabalha e suas atribuições contam. Ele também vai precisar de técnicas e habilidade para não ser pego de surpresa.
Essa tarefa é chamada de media training, também reconhecido como treinamento de imprensa. Ela faz parte das atribuições diárias do trabalho de uma assessoria.
Você sabe realizar esse serviço e o que está envolvido nele? É o que nós vamos te contar nesse artigo.
Media Training: contexto e definição
Antes de prosseguir na prática, vamos entrar um pouco mais a fundo em sua definição.
Segundo definição do Instituto Passadori, referencia em educação corporativa, media training é um grande instrumento de aprimoramento no relacionamento de mídia (rádio, jornal e TV) e com todos os públicos estratégicos.
Ou seja, ele consiste em um treinamento intensivo dirigido aos porta-vozes das empresas a fim de saberem se relacionar com a mídia no geral.
Em tempo, veja abaixo uma caricatura bem humorada que mostra o que pode ocorrer se você não souber se comunicar na imprensa.
É importante ressaltar aqui que o media training pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo.
Sua duração varia conforme os objetivos preestabelecidos com as organizações. Ele pode durar desde um dia inteiro, até 3 dias.
A Realização de um Media Training
Resumidamente, o treinamento de imprensa se divide em uma parte teórica, onde serão apresentados os conceitos básicos e técnicas. E uma parte mais prática, onde serão simuladas diversas situações onde o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu.
Dessa forma, seu conteúdo pode variar, mas no geral envolve os seguintes passos:
- Apresentação dos assessores e jornalistas responsáveis pelo treinamento
- Palestra conceitual básica sobre ás técnicas e conceitos básicos da assessoria, incluindo regras de conduta
- Dicas sobre comunicação e expressão corporal
- Workshops e simulações feitas por um Jornalista experiente
- Avaliação do participante e feedback
Tipos de media training
O que descrevemos acima é o roteiro clássico, mas, é relevante saiber que existem 3 outros formatos de treinamento. São eles:
- Speaker training: é parte do descrito acima, mas foca no porta-voz específico ao invés de várias pessoas.
- Social Media Training: esse é o mais novo formato, levando em conta o mundo dos nativos digitais no qual estamos vivendo. Normalmente, ele é voltado a todos os colaboradores de uma empresa, os ensinando-os a lidar com o público nas redes sociais da organização.
- Media training de crise: Como o próprio nome sugere, ele prepara o ou os porta-vozes com o objetivo de lidar com um problema simulado. O foco aqui é preservar a imagem da organização.
Agora que já conhecemos o que é media training e como ele funciona na prática, chegou a hora de exaltar seus benefícios.
Vantagens
De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um treinamento de imprensa sério e profissional, dentre outras coisas, tem como principais benefícios:
- Conhecimento maior sobre a dinâmica do Jornalismo
- Habilidade de articulação e comunicação com a mídia
- Relacionamento mais assertivo da empresa com o público
- Maior credibilidade ao seu negócio
- Fortalecimento da imagem e consequentemente de sua marca
Veja agora, no vídeo abaixo, uma matéria exibida pela TV Itararé de Campina Grande, exemplificando esses benefícios.
Portanto, fica evidente que o media training é a ferramenta essencial a qualquer empresa que pretenda ou já se utilize dos serviços de assessoria de imprensa.
Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores colaboradores, os grandes fornecedores e distribuidores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.
E se você gostou desse artigo, saiba que nós da MGAPress temos o programa ideal para te assessorar nisso. Entre em contato conosco e descubra o que podemos oferecer.