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Não é de hoje que a assessoria de imprensa tem papel fundamental para as empresas. Assim como os advogados trabalham para defender uma causa, os assessores são extremamente importantes, pois defendem uma empresa. Assim, eles atuam para manter a boa imagem da marca na mídia e, consequentemente, conquistar a confiança dos clientes.
Recentemente, surgiu uma nova categoria de assessoria, a digital. O objetivo é o mesmo que o da área tradicional, porém, a ferramenta principal é outra, é a internet. E, cá em nós, se tem algo que não para de crescer agora é o poder da rede, né?
Então, será mesmo que a assessoria de imprensa digital é capaz de trazer resultados para os seus negócios? Como ela funciona? Vamos tratar de todas essas questões logo abaixo. Confira!
O papel do Google
Para descobrir quais são as vantagens da assessoria de imprensa online é preciso entender qual é o papel do Google. Resumidamente, podemos dizer que esse grande buscador é um dos grandes responsáveis pela assessoria de imprensa online existir.
Acontece o seguinte: o Google trabalha com logaritmos (cálculos), ou melhor, “notas” dadas para todas as páginas indexadas. Aquelas que conseguem maiores notas são as primeiras a serem mostradas para o público. E, claro, desde que atendam ao que foi procurado.
Dessa forma, se alguém busca “suco de laranja”, a primeira página provavelmente irá mostrar “os benefícios do suco de laranja”, “receita de suco de laranja” e reportagens relevantes em que consta esse termo.
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Se um link é compartilhado em sites externos, ele ganha autoridade e o Google passa a enxergá-lo positivamente. Dependendo das palavras-chaves que ele tenha em destaque, o buscador irá mostrá-lo nas buscas delas.
Levando em consideração que o Google é o principal buscador do mundo, estar bem colocado nele é indispensável para conseguir bons negócios. Para quem pensa em alcançar popularidade na internet essa é uma das maneiras mais eficaz.
Link Building x Assessoria tradicional
Na assessoria de imprensa tradicional, o principal papel do assessor é convencer os jornalistas a publicar uma pauta, mostrando a eles o quanto o assunto é interessante. Na assessoria de imprensa digital, o link builder tem uma função semelhante.
Porém, nesse caso, não basta que o jornal ou portal publique uma notícia. Para melhorar o rankeamento no Google, é necessário que o texto em questão contenha links relevantes para a matéria e que direcione para o site do cliente. Por isso, o jornalista publica o texto com esses links, que foram cuidadosamente estudados com técnicas de SEO para estarem ali.
A principal diferença entre a assessoria de imprensa tradicional e a online é que esta última envolve mais do que conhecimentos em jornalismo, engloba também marketing digital.
Serviço das assessorias digitais
Mas, não pense que a assessoria de imprensa digital se resume apenas ao link building. Além dos textos focados em SEO, a assessoria oferece outros serviços muito importantes para as empresas e marcas.
Na internet existem alguns personagens que estão se destacando muito, e que podem ajudar a divulgar uma marca, são os chamados influenciadores digitais. Essas pessoas, que podem ser famosas offline ou ter ganhado destacado a partir das redes, são capazes de promover um produto.
Se antes apenas a opinião dos veículos é que importavam, agora o público também tem autonomia para interagir com influenciadores e a própria marca. As assessorias de imprensa digitais também têm como função fazer a ponte com os influenciadores, da mesma forma que fazem com os jornalistas.
A assessoria ainda pode oferecer conteúdos para diversas plataformas, como e-mail marketing e newsletters, e fazer o monitoramento das publicações (clipping), igual a assessoria tradicional.
Case de sucesso
A Lava e Leva Lavanderia é uma franquia especial, que vem atraindo cada vez mais a atenção dos clientes. Parte desse sucesso ocorreu por causa da assessoria de imprensa digital.
A empresa precisava mostrar para o público quais eram os seus diferenciais em relação aos concorrentes. Pensando nisso, a MGA Press investiu pesado em uma comunicação estratégica voltada, principalmente, para a internet já que grande parte dos possíveis clientes estavam lá.
O resultado disso foi que a Lava e Leva Lavanderias foi citada em portais importantes como Exame, Globo, Estadão e Uol Empreendedorismo.
Desde então, a Lava e Leva Lavanderia saltou das 60 unidades para 300 franquias em apenas 18 meses. Viu como a assessoria de imprensa digital é um excelente investimento?
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