AGENDE REUNIÃO ON-LINE
11 3280 0218
[email protected]
11 98542-5120
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.Assessoria de Imprensa – Geramos Credibilidade e Confiabilidade para a Expansão do seu Negócio.
  • AGENDE REUNIÃO ON-LINE

O que faz de Curitiba a cidade teste para os novos negócios no Brasil?

Posts Veja16 de maio de 2019Michel Alexander Gildin Acherboim

Aspectos ligados à população, infraestrutura, dimensão de mercado e concorrência são parte dos indicadores que colocam a prova os empreendedores

“Primeiro, quero comprar seis máquina e colocar em lojas de regiões diferentes minhas, uma delas em Curitiba porque é um mercado teste.” Foi com essa fala que Caito Maia, fundador da Chilli Beans, fez uma proposta ao idealizador da startup Adam Robô durante a versão brasileira do programa Shark Tank. E é essa filosofia adotada em escala por marcas que querem validar seus negócios no País que projetaram a imagem da cidade como uma prova de fogo do empreendedorismo.

Há dois pilares principais que sustentam essa posição da capital do Paraná. Um deles gira em torno da sua população e de aspectos como o nível de renda, de educação, de cultura e de diversidade, o que contribui para formar uma amostra com representatividade similar ao do que será encontrado no mercado nacional para que os empresários possam avaliar a aceitação dos seus produtos ou serviços, assim como realizar os ajustes necessários para alcançar a sustentabilidade dos seus projetos.

O segundo tem ligação com pontos de infraestrutura, visto que sua localização geográfica, as facilidades urbanas como o fácil acesso ao transporte e os custos de vida garantem despesas reduzidas quando comparado com outros grandes centros econômicos, como São Paulo ou Rio de Janeiro.

O restaurante Hard Rock Café, a franquia de sorvetes Cold Stone e a indústria têxtil Marisol S.A (detentora de marcas como “Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre) são alguns dos exemplos de negócio que optaram por usar a cidade como teste de mercado ou mesmo de mudança do modelo de operação. Mas, os serviços também embarcam nessa dinâmica. É o caso da RP Trader, por exemplo.

A startup de prospecção e vendas B2B que utiliza métodos direto do Vale do Silício para terceirizar todas as etapas de venda dos negócios nasceu em Curitiba e mantém sua sede no município. “Nós enxergamos nesse polo dois indicadores de extrema importância para a validação da nossa empresa. A primeira delas foi a riqueza do mercado, muito em função do Vale do Pinhão, um grande ecossistema de incentivo à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento que traz para a região muitos empreendedores que precisarão de vendas e reforço comercial para fazer com que suas ofertas não sejam apenas ideias. E a segunda, também por esse mesmo motivo, é a forte concorrência encontrada, o que contribui para trabalhar bem os seus diferenciais e para desenvolver um modelo que atenda os consumidores mais críticos possível”, explica o co-fundador Rafael Mendes.

Durante seu primeiro ano de vida, um dos clientes locais que contribuíram para o aprimoramento do serviço foi a agência de marketing Ninho Digital, que aumentou o faturamento em 55% sete meses depois de se aliar à startup, que assumiu todo o processo comercial, desde a tração do lead até o fechamento, incluindo as apresentações institucional e comercial e a transferência para o atendimento quando o negócio é concretizado.

“Aos poucos pudemos observar como o mercado local enxergava o valor da nossa entrega, que demanda menos recursos financeiros e energia dos clientes com um foco que não é o seu principal, e esse crivo do consumidor exigente nos garantiu uma vantagem extra diante da concorrência que foi enxergar a demanda não apenas pela prospecção, mas pela terceirização completa da área comercial. Isso nos deu força para extrapolar os limites geográficos e hoje atuar com todo o território nacional”, detalha o executivo.

E os dados para quem pretende investir na ideia são animadores. Segundo o estudo “Panorama das Empresas de Alto Crescimento Persistente no Brasil”, conduzida pela Endeavor e pela faculdade Insper com dados da Neoway levando em consideração companhias que tenham ao menos 10 colaboradores e que registram crescimento mínimo de 20% ao ano durante três períodos consecutivos, o Paraná representa 6,93% do total de 16.142 companhias com esse perfil no País. Isso representa a liderança na região Sul e a quarta colocação no ranking nacional atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Email
Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
Rua Doutor Albuquerque Lins, 635 – Cj 42
Tel: 11 3661-3131 Whats: 11 9.9811-0018
[email protected]

Entre em Contato:

    Leia aqui a política

    Assessorias de Imprensa

    • Belo Horizonte
    • Brasília
    • Campinas
    • Curitiba
    • Florianópolis
    • Fortaleza
    • Porto Alegre
    • Recife
    • Rio de Janeiro

    © 2022, MGAPress – Todos os direitos reservados

    • Sobre Nós
    • Nossos Clientes
    • Cases de Sucesso
    • Política de Privacidade
    • Blog
    AGENDE REUNIÃO ON-LINE
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia Mais
    Aceitar e Fechar
    Politica e Privacidade

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SALVAR E ACEITAR