Imagine a seguinte situação: sua empresa é convidada para participar de uma matéria para um telejornal e a pauta é sobre um serviço do qual vocês são especialistas.
Aparecer em rede nacional pode proporcionar inúmeros benefícios para a sua marca, inclusive se posicionar como referência no assunto. Vocês aceitam, é claro! Mas sabem de imediato quem vai representar a organização nessa tarefa?
Dar uma entrevista para um jornalista pode causar um pouco de insegurança no entrevistado, principalmente por saber que muitas pessoas vão assistir a entrevista. É a imagem da empresa que está nas mãos do porta-voz. Não há como negar, é uma grande responsabilidade.
A responsabilidade de ser o porta-voz da marca
Confira um pouco sobre essa responsabilidade em uma entrevista Aurea Regina no programa do Jô:
Em situações como a que citamos acima é comum que a pessoa escolhida para ser porta-voz da marca seja um gestor, um especialista na área de atuação da instituição ou alguém que conheça muito bem a marca, como um funcionário antigo.
Mesmo quando escolhemos um especialista para representar a organização isso não garante que ele se sairá bem em uma entrevista para a imprensa.
A pressão da responsabilidade de falar pela instituição, somado ao fato de ter que lidar com todo tipo de pergunta e, ainda, falar para muitas pessoas pode desestabilizar o profissional e fazer com que a experiência seja frustrante.
Para que isso não aconteça, é importante que a empresa nomeie um ou alguns porta-vozes e dê treinamento especializado para cada um deles.
Treinamento para falar com a imprensa
O media training é um treinamento dado por um assessor de imprensa para um profissional que foi escolhido como representante oficial da marca.
O representante terá a responsabilidade de dar entrevistas e falar da marca para jornalistas sempre que for necessário.
Essa estratégia tem como objetivo dar um treinamento especializado para que o profissional, agora porta-voz da marca, aperfeiçoe suas habilidades de comunicação, desenvolva sua desenvoltura comunicacional e trabalhe suas expressões diante das câmeras e dos profissionais de mídia.
Após estudar o perfil do porta-voz da marca, o assessor de imprensa vai identificar pontos que podem ser melhorados na comunicação e orientá-lo sobre como interagir com cada veículo ou tipo de mídia.
Outro fator importante é que o assessor vai orientar o profissional a responder algumas perguntas delicadas, principalmente se a empresa estiver passando por uma crise, e como se sair de situações que podem deixá-lo desconfortáveis, evitando que as respostas dêem margens para especulações ou interpretações erradas.
Porque investir no media training
Um profissional treinado para falar com a imprensa ajudará no fortalecimento da imagem, transmitirá credibilidade e posicionará a marca como uma referência na área em que atua, sendo sempre requisitada quando a pauta estiver relacionada com o segmento.
Contar com um profissional de assessoria de imprensa para prestar este treinamento é fundamental para o sucesso da estratégia. Só um profissional terá a competência necessária para estudar o perfil do profissional e montar um treinamento baseado em suas características e necessidades da marca.
Quer entender melhor como o media training funciona? Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.