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O universo da comunicação não é o mesmo de 50, 20 ou até mesmo 10 anos atrás. De um ano para outro, as mudanças já podem ser significativas — ainda mais agora que existem diversas redes sociais e possibilidades.
Para o próximo ano, já podemos prever algumas tendências, tanto para o trabalho dos profissionais de relações públicas quanto de assessoria de imprensa. Adiantamos já para vocês que a área de comunicação nunca teve tantas oportunidades — nem foi tão necessária para o sucesso das empresas. Leia mais 🙂
1- Todos querem ser ouvidos
Independentemente de qual área você atua e quem seja o seu público, um fato é certo: o seu cliente quer se comunicar com a sua marca. Foi-se o tempo em que os consumidores apenas consumiam os comunicados oficiais da empresa.
Agora, o público está cada vez mais interagindo nas redes sociais, comentando no Google Meu Negócio e no próprio site. Nesse sentido, é possível disponibilizar “espaços” para que as pessoas opinem sobre o produto ou serviço. Além disso, também vale a pena investir em pesquisas periódicas e solicitar avaliações, para instigar os consumidores a se posicionarem sobre a marca.
2- Influenciadores pequenos
Durante algum tempo, as marcas focaram mais esforços nas grandes celebridades para a divulgação de produtos. Os influenciadores com mais de 300 mil seguidores, por exemplo, eram o sonho de grande parte das agências de comunicação e das empresas.
Porém, o que se viu na prática é que existem excelentes influenciadores — isto é, pessoas com poder de influência — com menos de 20 mil seguidores. Sabe como isso é possível? Simples: há formas de “comprar” seguidores. Portanto, nem sempre quem tem um público altíssimo, realmente, possui pessoas interessadas naquele conteúdo.
Em outras palavras: quantidade não é qualidade. Para o próximo ano, a tendência é vermos ainda mais isso. Os influenciadores “menores” tendem a crescer em importância nas agências, ainda mais se forem especialistas em uma área, como nutrição, educação física, direito, etc.
3- Inteligência artificial
A inteligência artificial consiste em todos os tipos de técnicas para automatizar processo e tornar as máquinas “mais inteligentes”. Alguns procedimentos já têm sido trocados para otimizar a rotina.
Aqui na MGA Press, por exemplo, o primeiro atendimento do visitante do site pode ser feito por um chatbot. Obviamente, isso não substitui o contato que será feito posteriormente por um dos nossos executivos de conta. Porém, isso agiliza a nossa rotina, para que possamos concentrar os esforços nas atividades mais estratégicas e focadas em resultados.
4- Comunicação inclusiva
Cada vez mais, o público está atento ao que as empresas fazem nas questões sociais. Tanto que datas como Outubro Rosa e Novembro Azul se popularizaram, graças ao mercado — e não apenas às campanhas dos hospitais e clínicas.
Aliás, já falamos desse assunto aqui. De acordo com pesquisa da MindMiners, mais de 90% das mulheres julga importante as marcas se posicionarem sobre o câncer de mama. Portanto, mostrar-se preocupado com as questões sociais e humanitárias — e estar de fato preocupado — é uma maneira de se aproximar do público e ganhar a sua confiança.
5 – Vídeos
As pessoas estão cada vez mais conectadas na internet — isso é óbvio — mas mais dispersas. E sabe o que realmente chama a atenção de todos? De acordo com pesquisa do Google, a resposta estão nos vídeos.
O estudo foi feito levando em consideração os acessos ao Youtube. Nos Estados Unidos, 80% dos jovens da Geração Z utilizam a plataforma para aprender algo. Isso mostra que, mais do que ler conteúdos apenas escritos, os usuários precisam de estímulos maiores para se manterem atentos às telas.
Conclusão
Talvez ainda não seja possível prever uma grande mudança para o próximo ano. Como já dissemos, o lançamento ou alteração de uma rede social é motivo mais do que suficiente para os profissionais de comunicação se reciclarem e as empresas ficarem atentas.
Porém, é possível imaginar alguns cenários: com mais interatividade, inteligência digital e preocupações sociais. A comunicação continua sendo um campo fértil para aproximar público e marca, garantindo excelentes negócios dos dois lados.
Quer fazer um plano de comunicação para 2019? Venha conversar conosco e nos contar do que você precisa. A nossa assessoria de imprensa pode ajudar os seus negócios a decolarem!