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O que esperar da assessoria de imprensa em 2019

O que esperar da assessoria de imprensa em 2019

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem investe em mídia gratuita já deve ter percebido que a assessoria de imprensa não é mais a mesma. Além de estar sempre se reinventando, esse serviço também tem tido outras oportunidades — às vezes mais, às vezes menos. A internet, por exemplo, trouxe um novo campo para os assessores. Por outro lado, muitas revistas deixaram de ser produzidas, como é o caso da Elle e da Boa Forma.

Diante desse cenário, o que esperar dessa área da comunicação para 2019? Desafios e uma maior integração digital, com certeza. Confira alguns pontos que serão destaque no próximo ano!

Conteúdo

Quando não havia muita concorrência no mercado — sim, esse momento existiu — as assessorias podiam se dar ao luxo de produzir um release simples, apenas para “fisgar” o jornalista. A partir de então, o repórter iria atrás da informação, para que a matéria ficasse mais completa.

Agora, porém, a tendência é que as assessorias também ajudem a produzir conteúdo de qualidade. Seja para jornal, site ou redes sociais, esse material deve ser pensado no público que irá receber a informação.

Consultoria

Cada vez mais, as assessorias de imprensa irão atuar como consultoras de comunicação. Ou seja, o serviço delas não será mais apenas a divulgação de notas e releases, mas o aconselhamento estratégico para atingir os melhores resultados.

Então, se você tem um negócio que quer ver decolar, não deixe de ouvir como a sua assessoria enxerga isso. Juntos, você e ela poderão pensar em ótimas estratégias para se posicionar na mídia e conquistar o público.

Feiras e eventos

Participar de feiras e eventos ajuda a divulgar a empresa e a gerar pautas espontâneas. Nesse sentido, é importante que as assessorias estejam preparadas para acompanhar os clientes e saibam identificar oportunidades.

Para isso, os assessores devem estar atentos às agendas dos eventos e ao cronograma da feira em que irão participar. Caso haja espaço, a empresa pode, por exemplo, colocar um representante para fazer uma palestra.

Visual

Sobretudo para o conteúdo on-line, é importante que o conteúdo tenha um conteúdo visual. Não basta apenas produzir e enviar releases escritos, dependendo do assunto. Se o tema permitir, vale a pena pensar em informações visuais, como imagens, vídeos e infográfico.

Há sites, por exemplos, que permitem montar um carrossel de imagens. Dependendo do setor do negócio essa pode ser uma excelente pedida — como no mercado da moda. Nesse sentido, mostrar parte de uma coleção ajuda a atrair mais a atenção do público e potencial consumidor.

Link Building

Apesar de ser uma técnica de marketing digital, o Link Building tem tudo a ver com a assessoria de imprensa, sabia? Isso acontece porque, na prática, o LB é igual a uma assessoria de imprensa, mas digital. Além de ter como objetivo a inserção do cliente na mídia, esse método insere links relevantes nos conteúdos, para que os buscadores melhorem o rankeamento do site.

Quanto mais endereços “citarem” o seu negócio, melhor será para ele. É como se o Google enxergasse isso como “recomendações”. Dessa forma, os sites que mais são recomendados (por bons sites) se destacam e aparecem no topo das buscas. O resultado: mais cliques e mais vendas.

Quer entender melhor como a assessoria de imprensa pode impactar o seu negócio no próximo ano? Agende uma conversa conosco! Teremos muito prazer em atendê-lo!

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