Tempo de leitura: 4 minutos
Para um empreendedor, saber o que é pauta pode até soar irrelevante, principalmente se você não for Jornalista, mas, nesse artigo vamos te explicar a sua definição e por que ela pode impactar positivamente o seu negócio.
O que é pauta?
Se lida e interpretada puramente, seu significado varia muito sendo mais comumente lembrado como aquele caderno de anotações cheio de linhas horizontais e uma vertical no canto.
Porém, a pauta que vamos abordar aqui é bem diferente. Estamos nos referindo a pauta jornalística.
Nesse sentido, pauta é o conjunto de diretrizes e informações elaboradas com o objetivo de auxiliar o repórter nas sua rotina diária nas ruas, o direcionando aqueles assuntos que ele deve “cobrir”.
Em linguagem mais técnica, de acordo com o Dicionário Jornalístico, a pauta é a ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem.
Ainda segundo essa fonte, “Nos jornais, a pauta é feita através de reuniões de pauta, onde editor, redator-chefe e repórter sugerem pautas para que matérias sejam produzidas”.
No vídeo abaixo, gravado pela emissora Portuguesa TVi, o Jornalista Barbosa Filho explica o que é pauta.
Os 2 tipos de pauta
A pauta, hoje feita pelos editores ou sub-editores (anteriormente era o pauteiro quem fazia isso), se subdivide em 2 categorias:
- Factuais: são aquelas baseadas em fatos isolados que podem ocorrer repentinamente em manifestação ou desastre natural, por exemplo.
- Fenômenos: ela se fundamenta em algo grande que vai ocorrer, por exemplo o Oscar, no caso de eventos, ou algum tema específico e pré-programado na redação.
O formato de uma pauta
Sua estrutura pode variar também de acordo com que monta, mas basicamente percorre o seguinte roteiro:
- Retranque: é o assunto que vai ser tratado
- Histórico ou sinopse: contextualizando o repórter dentro do assunto a ser tratado.
- Matéria ou encaminhamento: pegando o histórico, ela da o enfoque que o repórter deve dar. Ela mostra o melhor caminho a seguir naquele caso específico.
- Fontes: lista de todas as referencias e pessoas que devem ser e que foram previamente consultadas.
- Imagens: aplica-se apenas no caso de telejornais, dando direção ao fotografo que irá acompanhar.
Conforme dito anteriormente, essa é apenas a estrutura básica mas dependendo pode detalhar até mais trazendo as pessoas que devem ser entrevistadas, sugestões de perguntas, local, horário e ás vezes até o tamanho do texto (se for jornal).
Antes de darmos continuidade a esse texto, vale lembrar também que a pauta não é um documento rígido e imutável. Muito pelo contrário, ela pode ser totalmente alterada pelo repórter ou assessoria se algo mais interessante surgir no meio do caminho.
Pois bem, até agora você já entendeu o que é pauta e como ela é estruturada em sua essência. Mas aí você deve se perguntar…
Qual é a importância da pauta no meu negócio?
No trabalho da assessoria de imprensa, a pauta, se bem conduzida, pode te render bons frutos como empreendedor lhe rendendo até mais vendas, por exemplo.
Como assim? Elaborando uma matéria sobre a sua marca, tendo você e seu sócio e colaboradores como entrevistado pode ser uma ótima vitrine do seu empreendimento e consequentemente tudo o que você vende nele.
Em nosso artigo com 3 dicas de construção de imagem via assessoria de imprensa, falamos sobre a credibilidade inclusive. Justamente o quesito evidenciado aqui.
Esse é apenas o papel mais evidente e corriqueiro dos empreendedores, mas é claro que existem diversas outras vantagens de uma boa pauta.
Se quiser saber quais são, entre em contato conosco e teremos o prazer de te ajudar.
Alguns exemplos
Para que você tenha uma ideia na prática sobre o que é pauta e de como ela se apresenta, vamos te dar abaixo alguns modelos reais.
Pauta completa
Abaixo você vai ver 2 exemplos da chamada pauta completa, um mais extenso e outro nem tanto. Essa classificação é dada aquele modelo que contêm todas as informações possíveis do caso (como o próprio nome sugere).
Pauta resumo
Nessa classe estão aqueles documentos menores em extensão, porém mais informativos e diretos. Veja 2 modelos a seguir.
Reunião de pauta
A reunião de pauta é normalmente realizada em redações de Jornal imprenso ou em telejornal. A base da sua criação pois nela todos os presentes vão poder dar sua sugestão.
No final da conversa, cabe ao editor chefe decidir aquelas que valerão ou não. Ou seja, aquelas que de fato serão feitas pelo repórter ou assessor de imprensa.
Assista então a uma dessa reuniões, disponíveis no Youtube.
O valor da pauta
Acreditamos que agora, você tenha realmente descoberto o que é pauta através de sua estrutura básica e alguns exemplos práticos e reais.
E portanto tenha compreendido seu real valor não apenas dentro do Jornalismo, mas também em todo e qualquer negócio.
Sendo assim, conheça a nossa página de serviços e veja como podemos alavancar o seu negócio.