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Como escrever um bom release?

Como escrever um bom release?

Tempo de leitura: 12 minutos

Você sabe como escrever um bom release? Se não, não se esqueça que esse tipo de conhecimento pode ser muito importante para aqueles que desejam tornar a sua empresa ou negócio mais conhecido e acessado dentro das diversas mídias.

Mas por que isso seria bom? Por um motivo simples: se o seu empreendimento está nesses meios com muita frequência, a tendência é que ele fique mais presente na cabeça do público alvo, o que permitirá que ele seja mais consumido, independentemente dos produtos e serviços que venha a oferecer.

Sendo assim, a seguir vamos falar um pouco mais sobre como escrever um bom release para que você seja capaz de entender como eles funcionam, sua utilidade e como você pode criar o seu de modo a se encaixar nas suas necessidades. Confira a seguir!

Antes de entender como escrever um bom release entenda o que ele é

É claro que a nossa ideia nesse artigo é te explicar como escrever um bom press release, mas se você não souber o que, afinal de contas, é um release, vai ser bem difícil aplicar as ideias que vamos passar.

Além disso, de pouco serve entender como fazer algo se você não sabe qual a utilidade ou objetivo esse algo carrega consigo, ou seja, sem compreender profundamente a sua definição, então comecemos pelo começo:

Um release (ou press release) é nada mais, nada menos, do que um comunicado feito para a imprensa. É uma declaração escrita, que vai ser distribuída para diversos meios de comunicação.

Ao que eles se destinam? A fazer algum tipo de anúncio, que pode ser desde um evento, até uma promoção, passando pelo lançamento de um produto ou serviço e terminando no anúncio de parcerias relevantes, por exemplo.

São muitas as possibilidades e utilidades que encontramos para um release, e é por isso que é tão importante saber fazê-lo. Quer entender o passo a passo para desenvolver um perfeito para o seu negócio? Então confira abaixo as nossas dicas!

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    Passo a passo de como escrever um bom release

    1 – Preocupe-se com o título

    Na hora de desenvolver um conteúdo, é comum que muitas pessoas desprezem o título, algumas vezes até esquecendo de colocá-lo. Mas serve qualquer título então? É claro que não! É preciso entender que o título é aquela primeira frase do texto com a qual o leitor vai ter contato, então ele precisa explicitar alguns pontos com rapidez e objetividade, facilitando a compreensão de todos.

    É fundamental, por exemplo, que o release apresente quem ele representa, o que ele deseja comunicar, em que momento o tema em questão vai se concretizar, o local onde ocorrerá, os motivos envolvidos e de que forma isso vai acontecer.

    Isso não quer dizer que o título possa ser enorme e enrolão, muito pelo contrário. A ideia é que ele seja curto e vá direto ao ponto sempre. É importante que você, que vai produzir o release, entenda o título e o subtítulo como uma maneira de resumir o seu conteúdo.

    Além disso, é primordial que quem for criar o release foque no estilo que esse título deve ter. O ideal é que ele se assemelhe ao que se vê nas notícias e nos anúncios, porque desse modo ele não vai atrair apenas o público leitor, mas também outros jornalistas interessados no fato ali descrito.

    Ele pode ajudar a descrever uma conquista que a organização teve, pode servir para apresentar um novo evento, pode ajudar a mostrar um novo produto e pode servir para demonstrar um serviço.

    Quer um exemplo de título interessante e cativante? “Empresa X anuncia parceria com Empresa Z”. É curto, é direto, é claro e bastante funcional. Ah, e atenção: os títulos precisam estar em negrito e também precisam ser maiores que o resto do texto. Eles precisam estar escritos no tempo presente e o ideal é evitar o uso de artigos definidos e indefinidos, assim como certas conjugações específicas do verbo “ser”.

    2 – Foque no release

    Se você quer saber como escrever um bom release, precisa ter foco no texto dele em si! Algumas coisas precisam ser seguidas para que ele tenha uma ótima qualidade e seja fácil de ser lido e entendido, sem perder a atratividade e sem tirar o interesse do público.

    Para começar, ele precisa ser compacto. Isso significa que as frases dele precisam ser bem curtas, assim como os parágrafos que o formarem. Repetir palavras também é uma péssima ideia, porque tira a fluidez do texto e faz com que ele pareça pobre.

    Além disso, é muito importante que o parágrafo introdutório resuma todo o conteúdo do release. O resto do texto servirá para detalhar mais claramente as questões envolvidas, mas é importante que a introdução seja bem direta e bem simples na explicação sobre o que o release traz, caso contrário ninguém vai continuar a sua leitura, sejam potenciais consumidores ou jornalistas.

    3 – Não esqueça de informar 5 itens básicos

    Quer saber mesmo como escrever um bom release? Então não se esqueça de colocar nele 5 itens básicos, para que ele seja bem específico e eficaz em seu propósito. Vamos a eles?

    1. Quem está informando;
    2. O que está sendo informado;
    3. Quando esse fato que está sendo informado ocorreu ou vai ocorrer;
    4. Onde ocorreu ou vai ocorrer;
    5. Por quais motivos aconteceu e como se deu;

    Isso feito, agora é a hora de você colocar as seguintes questões no seu release: afinal, qual a notícia? Por qual razão isso é uma notícia?

    Além disso, não deixe de especificar tudo relacionado a notícia para a qual se destina o release, sejam pessoas envolvidas, organizações, produtos, serviços ou datas.
    Lembre-se também de colocar o objetivo da notícia e, claro, de expor a sua empresa, que é afinal a origem do release e a quem ele se destina, para torná-la cada vez mais conhecida.

    Outro ponto muito importante de se lembrar é que um press release nunca deve ter mais do que uma página de texto escrito. Por fim, é importante ter sempre em mente que o conteúdo precisa ser atraente, porque assim você terá mais meios de comunicação divulgando-o e mais pessoas se interessando!

    4 – Ponha informações sobre a empresa

    Como comentamos previamente, é fundamental que o release contenha informações básicas sobre a empresa. O que você talvez não saiba é como incluir esse conteúdo, mas existe uma forma bastante funcional, que é você lançando uma seção em que vai apresentar o negócio. Geralmente, chamamos de “Sobre a Empresa X”.

    A partir desse título, quem estiver escrevendo o release pode desenvolver um ou dois parágrafos falando sobre a empresa. Esses parágrafos podem ser grandes, com 5 ou 6 linhas cada, e a ideia é explicar o que o negócio faz, qual o seu ramo de atuação e políticas.

    A maioria dos empreendimentos já possui informes mais profissionais onde suas ações, suas propostas, sua atuação e história são descritos, e esse texto pode ser utilizado nessa seção do release.

    Ao final dessa seção é importantíssimo que seja colocado o site da empresa em questão, com link e também URL completa, para que quem quiser acessá-lo tenha a oportunidade.

    5 – Adicione o máximo de informações possível

    É possível que você precise fornecer mais links e referências para conseguir fazer um conteúdo que se adeque ao máximo à ideia de como escrever um bom release, isso porque os jornalistas que decidirem publicá-lo em seus meios de comunicação vão precisar ter o maior número informações possível para poderem fazê-lo.

    Um ponto importante é se lembrar de acrescentar no release os contatos de alguém da empresa, com quem os jornalistas possam se comunicar de forma mais direta para obter mais conteúdo.

    Uma possibilidade viável é acrescentar mais detalhes sobre o departamento de mídia e relações públicas da empresa, tudo isso na sessão contato. Caso não haja essa sessão, vai ser necessário determinar que alguém do negócio receba ligações e retorne mensagens a respeito do tema do release em questão.

    Os dados presentes devem ser o nome oficial da empresa, o nome dos responsáveis pelo departamento de relações públicas (ou pessoa denominada) e seus contatos. Além disso, também é necessário colocar o endereço comercial do negócio, seus números de telefone, endereços de e-mail e claro, não esqueça nunca da URL do site do empreendimento em questão!

    A importância de um ótimo release em exemplos práticos

    Agora que você já tem mais ou menos uma noção de como escrever um bom release, talvez ainda não tenha compreendido por que isso tem tanta importância para o seu negócio, independentemente de qual ele seja.

    Talvez apresentar um exemplo prático facilite a compreensão, porque vendo o que já aconteceu de bom com empresas que apostaram nesse tipo de comunicação, através do serviço de assessoria de imprensa,  nós podemos entender o que tem de valioso em investir nessa ferramenta.

    Aqui vamos falar mais sobre a Turquesa Esmalteria & Beleza, uma rede de franquias criada em 2014 pelas amigas Cláudia Kiriyama e Laura López. A proposta do negócio é se apresentar como uma empresa que oferece locais modernos e únicos para que clientes aproveitem ao máximo serviços de beleza diferenciados.

    O ambiente é todo trabalhado para ser exclusivo e relaxante, agradável e acolhedor, mas ainda assim rápido e eficiente, oferecendo tudo o que uma mulher de hoje espera e precisa do seu salão.

    Os pacotes são completos e vão desde manicure, nail art, pedicure, depilação, podologia, cabelo, estética facial e do corpo até embelezamento do olhar, ou seja, a empresa oferece muitos serviços e compreende as necessidades do seu público alvo ao máximo.

    O agendamento dos serviços pode ser feito online, com aviso via mensagem ou e-mail, uma modernidade nesse setor que ainda obriga muitos consumidores a telefonarem para marcar hora.

    O cliente precisava posicionar melhor a marca no mercado, e a ideia era torná-la uma referência no nicho de estética e beleza. Com isso a credibilidade do negócio cresceria e o público confiaria mais em apostar nos seus serviços.

    Através dos serviços da MGA Press, a Turquesa Esmalteria & Beleza começou a se espalhar pelos mais diversos meios de mídia, e passou a participar de campanhas e a estar em links patrocinados.

    Os resultados conquistados foram impressionantes: em pouco mais de 2 anos a empresa conquistou mais de 1200 seguidores, o que fez com que a marca agora tenha mais de 27 franquias por todo o país, tendo grandes chances de ultrapassar os 2 milhões em faturamento no ano de 2017.

    Tudo isso foi conquistado através de ótimos serviços que a MGA Press prestou para esse negócio, e a maioria deles incluiu um forte planejamento de marketing, o treinamento constante das responsáveis para entrevistas, uma consultoria plena de landing pages e a gestão de links patrocinados.

    Além disso, obviamente também houve a divulgação de press releases, que fez com que a Turquesa Esmalteria & Beleza fosse se tornando cada vez mais conhecida dentro das mídias, o que a levou a ser mais reconhecida, aceita e desejada pelo público alvo.

    A parceria, portanto, permitiu que a marca que ainda estava engatinhando se consolidasse no mercado, conquistando mais investidores (afinal, franqueados são investidores) e conquistando também cada vez mais consumidores, que passaram a aproveitar seus serviços ocasionalmente e depois que se estabeleceu a confiança com muito mais constância!

    Dentro desse espectro, o uso de releases pela MGAPress foi fundamental, porque sem eles dificilmente a mídia se interessaria pela rede de franquias em questão e certamente não divulgaria. Aliás, se você tem interesse em assessoria de imprensa para franquias, clique aqui e conheça o que a MGAPress pode fazer pela sua franquia!

    Com isso as pessoas não conheceriam para investir ou para simplesmente um dia ir lá e fazer as unhas, então pode acreditar que o uso de releases quando feito da maneira certa se transforma em uma ferramenta poderosa para fazer um negócio se consolidar e crescer dentro do mercado e dentro dos meios de comunicação, seja isso vagarosamente ou rapidamente!

    Você já sabe como escrever um bom release, mas certamente não é um profissional na área! Tendo isso em mente é provável que o melhor que você pode fazer é contratar quem entende do assunto, e nesse sentido a MGA Press é a melhor opção hoje do mercado! Se quer saber mais não dê bobeira e conheça aqui os serviços assessoria de imprensa para franquias da MGAPress!



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