Gerenciamento de crise: solucionando problemas com a imagem da marca
O gerenciamento de crise é um dos serviços de uma assessoria de imprensa estratégia de comunicação que tem como objetivo minimizar ou, se possível, eliminar os impactos causados a uma marca por diversos tipos de problemas internos ou externos.
Apesar de algumas empresas não considerarem as mídias sociais como ferramentas importantes para a gestão de crise, atualmente, é quase impossível que um problema relacionado com a imagem da marca não vá parar nas redes sociais.
Além disso, grande parte dos veículos relacionados à imprensa, se não todos, contam com seus perfis nas rede sociais. Ou seja, não há como fugir de que um problema relacionado com a marca seja compartilhado na internet.
O que pode se fazer é tomar cuidado e trabalhar com estratégias que diminuam o impacto negativo e evitar que a história se espalhe ainda mais?
Como sei que a minha empresa está em crise?
Todas as empresas passam por problemas, desentendimentos e conflitos internos, seja entre colaboradores ou gestores. Mas como podemos identificar que a empresa está passando por uma crise?
Normalmente, as crises são consideradas como um problema de grande dimensão e que podem prejudicar a imagem da empresa externamente.
Ela pode partir de um erro identificado internamente, mas que foi vazado por funcionários da empresa ou, em outros casos, quando o problema é identificado por um cliente da marca.
Se a sua empresa está passando por uma situação que pode prejudicar sua imagem, futuros negócios ou causar perdas financeiras, então ela está passando por uma crise.
Minha empresa está em crise! E agora?
Perceber que a empresa está passando por uma fase problemática e que poderá causar sérios danos para a sua reputação ou suas finanças não é uma tarefa tão simples.
Muitas vezes, os gestores até percebem, mas acreditam que é só uma fase, que logo passará e as pessoas esquecerão, mas eles estão enganados.
Uma crise identificada e não gerenciada pode trazer sérios danos e até levar uma marca a falência.
Se você identificou que a sua marca está em crise o primeiro passo a se tomar é procurar um profissional de comunicação.
Um profissional especializado conseguirá criar uma estratégia coerente, que respeite os valores da marca e que converse com o público da melhor maneira possível.
Em momentos de crise uma palavra fora de tom ou fora do contexto pode piorar ainda mais a situação. Por isso, não coloque a imagem e a reputação da sua empresa em risco.
Procure um profissional de comunicação, apresente os fatos, deixe que ele mapeie os pontos e estude seu caso para então orientar qual o posicionamento que a marca deve tomar.
Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Fale com um de nossos especialistas em gerenciamento de crise, nós vamos te ajudar da melhor maneira possível.