Tempo de leitura: 4 minutos
Independentemente do produto ou serviço que se pretende comprar, o valor sempre é algo a ser levado em considerado. Porém, isso deve ser pensado com um conjunto de fatores e não isoladamente.
De acordo com um dos maiores investidores do mundo, Warren Buffet, atentar-se apenas o preço é besteira. Há uma frase dele que sintetiza bem isso: preço é o que você paga, valor é o que recebe. Nesse sentido, ao contratar ou comprar qualquer produto é importante observar o que aquilo irá trará de positivo.
Desse modo, o valor da assessoria de imprensa está diretamente ligado com a autoridade, notoriedade e engajamento que pode gerar para os negócios dos clientes. Além, é claro, das opções de serviços que oferece. Entenda melhor 🙂
Valor x preço
Se o preço fosse o único fator de qualidade, as assessorias mais caras seriam sempre as melhores — e isso nem sempre se aplica. Há agências que são grandes e bem estruturadas, mas que não tem tanto tempo para se dedicar a todos os clientes.
Por outro lado, existem agências emergentes que vem ganhando expertise em negócios variados e que podem agregar muito em uma parceria. Por isso, é tão importante analisar os cases da assessoria e conversar sobre o possível plano de negociação de acordo com as suas necessidades.
Serviços disponíveis
É importante destacar que a quantidade de serviços diferentes que uma assessoria oferece não interfere no preço. Afinal, há agências que têm enorme expertise em dois ou três serviços e, por isso, cobram mais por eles, enquanto outras empresas maiores podem não ser tão focadas no atendimento.
Embora o número de serviços disponíveis não seja determinante, o “pacote” de funções é. Em outras palavras, contratar mais de serviço pode sair mais em conta do que optar por apenas um.
Sabe aquela popular expressão “pague um, leve dois”? Às vezes, é mais vantajoso conversar com a equipe de assessoria para conferir quais condições ela oferece e, assim, aproveitar melhor essa parceria.
Confira alguns tipos de serviços que uma assessoria pode oferecer:
- Produção e divulgação de release: sabe aquele tema interessante da sua empresa que tem tudo para bombar? Um bom assessor pode transformar a sua ideia em realidade, a partir da produção de um bom release e um bom relacionamento com a imprensa;
- Link Building: esse serviço nasceu nas agências de marketing, mas já pode ser encontrado em assessorias também. Ele consiste em divulgar matérias (como se fossem releases) para determinados portais que tenham bom rankeamento nos buscadores. Esses conteúdos contém links, que ajudam a posicionar melhor o site em questão,
- Press kit: por meio desse serviço, a assessoria entrega algo para a imprensa que represente uma ideia do cliente. Por exemplo: em uma coletiva de jornalistas, os assessores podem entregar canetas personalizadas, além de materiais sobre a empresa para qual assessoram,
- Media training: hoje em dia não é preciso ser expert em comunicação para falar bem com os jornalistas e causar uma boa impressão. Você não precisa ter nascido com esse dom. Os assessores podem realizar media training, isto é, um treinamento para lidar melhor com a imprensa, seja em eventos, coletivas ou até mesmo entrevistas.
Assessoria de imprensa: mais do que um serviço
A assessoria de imprensa é um serviço que não se encerra após a sua execução. Não é, portanto, como um cabeleireiro ou um mecânico, que resolvem um problema e depois passam a responsabilidade para o cliente — de cuidar dos cabelos e do veículo.
O serviço de comunicação vai além disso, pois consiste em uma série de estratégias para alcançar um objetivo — que também não tem fim. Nenhuma empresa que manter em destaque por tempo determinado, certo? A divulgação deve ser constante, para que os resultados também o sejam.
Diante disso, contratar uma assessoria pensando apenas em preço é jogar dinheiro fora. Já que um investimento será feito — e custará, claro — por que então não pagar mais agora e colher os frutos lá na frente.
A decisão está nas suas mãos. Quer nos conhecer e saber o que fazemos na área de assessoria de imprensa e relações públicas? Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em agendar uma conversa!