Tempo de leitura: 3 minutos
Antes, aparecer em capas de revistas e estar nos eventos mais importantes era exclusividade de celebridades como atores e modelos. Hoje, qualquer um pode chegar neste mesmo lugar de prestígio, se tiver sucesso como um influenciador digital. Afinal, segundo o Ibope Inteligência, mais da metade dos internautas brasileiros segue pelo menos um influencer.
Não vamos mentir, este caminho também não é fácil. É até simples expor suas opiniões, ideias e talentos nas redes, mas se destacar entre a concorrência é desafiador. O público é amplo, mas é exigente: 74% das pessoas afirmam que conteúdo relevante é o principal motivo para seguir alguém.
Além disso, quanto mais subir nessa área, mais auxílio você precisará para manter a carreira em alta neste mercado. É aqui que entra a equipe de assessoria de imprensa. Estes profissionais, normalmente mais associados com grandes empresas, são fundamentais para a comunicação dos influenciadores.
Entenda, a seguir, como contratar um assessor pode fazer muito bem para a sua carreira como influencer!
O papel do assessor de imprensa
Um assessor de imprensa é aquele profissional que realiza toda a comunicação formal do cliente com outras empresas a respeito de divulgação. É ele quem está por trás das notinhas que minimizam as polêmicas de famosos e das publicações sobre as novas músicas de um cantor.
De forma simples, a assessoria é importante por cuidar da imagem de uma pessoa ou marca para que continue sendo relevante. Quem vive de redes sociais pode imaginar, então, que zelar pela sua imagem é bem importante para manter – e até ganhar – seguidores. Alguns benefícios dessa relação você confere abaixo.
Participação de eventos
Você já pensou estar em todas as festas e encontros com as pessoas mais importantes do país? Cercado de celebridades e CEOs para fazer amizades e networkings que podem ajudar na sua carreira?
Conseguir um lugar nesses eventos depende muito de contatos. Pode até ser que você tenha os relacionamentos adequados em alguns casos. Mas, um bom assessor tem anos de experiência e convívio com centenas de pessoas para ajudar a conseguir o convite certo.
Negociação com a imprensa
A carreira dos influenciadores depende do quanto ele é relevante no seu nicho. Certamente, a qualidade de seus conteúdos é importante, mas aparecer na mídia também é fundamental para dar aquele gás extra.
Da mesma forma, a assessoria está diretamente ligada aos veículos de comunicação, o que facilita na hora de aparecer em sites, revistas e programas de entrevistas. Sem contar que eles ajudam a guiar o tema das reportagens, para evitar assuntos desagradáveis e uma imagem negativa.
Contratos para parcerias
Quem nunca sonhou em fazer aqueles posts de “recebidos do mês” com suas marcas favoritas? O marketing de influência está em alta, então é comum empresas buscarem fazer parcerias com pessoas relevantes em um setor.
Mas, conseguir chamar atenção para você ser beneficiado depende do seu conteúdo e de muita lábia. Ter um press kit bem montado, que dê os argumentos para convencer a marca, é fundamental. Sem contar que a assessoria de imprensa ainda ajuda a te tirar das furadas de negociações desvantajosas e de empresas com problemas de imagem.
Um influenciador que não administra o próprio crescimento profissional pode se perder e desaparecer da mídia, firmar contratos prejudiciais e mudar o conteúdo inadequadamente. Ter um assessor não tira seu controle do que produz e nem diminui seu poder de decisão, e sim te guia pelo melhor caminho para o sucesso.
Acesse nosso site e saiba mais sobre como uma assessoria pode te ajudar.