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Embargos e exclusividades ainda são úteis no relacionamento com a mídia?

Tempo de leitura: 6 minutos

[Este artigo foi originalmente publicado em inglês no portal Sword and Script e pode ser lido aqui]

52% dos profissionais de Relações Públicas dizem que os embargos ainda são úteis, mas um em cada cinco discorda; 64% dos profissionais de comunicação ainda acham valor em oferecer exclusividades aos repórteres.

Três quartos (75%) dos profissionais de relações públicas afirmam que as relações com a mídia estão ficando mais difíceis, de acordo com a 2020 JOTW Communications Survey. Esse número cresceu 25% em três anos.

Profissionais de Relações Públicas com experiência digital adotaram técnicas mais recentes para eliminar a desordem, mas e as táticas tradicionais, como embargos e exclusividades?

Foram adicionadas duas perguntas específicas à pesquisa JOTW deste ano para verificar o que os profissionais de comunicação encarregados de relações com a mídia têm a dizer.

Os embargos ainda são úteis nas Relações Públicas?

Cerca de metade (52%) dos profissionais de Relações Públicas e Comunicação que responderam à pesquisa neste ano disseram que os embargos ainda são úteis. Mas vale a pena ressaltar que cerca de 20%, ou um em cada cinco, acham que os embargos estão desatualizados.

Tal como acontece com muitas das perguntas dessa pesquisa, perguntamos aos entrevistados “por quê?”. Sessenta e seis entrevistados escreveram em respostas, uma amostra das quais é apresentada a seguir.

Aqueles que concordaram que os embargos ainda são úteis escreveram:

Aqueles que discordaram que os embargos ainda são úteis escreveram:

Repórteres e jornalistas podem dizer se embargos são úteis ou não. Uma pesquisa separada e informal que postei no Twitter sugere que a resposta deles é “às vezes”.

Também há ressalvas quando um repórter escreveu uma discussão subsequente:

“Se você quer dizer incluir o material embargado sem pedir antecipadamente, absolutamente não. Alguém está tentando criar uma falsa urgência. Não tenho obrigação de honrar isso mais do que alguém respondendo a uma pergunta e inserindo quem está em off, sem verificar com antecedência”.

E agora, para a próxima pergunta: exclusividades.

As exclusividades ainda são úteis nas relações com a mídia?

Há um entusiasmo maior por artigos exclusivos entre os profissionais de relações com a mídia que respondem à pesquisa. Mais da metade (64%) dos profissionais de Relações Públicas ainda valorizam a oferta de exclusividades. Além disso, o percentual dos que discordaram – dizendo que os exclusivos não são úteis – caiu para um dígito.

Assim como na pergunta anterior, também foi perguntado aos entrevistados “por quê?”, e 54 respondentes escreveram para fornecer algum contexto.

Novamente, uma amostra dessas respostas segue abaixo:

Aqueles que concordaram que exclusividades ainda são úteis escreveram:

Aqueles que discordaram que exclusividades ainda são úteis escreveram:

Da mesma maneira, repórteres e jornalistas têm uma opinião sobre exclusividades. A maioria gosta da noção de exclusividade, de acordo com uma pesquisa com 1.000 repórteres feita por Muck Rack. Cerca de 75% dos jornalistas dizem que são mais propensos a cobrir uma história se receberem uma oferta exclusiva.

Perspectiva de Embargos e Exclusividades

Por experiência, quase não existe muito sucesso com embargos, e muitas vezes os egos saem machucados. Como muitos dos participantes da pesquisa observaram nos comentários, é realmente difícil esconder as informações de alguns repórteres selecionados. E quando se quebra a confiança, tudo pode acabar sendo prejudicado.

Ainda assim, a ideia dos embargos pode funcionar, mas deve ser relacionado a um evento muito significativo. O lançamento de um novo produto da Apple é um bom exemplo. Esse eventos são importantes o suficiente para que os repórteres convidados concordem com um embargo, e que eles não ousem quebrá-lo por medo de serem excluídos de notícias futuras.

As exclusividades, por outro lado, podem ser eficazes se você realmente tiver notícias sólidas. No meu caso, consegui clientes e ex-empregadores em publicações de primeira linha. Normalmente, isso leva a uma cobertura adicional. Por exemplo, se o The Wall Street Journal cobre uma história, as publicações comerciais de qualquer setor seguem o exemplo.

Pode haver alguns sentimentos feridos aqui também. Depois de uma história exclusiva negociada com o WSJ, o editor executivo de uma publicação comercial me escreveu para expor suas queixas. Ele argumentou que os leitores de sua publicação eram um público melhor para lançar notícias tão exclusivas para nossa empresa.

Claro, eu não compartilhava da sua opinião, mas novamente, eu compartilhei que também não compartilhava de sua opinião. Isso ocorre porque normalmente o equilíbrio do poder de negociação pende a seu favor, então é necessário considerar essas possibilidades sempre que usar a exclusividade como uma abordagem.

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