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Como a assessoria de imprensa atua: os maiores cases de sucesso

Como a assessoria de imprensa atua: os maiores cases de sucesso

Tempo de leitura: 14 minutos

A internet não transformou apenas as relações humanas e comerciais, mas todo o universo da comunicação e de seus múltiplos veículos.

Em meio às redes sociais e diferentes mídias online, existe uma verdadeira infinidade de canais de transmissão da informação.

E é exatamente por conta desse colossal volume de informações que a imprensa continua, a despeito da modernização dos meios de comunicação, um dos mais importantes crivos para formação da opinião do público geral.

Não é à toa que a assessoria de imprensa segue como uma ferramenta vital para a gestão e manutenção da imagem, reputação e da visibilidade de marcas, empresas, profissionais e pessoas públicas. Por isso, a atividade continua sendo parte fundamental dos serviços prestados por uma agência de comunicação quando sua meta é um case de sucesso.

Antes de compreender a importância dessa atividade para os negócios, é importante entender como ela se difere das outras ações envolvidas em um bom planejamento estratégico.

O maior objetivo da assessoria de imprensa é construir critérios sólidos para transformar um fato em uma informação relevante e noticiável, criando um bom relacionamento entre a imagem de uma marca ou de uma empresa junto ao seu público.

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    Para isso, profissionais das áreas de relações públicas e jornalistas atuam arduamente na na criação e no gerenciamento da comunicação entre profissionais e empresas com seu público-alvo.

    Eles são os responsáveis pela elaboração e produção de pautas originais e relevantes, press releases, artigos, notas, entre e outros materiais de divulgação que serão veiculados na mídia, ou mesmo press kits voltados a especialista, blogueiros e demais influenciadores.  

    Além disso, uma assessoria bem-feita é indispensável para situações inesperadas, como uma possível gestão de crise.

    Os primórdios da assessoria de imprensa traduzem sua necessidade na atualidade

    Um dos casos mais bem documentados em que a assessoria de imprensa foi fundamental para conciliar veiculação de informação e manutenção da imagem corporativa ocorreu em Nova Jérsei, em 1906.

    No dia 28 de outubro deste ano, um trágico acidente de trem resultou na morte de 53 pessoas, obrigando a companhia ferroviária Pensilvania Railroad a lidar com sua intensa repercussão.

    Para isso, contrataram o jornalista Ive Lee, que, mesmo noticiando abertamente o ocorrido, teve a ideia de criar um texto sucinto, com os detalhes mais relevantes sobre o episódio, mas que também abordou todas as medidas tomada pela empresa durante essa emergência.


    (Imagem/Reprodução: Wikipedia)

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      Ao desenvolver a notícia, Lee também acrescentou declarações de grandes representantes da Pensilvânia Railroad sobre o acidente e adicionou partes importantes do perfil institucional da empresa ao texto. Essa ação deu origem ao press release como o conhecemos nos dias de hoje.

      Além disso, o jornalista também teve a brilhante ideia de orientar um dos executivos da companhia ferroviária para que ele atendesse aos outros jornalistas no local do acidente, dando origem à entrevista coletiva conduzida por um porta-voz. Atualmente, esse tipo de orientação aos porta-vozes é feito por meio Media Tranding.

      Para o cenário midiático da época, podemos dizer que Lee foi o criador de um serviço de assessoria de imprensa completo. Ele conseguiu que a notícia, apesar de calamitosa, se espalhasse de maneira rápida homogênea pelos principais jornais da região, chegando inclusive ao renomado The New York Times.

      Seus esforços foram fundamentais para conter a propagação de boatos sobre a tragédia e minimizar os impactos negativos que o acidente poderia causar à imagem da Pensivânia Road junto à opinião pública.

      Mais de um século depois, e apesar de todas as transformações sofridas pela digitalização da imprensa, as táticas e princípios elaborados por Ive Lee ainda são a base para as boas práticas de assessoria de imprensa.

      Afinal, quando um produto, marca ou serviço se tornam notícia?

      É bom lembrar que assessoria de imprensa vai muito além das gestões de crise. A inserção de fatos e notícias cotidianas sobre marcas, produtos e serviços em meios de comunicação renomados geram publicidade espontânea – e positiva – junto ao público.

      Ainda assim, é fundamental diferenciar uma boa divulgação corporativa da propaganda pura e simples. É claro que as estratégias de propaganda e marketing, como anúncios e postagens patrocinadas, por exemplo, são extremamente importantes e necessárias para ações publicitárias, mas o conteúdo desenvolvido pela assessoria de imprensa deve circular espontaneamente no meio jornalístico on-line e off-line. 

      E isso só acontecerá quando a notícia foi relevante para o público, graças a sua relevância, qualidade e seu viés informativo, despertando seu interesse, curiosidade e até suas emoções.

      Um exemplo de case publicitário de grande sucesso em que a imprensa teve um peso fundamental para seu sucesso ocorreu aqui mesmo no Brasil, em 2013. A assessoria do Chiquinho Scarpa soltou um comunicado muito controverso em suas redes sociais, confirmando que o empresário enterraria, no próprio quintal de sua mansão, um automóvel valia a bagatela de 1 milhão de reais.

      ¨Decidi fazer como os faraós: essa semana vou enterrar meu carro favorito, o Bentley, aqui no jardim de casa. Enterrar meu tesouro no meu palácio”, dizia a publicação no perfil oficial de Scarpa no Facebook.


      (Imagem/Reprodução: Facebook)

      A repercussão sobre a suposta excentricidade foi estrondosa: na data e horário anunciados, uma verdadeira horda de jornalistas se reunia e aguardava o acontecimento na porta da residência do Conde.  Para espanto dos profissionais de comunicação ali presentes para a cobertura do evento, o cenário realmente remetia a um funeral. 

      Havia uma grande cova feita por uma retroescavadeira, muitas coroas de flores, e claro, uma visível comoção por parte de Chiquinho Scarpa, que chegou a se emocionar e enxugar lágrimas nos momentos que antecediam o enterro do Bentley.

      No entanto, o empresário interrompeu a cerimônia segundos antes do carro descer à cova e convidou todos os jornalistas para o interior de sua casa. Foi só então que Scarpa começou a se explicar.

      Agradecendo a presença de toda a imprensa, o milionário iniciou sua declaração enfatizando as críticas severas que sofreu perante à opinião pública:  “Bom dia a todos, obrigado pela presença. Gostaria de falar algumas coisas antes do enterro. Acharam um absurdo, disseram que estou louco, que eu deveria doar (o carro). Disseram que era um desperdício. Fui julgado por isso.

      É então que a verdadeiro motivo da ação vem à tona, após o grande clima de suspense e os mais variados questionamentos levantados a respeito da cena peculiar protagonizada do famoso socialite:

      “Eu fui julgado por querer enterrar uma Bentley, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas enterra coisas muito mais valiosas que meu carro. Elas enterram corações, rins, fígados, pulmões, olhos. Isso sim que é um absurdo. Com tanta gente esperando por um transplante, você ser enterrado com seus órgãos saudáveis que poderiam salvar a vida de várias pessoas, é o mais desperdício do mundo. O meu Bentley não vale nada perto disso. Nenhuma riqueza, por maior que seja, é mais valiosa que um único órgão, porque nada é mais valioso do que uma vida”, declarou Scarpa durante a coletiva de imprensa.  “Eu não sou louco: eu não vou enterrar minha Bentley. Eu fiz tudo isso para conscientizar as pessoas de um problema grave, que é a doação de órgãos no Brasil”.

      O sucesso da campanha rendeu à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos prêmio ouro do Facebook Studio Awars 2014. Seu alcance atingiu 172 milhões de usuários da rede e aumentou em 35% a doação de órgão pelo Brasil.

      Como divulgar meu trabalho na mídia?

      A essa altura, é normal que um bom profissional esteja se perguntando: como divulgar meu trabalho se não tenho a notoriedade midiática de uma celebridade como Chiquinho Scarpa? A resposta está justamente no trabalho desenvolvido pela assessoria de imprensa.

      Vejamos outro caso em que o trabalho de assessoria conseguiu gerar uma parceria entre marcas e veículos de comunicação.

      O leite em pó Molico (Nestlé) encontrou na Bravo! uma oportunidade de parceria em um projeto inusitado denominado #OValorDoFeminino.  Marca e revista uniram-se para uma edição especial voltada às pautas voltadas à valorização das mulheres.

      A ideia do projeto Feminino surgiu a partir de estudos sobre a negligência da subjetividade feminina, e resultou na produção e curadoria de conteúdos diversos, como documentários, entrevistas e reportagens que trazem ao público narrativas que abordam as relações dos aspectos femininos em variadas manifestações da arte e da cultura, assim como na vida cotidiana.

      Vale lembrar que a Revista Bravo! conta com mais de duas décadas de existência. Passou por uma reformulação desde seus tempos de mídia imprensa, lançando-se, em 2016, como uma plataforma digital de grande alcance entre o público consumidor de arte.


      (Imagem/Reprodução: Facebook)

      A iniciativa da Molico, amparada por uma agência de comunicação, conseguiu inserir sua marca e projetar sua reputação em nicho sofisticado, elevando sua imagem como um de produto de qualidade que também faz questão de atuar no campo das ideias.

      Recentemente, uma ação da gigante Ogivily ganhou notoriedade não só nas redes sociais, mas também na imprensa. Ao conquistar a conta da Petz, grande cadeia de pet shops, propôs uma campanha de forte apelo emocional.  

      Em parceria com o renomado estúdio de tatuagens Tattoo You, e empresa propôs a diversas pessoas às pessoas que haviam agendado um horário no estúdio para realizar a cobertura de tatuagens com o nome de ex-namorados e namoradas que adotassem um animal de estimação que já vinha batizado com o nome do antigo amor.


      (Imagem/Reprodução: Facebook)

      A proposta da ação era criar uma ressignificação para um amor perdido, mas que já estava eternizado na pele dos tatuados, assim trazendo a eles uma nova oportunidade de amar adotando um novo mascote. 

      Esses são apenas alguns exemplos de como a assessoria de imprensa é determinante para o sucesso de ações publicitárias de diversas naturezas, e uma ferramenta importante para abordagem de diferentes alvos, não importa quais sejam suas particularidades.

      Essa também é uma das respostas para quem ainda está se perguntando: como divulgar minha empresa e se destacar junto ao público?

      Da prensa de Gutemberg ao Inbound Marketing

      Desde o invento da prensa móvel pelo alemão Joahan Gutenberg (1398-1468), marca do nascimento da imprensa, até a revolução digital dos dias atuais, a comunicação e as mídias evoluíram drasticamente, assim como a mentira que o público acessa e consome diferente tipos de conteúdo.

      Em tempos de redes sociais, hashtags e influenciadores digitais, uma agência de comunicação deve estar preparada para oferecer aos seus clientes um aporte completo para a criação de uma estratégia eficiente, passando não apenas pela assessoria de imprensa tradicional, mas também pela construção e manutenção do branding, atuando na análise de dados geradas por suas ações.

      Hoje, um planejamento de comunicação assertivo precisa abranger equipes com profissionais de múltiplas áreas. Eles devem ser capazes de atuar em todos os meios para gerar não só a visibilidade e reputação da marca, mas também ações de marketing digital para captação de clientes e aumento da receita de uma empresa.

      Atualmente, o inboud marketing trabalha lado a lado não só com as Técnicas de SEO (Search Engine Optmization), as também com a assessoria de imprensa, atuando diretamente no chamado marketing de influência.

      Os algoritmos do Google são tão complexos e refinados que além de avaliarem pontos tecnicamente atrativos para seus resultados de suas pesquisas, também são capazes de reconhecer e atribuir a credibilidade e a reputação de uma marca, tornando-a mais atrativa para aparecer nas suas primeiras posições de buscas.

      Além disso, a mídia conquistada por meio de um trabalho de assessoria de impressa bem estruturado torna-se um potencial gerador de leads, atraindo e qualificando oportunidades de negócios para o assessorado. Um conteúdo bem elaborado, otimizado e distribuído em veículos segmentados de acordo com as especificidades de cada cliente é capaz (e vai) gerar outras possibilidades de tráfego para a marca, indo além dos resultados obtidos por ferramentas pagas como, por exemplo, os Ads.

      Por isso, é imprescindível que haja uma soma de esforços na comunicação corporativa, que, além de trabalhar na construção e preservação da imagem de uma marca, também otimize as táticas para a captação de novos clientes e oportunidade de negócios.

      É nessa etapa que a assessoria de imprensa entra com ações importantes para a otimização das conversões dentro do funil de vendas, graças às suas ações de mídia, como sugestão de pautas expressivas para seus parceiros de grande alcance, divulgação entrevistas com experts que possam validar os objetivos de uma campanha, elaboração de temas e artigos que elevem a imagem de uma marca, distribuição de material de divulgação especializado, além da  participação e cobertura de eventos.

      Quem busca uma assessoria de imprensa em São Paulo, precisa priorizar metodologias abrangentes e diferenciadas, como as nossas, capazes de gerar uma cadeia de diversificada de impacto junto ao público.

      Nosso modelo de assessoria reúne um planejamento de comunicação completo, que avalia o perfil e as necessidades de cada cliente, para então analisar o mercado em que ele está inserido e, somente a partir desse criterioso estudo, definir quais serão os meios de relacionamento com ideias para seu público e seus negócios.

      O sucesso desse trabalho conjunto depende não só da relação estreita e apurada entre assessoria e cliente, como também de ferramentas de comunicação especialmente elaboradas, como a divulgação de releases otimizados.

      É extremamente importante ressaltar que as estratégias de comunicação de uma assessoria de imprensa devem perpassar todos os aspectos e técnicos e metodológicos do marketing digital sem perder o seu tom humano.

      Elas devem ser fundamentadas em conteúdo de qualidade, que informe o público e a sociedade sempre com informações relevante, originais, claras e honestas, capazes de construir uma relação de confiança entre os clientes assessorados e seu target.

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