Tempo de leitura: 3 minutos
Cada vez mais popular, o link building é uma importante estratégia de SEO, que pode ajudar todos os tipos de empresa a se posicionarem melhor no Google. Por não ser de domínio de todos, esse método ainda causa muitas dúvidas e gera uma porção de mitos.
Quer entender de uma vez por todas como o link building funciona? Veja só o que a gente preparou para você! Boa leitura 🙂
Links são importantes
Basicamente, link building significa construir links. Isso é feito por meio de parcerias, que fazem a divulgação do site em outros endereços. Sabe quando você indica um filme para um amigo e ele gosta da ideia? Para o Google funciona mais ou menos assim.
Quando um site cita outra página é porque confia nela e, por isso, ela ganha relevância para o buscador. Como consequência, o Google pode posicionar esses sites mais citados nas primeiras posições.
Quantidade não é qualidade
Pode até parecer clichê, mas não é. Vale mais a pena ter o link publicado em um site de autoridade do que em dois endereços pequenos e sem relevância. Mais do que ser citado, o buscador analisa também a página em que ele é inserido.
Essa avaliação está associada com o PageRank da página — assunto que já falamos aqui no blog. Embora atualmente o dado seja de conhecimento apenas do Google, é possível monitorar as páginas com maior autoridade para saber onde vale a pena fazer o link building.
Infográficos podem ser fantásticos
Responsáveis por deixar o conteúdo mais leve e interessante, os infográficos são também importantes ferramentas de link building. De acordo com dados da Neil Patel Digital, os infográficos geram 37,5% mais backlinks que os textos comuns.
Então, por que não investir nessa forma de se comunicar? Mais importante do que escolher o formato do infográfico, é importante selecionar as melhores informações para divulgar.
De olho nos links publicados
Para saber se os links publicados são suficientes, é preciso verificá-los com frequência. Às vezes, um blog pode ser desativado ou um link simplesmente tirado do ar e, consequentemente, isso terá impacto para o SEO do site.
Ao fazer a checagem frequente (pelo menos uma vez por semana), é possível perceber quais links foram perdidos e precisam de uma força extra. Isso pode ser feito por meio de diversas ferramentas, como o SemRush e leva apenas alguns minutos. Então, não perca tempo!
Blogging post: uma boa ideia
Provavelmente, você já deve ter acessado um blog e visto algum post escrito por outra pessoa, certo? Há quem acredite que escrever para outro site seja uma perda de tempo, pois não irá gerar audiência direta para o próprio endereço.
No entanto, isso pode ser uma excelente forma de conseguir link building. Além de poder citar o link do próprio site — e, assim, gerar autoridade para o site — a empresa/marca é fortalecida. Aqui se vê que o link building anda de mãos dadas com construção da imagem.
Além disso, quem escreve para terceiros pode mostrar o domínio que tem no setor em que atua. Mas, é importante salientar que esse conteúdo não pode ser propaganda simplesmente. O foco deve ser a divulgação de uma informação de interesse geral.
Conclusão
Apesar de ser uma estratégia dentro do SEO, o link building é um universo repleto de particularidades e características especiais. Para quem deseja investir nesse mecanismo, vale a pena contar com uma assessoria digital que tenha expertise nesse serviço.
Quer saber mais sobre o que o link building pode fazer pelos seus negócios? Converse com a MGA Press! Nós temos diversos cases de sucesso de empresas de vários segmentos. Conheça agora mesmo!