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Google lança 10 tendências em marketing para 2019

Google lança 10 tendências em marketing para 2019

Tempo de leitura: 5 minutos

Nós já adiantamos aqui que 2019 iria trazer algumas mudanças para o setor da comunicação. Agora foi a vez do Think With Google lançar 10 previsões do que virá pela frente ainda este ano.

 

É importante ficar atento às mudanças para saber exatamente onde o usuário está, como ele se comporta e o que ele deseja. Confira um resumo dessas novidades!

 

1- Omnichannel

Até agora ter diversos canais era bem aceito pelo mercado. Porém, sempre é possível melhorar e uma integração era necessária. Esse é o caso do omnichannel. Ao contrário do multicanal, o omnichannel é uma proposta integrada, que permite que o cliente seja atendido em várias vertentes, sem precisar fazer uma ação repetidas vezes.

 

Por exemplo: se uma pessoa preenche informações em um site, ao ligar para tirar uma dúvida, ele não necessita responder tudo novamente. O site, as redes sociais e a loja física atuam em conjunto para o mesmo propósito: atender bem e de maneira otimizada o público.

 

2- Chatbots

De acordo com a consultoria Gartner, até 2020, 85% das interações entre os usuários e as empresas acontecerá por meio de robôs. Esse mecanismo ainda não tinha evoluído, pois as ferramentas não eram tão naturais e, por isso, conduziam a conversa de maneira “engessada”.

 

Agora, os robôs já são capazes de entender as primeiras necessidades do público. Um exemplo disso é o chatbot da MGA Press, Assessoria de Imprensa. Mas é claro que isso não substitui o contato humano, que deve ser a 2º etapa de relacionamento de um cliente com a empresa.

 

 

3- Mobile

Hoje em dia, as pessoas acessam mais os sites pelo celular do que pelo desktop. Na prática, isso tem gerado uma nova necessidade: a de ter endereços rápidos, independentemente da versão.

 

Quando os sites são mais rápidos de abrir e navegar, eles geram mais conversões. Quer saber como o seu endereço está funcionando pelo smartphone? Utilize a ferramenta Test my site.

 

4- Vídeos on-line

Segundo estudo publicado pelo Google, este promete ser o primeiro ano em que as pessoas assistiram mais aos vídeos pelo celular que pela TV. Nesse sentido, as transmissões ao vivo tendem a ganhar destaque.

 

Diversos formatos de vídeos podem ser usados pelas empresas para gerar interação. Seja reportagens, entrevistas, debates…o importante é saber gerar conteúdo e conquistar a atenção do público.

 

5- Parcerias

O Google destaca também que neste ano as parcerias irão ganhar espaço. Gigantes varejistas, como Amazon, eBay e Alibaba já perceberam isso. O importante não é concorrer com outras marcas, mas oferecer o melhor produto/serviço para o cliente.

 

6- Serviços de voz

A venda de smart speakers deve crescer 50%. Isso significa que diversas empresas devem usar ferramentas de voz para interagir com os clientes.

 

Quer só um exemplo? A Domino’s Pizza utiliza um assistente do Google para lembrar do cliente do último pedido feito e saber se ele deseja repeti-lo. Fique atento, pois essa forma de comunicar já está crescendo em diversas localidades.

 

7- Conteúdo offline e on-line

Em breve, poderemos ver profissionais de marketing atuando com produtores de conteúdo, veículos de mídia e outros comunicadores para a produção de uma identidade única. O conteúdo on-line promete se integrado ao offline e vice-versa. Os dois falando “a mesma língua” será mais interesse para o público.

 

8- Data-driven

O data-driven é uma estratégia que atende a cinco princípios: audiência, acesso, atribuição, automação e assets. Basicamente, essa metodologia consiste em tomar decisões a partir do comportamento dos usuários.

 

Portanto, a tendência é que o profissional observe mais os dados oferecidos pelos clientes para fazer campanhas e ações. Vamos supor que 70% do público acesse o seu site de noite. A partir disso, é possível criar algo especial para esse momento do dia, por exemplo.

 

9- Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma das grandes novidades trazidas pela tecnologia. Por meio dela, as pessoas podem testar maquiagens, design de interiores e muito mais. Por isso, esse tipo de recurso promete crescer ainda mais.

 

Uma das aplicações de realidade aumentada que já pode ser vista é no mercado imobiliário. No stand de diversas construtoras, o comprador pode utilizar óculos de RA para “andar” pelo apartamento — uma experiência muito interessante, por sinal.

 

10- Conteúdo personalizado

Você já deve ter percebido como a presença dos influenciadores digitais aumentou nos últimos anos, né? Isso tem acontecido porque as pessoas confiam mais na opinião de outras pessoas — e não apenas em mensagens institucionais.

 

Portanto, se você quer ganhar o mercado, ofereça um bom serviço, faça a ponte com influenciadores e deixe que eles ajudem na sua divulgação. Quanto melhor a sua empresa for no “boca a boca”, melhor será para ela. Lembre-se: hoje em dia, tudo pode cair na internet, seja bom ou ruim. Por isso, se esforce para ter uma boa fama.

 

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